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Authors
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Abstract(s)
A investigação psicológica tem mostrado renovado interesse pelo estudo
da regulação das emoções e suas implicações desenvolvimentais, referindo a
necessidade de criar instrumentos de avaliação de estratégias de regulação das
emoções, para diferentes idades. Em contexto escolar a regulação das emoções
tem sido menos estudada, embora ela seja essencial para a adaptação ao meio
académico (quer na vertente inter-relacional, como na adopção de estratégias
para fazer face ao estudo e avaliações). Apresentamos um estudo das relações
entre a percepção de estratégias de RE (avaliadas com a versão portuguesa do
REQ-2) e dois padrões de aprendizagem (“auto-eficácia académica” e “autojustificação
para o insucesso”, operacionalizados na PALS, com uma amostra de 240
adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos (M=13.79; DP=1.7; 53.9% raparigas,
45.6% rapazes), selecionada por método não probabilístico por conveniência. O uso
de estratégias de RE funcionais internas/externas correlaciona-se positivamente com
maior auto-eficácia académica percepcionada; e o uso de estratégias de RE
disfuncionais internas/externas correlaciona-se positivamente com estratégias de
auto-justificação do insucesso. Análises de regressão sugerem a influência das
estratégias de RE reportadas no uso dos padrões de aprendizagem analisados. O
recurso a instrumentos como o REQ-2 pode ser útil na promoção da
consciencialização, pelos adolescentes, das estratégias de RE a que a que recorrem,
permitindo uma auto-reflexão guiada acerca da sua (in)adequação.
Description
Keywords
Regulação das emoções Adolescentes Padrões de aprendizagem REQ-2
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (69-84). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada