CIE-ISPA - Centro de Investigação em Educação
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- A organização do autoconceito: Análise da estrutura hierárquica em adolescentesPublication . Peixoto, Francisco José Brito; Almeida, Leandro S.Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar. Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organização hierárquica do autoconceito e um modelo que subdivide o autoconceito em quatro factores de ordem superior. Os resultados sugerem, ainda, uma associação entre a dimensão comportamento e diferentes dimensões de ordem superior, nomeadamente as duas dimensões do autoconceito académico e o autoconceito social. Os resultados divergem quando tomamos alunos com maior e menor sucesso escolar, justificando maior atenção na investigação e na intervenção a este aspecto.
- Funcionamento familiar e delinquência juvenil : A mediação do autocontroloPublication . Gomes, Hugo Miguel dos Santos; Pereira, Maria GouveiaDe acordo com a Teoria Geral do Crime as práticas parentais ineficazes são a principal causa do baixo autocontrolo e, por sua vez, o autocontrolo será o principal responsável pelo desenvolvimento de comportamentos delinquentes. No presente estudo temos como objetivo analisar empiricamente estas afirmações, ou seja, verificar a influência do funcionamento familiar no autocontrolo e seguidamente analisar se o autocontrolo é mediador na relação entre o funcionamento familiar e a delinquência juvenil. Neste estudo participaram 181 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade e a frequentar escolas da área da Grande Lisboa. Os instrumentos utilizados foram os seguintes: escala de coesão e flexibilidade familiar (FACES IV), escala de autocontrolo e escala de variedade de delinquência. Os resultados demonstraram uma relação positiva entre o funcionamento familiar e o autocontrolo e uma relação negativa entre o autocontrolo e os comportamentos de delinquência. Por sua vez, o autocontrolo mediou totalmente a relação entre o funcionamento familiar e a delinquência dos jovens. As implicações deste estudo são discutidas.
- Análise da estrutura de participação colaborativa em tarefas de "escrita encadeada"Publication . Madeira, Maria Leocádia Ferreira Sales Ribeiro; Montanero, ManuelO principal objetivo deste estudo empírico é investigar algumas caraterísticas da interação entre pares, em tarefas de escrita encadeada, com alunos do 4º ano, do 1º ciclo do Ensino Básico. O método de investigação centrou-se na obtenção de informação qualitativa do discurso colaborativo registado nas transcrições verbais de das atividades de discussão entre pares em duas tarefas de escrita sequencializada, com e sem apoio de um sistema externo de representação (tabela narrativa). Nas transcrições registaram-se 273 mensagens no total, agrupados em configurações conversacionais IRA e IRF. Os resultados mais relevantes põem em evidência os processos de interação estao fortemente condicionados pelo tipo de recurso de apoio ministrado. Os pares que trabalharam com o apoio da tabela narrativa registaram uma maior quantidade e qualidade de intercâmbios comunicativos, sobretudo muito mais iniciações. O guião esquemático gerou tamben um número muito maior de feedbacks estruturais e gramaticais do que a condição sem apoio. Discutem-se as implicações científicas e educativas destas e de outras conclusões e analisam-se futuras linhas de investigação.
- Regulação das emoções e padrões de aprendizagem em adolescentes: Um estudo com o REQ-2Publication . Machado, Teresa Sousa; Pardal, AnaA investigação psicológica tem mostrado renovado interesse pelo estudo da regulação das emoções e suas implicações desenvolvimentais, referindo a necessidade de criar instrumentos de avaliação de estratégias de regulação das emoções, para diferentes idades. Em contexto escolar a regulação das emoções tem sido menos estudada, embora ela seja essencial para a adaptação ao meio académico (quer na vertente inter-relacional, como na adopção de estratégias para fazer face ao estudo e avaliações). Apresentamos um estudo das relações entre a percepção de estratégias de RE (avaliadas com a versão portuguesa do REQ-2) e dois padrões de aprendizagem (“auto-eficácia académica” e “autojustificação para o insucesso”, operacionalizados na PALS, com uma amostra de 240 adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos (M=13.79; DP=1.7; 53.9% raparigas, 45.6% rapazes), selecionada por método não probabilístico por conveniência. O uso de estratégias de RE funcionais internas/externas correlaciona-se positivamente com maior auto-eficácia académica percepcionada; e o uso de estratégias de RE disfuncionais internas/externas correlaciona-se positivamente com estratégias de auto-justificação do insucesso. Análises de regressão sugerem a influência das estratégias de RE reportadas no uso dos padrões de aprendizagem analisados. O recurso a instrumentos como o REQ-2 pode ser útil na promoção da consciencialização, pelos adolescentes, das estratégias de RE a que a que recorrem, permitindo uma auto-reflexão guiada acerca da sua (in)adequação.
- Intrinsic Motivation Inventory : Psychometric properties in the context of first language and mathematics learningPublication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Peixoto, FranciscoIntrinsic Motivation Inventory (IMI) is a multidimensional measurement grounded on the Self-Determination Theory (SDT) used in assessing the subjective experiences of participants when developing an activity. The aim of this study is to analyze the characteristics of IMI among Portuguese students, testing four organizational models (unidimensional, multidimensional, hierarchical and bi-factor). A total of 3685 students from the 5th to the 12th grades (50.4% boys) participated in the study (M = 13.67, SD = 2.26). Two versions of IMI were used (First Language and Mathematics) with twenty-one items distributed over five subscales: Enjoyment, Perceived Competence, Pressure/ Tension, Perceived Choice and Value/Utility. The confirmatory factor analysis corroborated the multidimensionality of intrinsic motivation, and that the bi-factor model presented the best fit indexes. This model showed the existence of one general factor, resulting from the contribution of all individual dimensions and the particularities of most of them. Furthermore, results also highlighted satisfactory reliability scores both through Cronbach’s alpha scores and Composite reliability scores. These results indicate that this scale is appropriate to evaluate the underlying constructs of the theoretical model of SDT and allows for the calculation of a global measure of intrinsic motivation, as well as specific measures for their predictors.
- Speech processing and intelligent assessment in second language: struggling immigrant students and home language parallel instructionPublication . Figueiredo, Sandra; Martins, Margarida Alves; Silva, Carlos Fernandes daAbstract- Purpose: In this study, home language (L1), parallel instruction in L1, and grades were the factors examined to identify differentiated writing performance of young second language learners. Method: A total of 102 children, aged between 8-17 years old, (M=13; DP=2,7), learners of Portuguese as a Second Language (L2), belonging to 6 language groups were compared on a narrative essay composition to identify types of writing (in L2 context) and the effects involved. Home language, parallel instruction in L1 and grades were controlled to examine those effects. The written outputs were measured using the score in six components adapted from an English L2 writing assessment (Alberta Education). Results: Analyses of variance showed only significantly differences for home language variable (F(5,58) = 1,769; η2= .132). Covariance analyses revealed impact of parallel instruction for L2 performance improvement F(1,62) = 4,573; p <.05, η2= .069). The groups whose home language had common features as the language of testing revealed lower scores showing no advantage of language overlap as commonly argued. Conclusions: Specific groups of students have more difficulties during writing in L2 and the home language instruction should be prominently integrated as parallel teaching methodology into early literacy instruction of immigrant groups at school.
- Relationships between primary teachers’ beliefs and their practices in relation to writing instructionPublication . Gaitas, Sérgio Miguel Protásio; Martins, Margarida AlvesTeachers’ beliefs are directly connected to their practices and have an impact on students’ educational experiences and results. The aim of this study was to describe and examine the relationship between beliefs and practices linked to teaching students to write in the first four years of primary school. A total of 255 Portuguese primary school teachers participated in the study. A 52-item questionnaire was used to evaluate their beliefs, preferred activities and classroom organisation procedures in relation to writing instruction. Beliefs and classroom organisation procedures were subjected to factor analysis, whereas activities were considered individually. The analysis of teachers’ beliefs revealed two different factors: (1) code-based beliefs and (2) meaning-based beliefs. The analysis of teachers’ classroom organisation revealed three different factors: (1) pairs or small groups; (2) individual; and (3) whole classroom. Most of the participating teachers emphasised both explicit teaching and informal learning methods. There were significant associations between beliefs and activities and beliefs and classroom organisation procedures supported by code vs. meaning beliefs. However, the different associations revealed in the study showed that teachers combine multidimensional aspects in their writing instruction theory and practice.
- Análise psicolinguística dos erros de leitura em crianças do 1º ao 4º ano de escolaridadePublication . Simões, Edlia Alves; Martins, Margarida AlvesA investigação sobre leitura indica a importância de se avaliar a leitura oral de palavras. Esta avaliação permite caracterizar os erros de leitura no sentido de identificar as estratégias que lhes subjazem e assim compreender o processo de aquisição da leitura. O presente estudo teve como objetivo uma análise psicolinguística dos erros de leitura de crianças a frequentar do 1º ao 4º ano de escolaridade, no caso específico da ortografia portuguesa, que se caracteriza como uma ortografia semitransparente. Foi administrada uma prova de leitura oral de palavras, constituída por 17 itens em que são contempladas a maioria das correspondências grafema-fonema da ortografia portuguesa. Os erros foram categorizados em duas grandes categorias: fonológicos e lexicais. Os erros fonológicos foram divididos em 5 subcategorias: erros de substituição, adição, supressão, acentuação e inversão. Os resultados mostraram uma evolução da acuidade de leitura do 1º ao 4º ano. Os erros fonológicos diminuem ao longo da escolaridade e os lexicais aumentam do 1º para o 2º ano, estabilizando em seguida. Os erros que ocorrem com maior frequência em todos os anos são os de substituição. Contudo, o padrão de tipos de erro do 1º ano apresenta-se diferente do padrão dos restantes anos. Uma análise qualitativa permitiu identificar as estratégias utilizadas pelas crianças ao longo da escolaridade na tentativa de resolução de diversos casos problemáticos da leitura do português. São analisadas as implicações educacionais destes resultados.
- Building instruments to understand minds and cognition in european schoolsPublication . Figueiredo, Sandra; Martins, Margarida Alves; Silva, MThis study will examine the validity and prevalence of specific language tasks to differentiate 108 second language (L2) learners, considering two main factors: the socioeconomic background and the instruction in first language (L1). All the tasks were developed for the first levels of proficiency (A2-B1, according to European benchmarks), and applied to a large sample of diverse Portuguese students (immigrants with origin in several continents). Four tasks administered are incorporated in a 15-test diagnostic. The tasks were administered between 2013 and 2014, in Lisbon schools, and were disposed on paper and on a computer screen one at a time. Data will be presented regarding the following items: verbal analogies, recall task, and cognates. Hypothesis 1: home environment has impact for tasks performance in L2, attending to employment situation and families’ economic stability identified through the professional situation of two-parent families and attending to their job skills (graduate and nongraduate). Hypothesis 2: depending on the L1 continued instruction, immigrant students have different cognitive and linguistic output. The results confirmed the hypothesis that students from low-income immigrant families experienced worst performance in general tasks, and individuals with L1 support were good performers compared to other with no home language continued instruction. Implications will be discussed considering that students from limited socioeconomic families, and the additional factor of no L1 continued instruction, have more failure at school and they experience more difficulty to adjust to daily social activities.
- Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolarPublication . Martins, Margarida Alves; Albuquerque, Ana; Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Silva, Ana CristinaVários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.