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- Começar pelo início : o papel do acolhimento e integração nas intenções de saída dos colaboradoresPublication . Garcia, Mariana de Seabra; Ribeiro, Rui BártoloA presente investigação tem como propósito estudar a relação entre o Acolhimento e integração de um colaborador e as intenções de saída que revelam. Pretende também estudar o papel mediador do Compromisso Organizacional nesta relação. Considerou-se pertinente também estudar a influência da personalidade nas intenções de saída. Para isso serão aplicadas as escalas referentes aos quatro constructos. Os resultados obtidos através do presente estudo demonstram que o compromisso organizacional tem um efeito mediador entre o acolhimento e as intenções de saída, assim como a existência de uma relação entre o Acolhimento e o Compromisso Organizacional, e a relação entre o Compromisso Organizacional e as Intenções de Saída, e por último, a variância que reduziu a importância do Acolhimento ao introduzirmos a variável mediadora.
- Intervenções do terapeuta e mudanças de narrativa produtiva do paciente em sessãoPublication . Duarte, Raquel Varandas; Pires, António Augusto PazoO MULTI é uma medida de processo que tem a mais valia de avaliar intervenções de múltiplas orientações terapêuticas numa determinada sessão, a partir da perspectiva do terapeuta, observador ou paciente, tendo vindo a produzir resultados com importantes implicações para a prática clínica. Contudo, até á data, ainda não existe uma revisão sistemática sobre os estudos que utilizam este instrumento. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura dos estudos que aplicaram a MULTI (MULTI; McCarthy e Barber, 2009) e o MULTI-30 (MULTI-30; Solomonov et al., 2018). Método: Efetuou-se uma pesquisa nas bases de dados eletrónicas PsycInfo, PsycArticles, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete, Academic Search Complete, ResearchGate e na NCBI com as palavras-chave MULTI or The Multitheoretical List of Therapeutic Interventions, e Kevin, McCarthy or Jacques, Barber or Solomonov, Nili. Resultados: Foram selecionados 16 estudos, que dizem respeito às intervenções do terapeuta e resultados do tratamento, a estudos descritivos, ao foco em analisar a influência de determinadas variáveis no uso das intervenções e outros referem-se às intervenções e diferentes processos terapêutico dos pacientes. Conclusões: O MULTI revelou ser uma medida válida para classificar intervenções específicas e de factores comuns pelo terapeuta, tendo vindo a ser utilizado em diferentes abordagens terapêuticas e em diversas patologias. Demonstrando a sua aplicabilidade adequada para uma diversidade de objectivos de investigações como compreender quais as intervenções estão associadas a melhores resultados, descrever intervenções utilizadas durantes as sessões e identificar intervenções que promovem determinados processos terapêuticos do paciente.
- Representações sociais dos comportamentos autolesivos, da ideação suicida e da tentativa de suicídio em adolescentesPublication . Silva, Ana Sofia Gonçalves da; Pereira, Maria GouveiaAtualmente, os comportamentos suicidários são um incontornável problema de saúde pública, sendo o suicídio uma das principais causas de morte na adolescência. Dada a escassez de investigações referentes às representações sociais dos adolescentes acerca dos comportamentos autolesivos (CAL), da ideação suicida (IS) e da tentativa de suicídio (TS), torna-se pertinente estudar este fenómeno. Assim, o principal objetivo do presente estudo é analisar as diferenças nas representações sociais acerca dos CAL, da IS e da TS e comparar estas representações entre adolescentes com e sem historial de CAL, IS e TS. A amostra considerou 452 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, sendo 48% do sexo masculino e 52% do sexo feminino. Como método de recolha de dados optou-se pelo Teste de Associação Livre de Palavras, tendo sido solicitado aos adolescentes o preenchimento de um questionário com questões abertas relativas aos CAL, à IS e à TS. Os dados revelaram que 10.8% dos jovens apresenta CAL, 19.9% apresenta IS e 2.7% dos adolescentes já realizaram uma TS. Os resultados sugerem ainda que as representações sociais dos adolescentes em relação aos CAL, à IS e à TS diferem em função da presença ou ausência de CAL, IS e TS, dado que os conteúdos representacionais encontrados são diferentes entre os adolescentes.
- Liderança, coesão e desempenho e bem-estar das equipas desportivasPublication . Rodrigues, Bárbara da Costa Carlos de Almeida; Caetano, AntónioO presente estudo tem como objetivo principal compreender se a liderança do treinador tem influência no desempenho e bem-estar da equipa, e ainda compreender se essa relação é mediada pela coesão. A amostra é constituída por 110 jogadores de futebol e rugby, em que 90 pertenciam ao sexo masculino e 20 ao sexo feminino, com idades compreendidas entre os 14 e superior ou igual a 25 anos (M=19,3; DP=3,8). Para avaliar as variáveis em estudo foram utilizados quatro instrumentos: a escala Multidimensional de Liderança no Desporto, de Gomes e Resende (2014); o questionário de Perceção de Rendimento Desportivo, de Gomes (2016); a Warwick-Edinburgh Mental Well-being Scale (WEMWBS), de Kammann e Flett (1980), e ainda, a escala Group Environment Questionnaire, de Carron, Brawley e Widmeyer (1985). Os resultados obtidos demonstram que as hipóteses de estudo foram suportadas, constatando que existe uma relação significativa entre a liderança transformacional e o desempenho percebido e bem-estar da equipa. Além disso, testemunhou-se que existe impacto significativo da liderança transformacional no desempenho percebido, tal como no bem-estar da equipa, por meio da coesão.
- Estudo da auto-liderança, da espiritualidade e do efeito moderador da toxicidade do líder, em contexto laboralPublication . Castro, Matilde Regina Torcate Alves de; Quinteiro, Pedro MarquesA presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre a Autoliderança e a Espiritualidade no Trabalho, pretendendo-se também verificar se existe algum efeito de moderação pela Toxicidade do Líder. Para tal, constituiu-se uma amostra, recolhida via Internet, de 78 participantes aleatórios, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, sendo 79,5% são do sexo feminino e os restantes 20,5% pertencem ao sexo masculino. Para a realização deste estudo, foram utilizados três instrumentos, mais precisamente, três escalas: para a Auto-Liderança, foi utilizada a versão Portuguesa do questionário de Auto-liderança de Houghton e Neck (2002), adaptada por Marques- Quinteiro, Curral e Passos (2012); para a Espiritualidade no Trabalho, foi utilizada a escala criada pelos autores Liu e Robertson (2011) e para a Toxicidade do Líder, foi utilizada a escala dos autores Schmidt (2008, 2014) e Pelletier (2010, 2012) adaptada por Rocha (2017). Após a recolha dos dados, procedeu-se à análise dos resultados, que demonstrou que a primeira hipótese do estudo foi corroborada, pois verificou-se uma correlação positiva e significativa entre a Auto-liderança e a Espiritualidade, mas a segunda hipótese do estudo não foi corroborada, pois não se verificou nenhum efeito moderador pelo Toxicidade do Líder, na relação entre a Auto-liderança e a Espiritualidade. Para estudos futuros, sugere-se um aprofundamento das várias dimensões das variáveis em estudo, de forma a compreender o verdadeiro impacto que cada uma tem no colaborador, em contexto organizacional.
- O envolvimento do pai e o desenvolvimento de competências sociais em crianças do pré-escolar : o papel da concordância dos relatos do casalPublication . Reis, Maria de Oliveira Franco Nunes dos; Santos, António José dosO presente trabalho pretende aumentar a compreensão do envolvimento parental na população portuguesa, através da consideração das percepções das mães e dos pais sobre a participação do pai na prestação de cuidados e socialização na vida da criança e como esta se relaciona com o desenvolvimento de competências sociais das crianças em idade pré-escolar. Participaram 55 crianças em idade pré-escolar, respectivos pais e educadoras. Os dados sobre o envolvimento foram recolhidos pelos pais e pelas mães através da Escala de Envolvimento Parental: Participação em Actividades de Cuidados e de Socialização (Monteiro, Veríssimo, & Pessoa e Costa, 2008), já a competência social foi recolhida junto das educadoras através da SCBE-30 (LaFreniere & Dumas, 1996). Tendo em conta as duas perspectivas verificou-se que, enquanto na opinião do pai, todos os domínios do envolvimento são partilhados entre as duas figuras parentais, na opinião das mães, as actividades de cuidados (directos e indirectos) são ainda tendencialmente da sua responsabilidade. Verificou-se ainda uma tendência das mães para subestimarem o envolvimento do pai e dos pais sobrevalorizarem o seu envolvimento (Lee e Waite, 2005; Kamo, 2000). Por outro lado, não foram encontradas correlações significativas entre o envolvimento nas duas perspectivas ou o nível de concordância do casal nos vários domínios do envolvimento e as competências sociais descritas pelas educadoras. No entanto, conclui-se que, na perspectiva da mãe, quanto maior a concordância do casal, maior o envolvimento do pai nos vários domínios do envolvimento. São ainda discutidos os principais problemas metodológicos da investigação e sugeridos objectivos para estudos futuros.
- A capacidade de persuasão do psicoterapeuta e a aliança terapêuticaPublication . Cruz, Martim Pires Vieira da; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deObjetivo: Uma aliança terapêutica de qualidade está fortemente correlacionada com melhores outcomes terapêuticos (Feinstein, Heiman & Yager, 2015). Em simultâneo, as caraterísticas e efeitos do terapeuta são fatores influentes, tanto para uma terapia mais eficaz, como para um reforço da aliança estabelecida (Wampold, 2015). Dentro dessas caraterísticas encontra-se a capacidade de persuasão do terapeuta, reconhecida como um elemento importante em muitos fenómenos presentes neste tipo de contexto (Anderson, McClintock, Himawan, Song, & Patterson, 2016). Assim sendo, este estudo pretende investigar se a capacidade de persuasão do psicoterapeuta e a aliança terapêutica estão relacionadas e quais é que são as implicações dessa relação. Método: Foram visualizadas vinte e sete gravações em vídeo de sessões de psicoterapia, abrangendo diferentes abordagens teóricas. Foi desenvolvido um instrumento que permitisse avaliar a capacidade de persuasão do terapeuta demonstrada em cada sessão, a Psychotherapy Persuasion Scale. Adicionalmente utilizaram-se dados sobre a aliança terapêutica dessa amostra, recolhidos a partir do Working Alliance Inventory (Tracey & Kokotovic, 1989). Realizou-se uma análise estatística de todos os dados, inclusive da relação entre ambos os conceitos avaliados. Resultados: Para a persuasão observou-se alguma variabilidade de resultados entre os diversos modelos teóricos, sendo destacadas as diferenças nos itens e dimensões da escala desenvolvida. Por outro lado, a aliança terapêutica demonstrou resultados opostos aos da persuasão, nomeadamente, nos modelos teóricos. Ao testar a correlação entre estas duas variáveis, os resultados foram negativos e não significativos. Conclusões: A relação entre a capacidade de persuasão do psicoterapeuta e a aliança terapêutica foi demonstrada como estatisticamente não significativa, em oposição ao que seria de esperar. O estudo desta associação tem, contudo, pertinência para ser aprofundado no futuro.
- Precariedade no trabalho e bem-estar psicológico: o papel mediador da motivação e do significado para o trabalhoPublication . Rathenau, Sara Isabela Ferreira Marques; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisO mundo laboral está em processo de mudança e com ele surgem novas formas de trabalho como é o caso do trabalho precário. Simultaneamente emerge uma nova classe social: o precariado. Associado à precariedade do trabalho está um vínculo laboral (VL) precário e associado ao precariado estão 7 formas de insegurança laboral. Com esta informação decorre a pertinência de estudar a relação entre a precariedade do trabalho (PT) e o bem-estar psicológico (BEP). Na presente investigação o BEP é assumido como uma perspectiva de funcionamento óptimo da pessoa. Focaram-se 4 objectivos: 1) Compreender a relação entre a precariedade do trabalho e o BEP; 2) Compreender a relação entre o nível de insegurança laboral (NIL) e o BEP; 3) Testar o papel mediador da motivação e do significado do trabalho nas duas relações referidas anteriormente; 4) E por fim, comparar os sujeitos satisfeitos e os não satisfeitos com o seu vínculo laboral na PT, na IL, na motivação para o trabalho, no significado do trabalho e no BEP. Para responder aos objectivos foi realizado um estudo transversal numa amostra de 405 trabalhadores portugueses entre os 19 e os 65 anos e a recolha de dados foi feita maioritariamente online. Os resultados indicam a existência de relações significativas entre as variáveis preditoras (PT e NIL) e a variável critério (BEP). O significado do trabalho e a regulação externa material explicam a relação entre a PT e o BEP, contudo o seu peso na mediação é fraco mas fortemente significativo. O mesmo se verifica com o significado do trabalho, a motivação intrínseca e a amotivação na relação entre a IL e o BEP. Verificam-se diferenças significativas nas variáveis em estudo entre os sujeitos satisfeitos e insatisfeitos com o seu vínculo laboral. As implicações destes resultados são posteriormente discutidas, sendo ainda apresentadas sugestões de possíveis estudos futuros.
- A relação entre a qualidade da vinculação, as reações parentais às emoções negativas e a competência social em crianças de idade pré-escolarPublication . Silva, Joana Carvalho Pacheco da; Santos, António JoséO desenvolvimento infantil, é marcado por consecutivas alterações ao nível emocional e social. Neste processo a literatura afirma que a qualidade da vinculação e a competência social estão fortemente relacionadas. Também as reações parentais face às emoções negativas dos seus filhos estão envolvidas no desenvolvimento da criança e na sua capacidade de expressar as emoções. Assim o presente estudo teve como principal objetivo avaliar a relação entre a qualidade da vinculação, as reações parentais face às emoções negativas dos seus filhos e as competências sociais, numa amostra de crianças em idade pré-escolar. Participaram nesta investigação 42 crianças (entre os 4 e 5 anos de idade), os pais e educadoras de uma instituição privada de ensino pré-escolar na cidade de Beja. Utilizamos os seguintes instrumentos, versão portuguesa: Attachment Story Completion Task (ASCT) para avaliar a qualidade da vinculação; Escala de Avaliação do Comportamento e Competência Social (SCBE-30), para perceber a competência social, comportamento externalizante e internalizante das crianças e utilizou-se a Escala de Estratégia de Coping para Emoções Negativas das Crianças (CCNES), para avaliar as reações parentais às emoções negativas dos seus filhos. Os resultados sugerem uma associação entre a competência social e os comportamentos externalizantes, também houve uma associação entre a reação do pai centrada no problema, com os comportamentos externalizantes. Por último, registamos várias associações entre os pais e as mães, relativamente às reações construtivas e negativas.