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Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação sobre leitura indica a importância de se avaliar a leitura oral
de palavras. Esta avaliação permite caracterizar os erros de leitura no sentido de
identificar as estratégias que lhes subjazem e assim compreender o processo de
aquisição da leitura. O presente estudo teve como objetivo uma análise
psicolinguística dos erros de leitura de crianças a frequentar do 1º ao 4º ano de
escolaridade, no caso específico da ortografia portuguesa, que se caracteriza como
uma ortografia semitransparente. Foi administrada uma prova de leitura oral de
palavras, constituída por 17 itens em que são contempladas a maioria das
correspondências grafema-fonema da ortografia portuguesa. Os erros foram
categorizados em duas grandes categorias: fonológicos e lexicais. Os erros
fonológicos foram divididos em 5 subcategorias: erros de substituição, adição,
supressão, acentuação e inversão. Os resultados mostraram uma evolução da
acuidade de leitura do 1º ao 4º ano. Os erros fonológicos diminuem ao longo da
escolaridade e os lexicais aumentam do 1º para o 2º ano, estabilizando em seguida.
Os erros que ocorrem com maior frequência em todos os anos são os de substituição.
Contudo, o padrão de tipos de erro do 1º ano apresenta-se diferente do padrão dos
restantes anos. Uma análise qualitativa permitiu identificar as estratégias utilizadas
pelas crianças ao longo da escolaridade na tentativa de resolução de diversos casos
problemáticos da leitura do português. São analisadas as implicações educacionais
destes resultados.
Description
Keywords
Inexistente
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (258-273). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada