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Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objetivo deste estudo empírico é investigar algumas
caraterísticas da interação entre pares, em tarefas de escrita encadeada,
com alunos do 4º ano, do 1º ciclo do Ensino Básico.
O método de investigação centrou-se na obtenção de informação
qualitativa do discurso colaborativo registado nas transcrições verbais de
das atividades de discussão entre pares em duas tarefas de escrita
sequencializada, com e sem apoio de um sistema externo de
representação (tabela narrativa).
Nas transcrições registaram-se 273 mensagens no total, agrupados em
configurações conversacionais IRA e IRF. Os resultados mais relevantes
põem em evidência os processos de interação estao fortemente
condicionados pelo tipo de recurso de apoio ministrado. Os pares que
trabalharam com o apoio da tabela narrativa registaram uma maior
quantidade e qualidade de intercâmbios comunicativos, sobretudo muito
mais iniciações. O guião esquemático gerou tamben um número muito
maior de feedbacks estruturais e gramaticais do que a condição sem
apoio. Discutem-se as implicações científicas e educativas destas e de
outras conclusões e analisam-se futuras linhas de investigação.
Description
Keywords
Ensino da escrita Escrita colaborativa Escrita encadeada
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (226-240). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada