Browsing by Author "Sanches, Ana Cristina Pires"
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- Deviant behavior variety scale: Development and validation with a sample of portuguese adolescentsPublication . Sanches, Ana Cristina Pires; Pereira, Maria Gouveia; Maroco, João; Gomes, Hugo Miguel dos Santos; Silva, Filipa Maria Roncon de Vilhena eThis study presents the development and analysis of the psychometric properties of the Deviant Behavior Variety Scale (DBVS). Participants were 861 Portuguese adolescents (54 % female), aged between 12 and 19 years old. Two alternative models were tested using Confirmatory Factor Analysis. Although both models showed good fit indexes, the two-factor model didn’t presented discriminant validity. Further results provided evidence for the factorial and the convergent validity of the single-factor structure of the DVBS, which has also shown good internal consistency. Criterion validity was evaluated through the association with related variables, such as age and school failure, as well as the scale’s ability to capture group differences, namely between genders and school retentions, and finally by comparing a sub-group of convicted adolescents with a group of non-convicted ones regarding their engagement in delinquent activities. Overall, the scale presented good psychometric properties, with results supporting that the DBVS is a valid and reliable self-reported measure to evaluate adolescents’ involvement in deviance.
- Experiências de (in)justiça com os professores e comportamentos de desvio na adolescênciaPublication . Sanches, Ana Cristina Pires; Pereira, Maria Gouveia; Carugati, FeliceApesar da extensa literatura na área do desvio juvenil, as evidências empíricas sobre a relação entre as experiências e julgamentos de (in)justiça procedimental relativos aos professores e o envolvimento dos adolescentes em comportamentos desviantes são escassas. Os estudos empíricos aqui apresentados pretendem contribuir para o preenchimento desta lacuna na literatura. Os adolescentes passam grande parte do seu tempo na escola e com os professores, que são a única figura de autoridade formal com quem têm um contacto direto e diário. Dado que as perceções e experiências de (in)justiça procedimental têm fortes implicações identitárias (Lind & Tyler, 1988; Tyler & Blader, 2003), é expectável que a qualidade e a justiça do tratamento recebido da parte dos professores tenha um forte impacto emocional e comportamental nos adolescentes. Conjugando a teoria da delinquência juvenil proposta por Emler e Reicher (1995, 2005) com os Modelos Relacionais de Justiça (Lind & Tyler, 1988; Tyler & Lind, 1992), no primeiro artigo apresentamos um estudo correlacional no qual analisámos a hipótese da relação entre os julgamentos de (in)justiça acerca dos professores e os comportamentos de desvio dos adolescentes ser mediada pela avaliação das autoridades institucionais. Os resultados confirmaram a nossa hipótese, indicando que quanto mais os adolescentes percecionam os seus professores como justos do ponto de vista procedimental e relacional, mais positivamente avaliam também outras autoridades institucionais. Por sua vez, quanto mais positiva é a avaliação dessas autoridades, menor é o seu envolvimento em condutas desviantes, mesmo depois de controlado o efeito do insucesso escolar. No segundo artigo apresentamos o desenvolvimento e o estudo das qualidades psicométricas da Escala de Variedade de Comportamentos Desviantes (EVCD), dada a inexistência de escalas portuguesas desta natureza publicadas e validadas. Os resultados confirmaram a validade fatorial, convergente e discriminante da EVCD, bem como a sua elevada consistência interna, indicando que este é um recurso válido e fiável de auto relato para avaliar a variedade de comportamentos desviantes cometidos por adolescentes portugueses. Dado que a investigação realizada com adultos indica que nem sempre as perceções e experiências de injustiça com as autoridades provocam reações desviantes (e.g. Aquino, Tripp, & Bies, 2006; Hershcovis, et al., 2007), o terceiro artigo apresenta os resultados de dois estudos experimentais que analisaram a influência de duas variáveis moderadoras da relação (in)justiça procedimental-desvio: os julgamentos prévios dos adolescentes acerca das autoridades institucionais (estudo 1) e as preocupações com a pertença e a aceitação pelos colegas de turma (estudo 2). Os resultados do primeiro estudo confirmaram a hipótese colocada, mostrando que os adolescentes têm uma maior tendência para se envolverem em condutas desviantes em resposta ao tratamento injusto do professor mas apenas quando os seus julgamentos prévios são negativos. Os resultados do segundo estudo confirmaram também as nossas hipóteses, mostrando que a injustiça procedimental do professor provocou sentimentos de zanga e de exclusão social independentemente das preocupações dos adolescentes com a pertença e a aceitação pelos colegas de turma, mas apenas aqueles cujas preocupações eram baixas apresentaram uma maior tendência para reagir envolvendo-se em condutas desviantes.
- “How do you feel about math?” : Relationships between competence and value appraisals, achievement emotions and academic achievementPublication . Peixoto, Francisco; Sanches, Ana Cristina Pires; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, VeraThis study analyzes the relationships between cognitive appraisals, classroom and test emotions and math achievement in a sample of 1219 Portuguese students from the 6th and 8th grades. Participants completed measures of Perceived Value, Perceived Competence and seven Math achievement emotions (boredom, hopelessness, anger, anxiety, enjoyment, pride and relief) experienced in two different settings: Classroom and Tests. Math achievement was obtained from school records. Results showed significant associations between students competence and value appraisals, their emotional experiences in test and classroom situations, and their math achievement. However, when emotions were considered simultaneously in Structural Equation Modelling, only anger in test situations and hopelessness were significant negative predictors of students math achievement. Hopelessness appears to play a particular role in the interplay between cognitive appraisals, emotions and academic achievement as it is the only emotion that relates to math achievement both in test and classroom situations. Furthermore, findings also support the existence of differences in the relationships between cognitive appraisals and the achievement emotions students experience in these two settings.
- Julgamentos de justiça em contexto escolar e comportamentos desviantes na adolescênciaPublication . Sanches, Ana Cristina Pires; Pereira, Maria GouveiaPesquisas no âmbito da justiça, nomeadamente no âmbito do modelo relacional da autoridade (Tyler & Lind, 1992) têm demonstrado que as pessoas quanto mais percepcionam as autoridades como justas mais as legitimam e mais adoptam comportamentos próactivos face ao grupo. Nesta investigação partimos da hipótese de que os julgamentos de injustiça relativamente à autoridade escolar por parte dos adolescentes estão relacionados com os comportamentos desviantes na adolescência. Além disso, analisamos também a mediação da avaliação das autoridades institucionais na relação entre os julgamentos de justiça e os comportamentos desviantes. Os participantes foram 331 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Os resultados mostraram que quanto mais positivos são os julgamentos de justiça acerca dos professores, no que respeita aos procedimentos utilizados e à qualidade da relação, menor é o envolvimento dos adolescentes em actos de desvio. Esta relação foi mediada pela avaliação da autoridade institucional e mostrou-se significativa mesmo controlando o efeito da idade e do género. Estes resultados evidenciam que a percepção que os adolescentes têm acerca da relação estabelecida com a autoridade escolar é um factor central na compreensão do desvio e que os julgamentos de justiça procedimental/ relacional desempenham um papel relevante no desenvolvimento dessas relações. ABSTRACT Research in the justice field, namely in the field of the Relational Model of Authority (Tyler & Lind, 1992) have showed that the more people perceive authorities as fair, the more they legitimate those authorities and adopt pro-active behaviours towards the group. In this research our hypothesis is that adolescents’ perceptions of injustice about school authority are related with deviant behaviors in adolescence. We also analyze the mediation of the evaluation of institutional authorities in the relationship between justice perceptions and deviant behavior. Participants were 331 adolescents, aged between 12 and 18 years old. Results showed that as the adolescents’ justice judgments about teachers increase (in what regards the procedures used and the relationship’s quality), their involvement in deviant acts decreases. This relationship was mediated by the evaluation of institutional authority and it was significant even after controlling the effect of age and gender. These results indicate that adolescents’ perception of their relationship with school authorities is a key factor for understanding deviance, and that judgments about procedural and relational justice have an important role in the development of that relationship.
- Justice judgements, school failure, and adolescent deviant behaviourPublication . Sanches, Ana Cristina Pires; Pereira, Maria Gouveia; Carugati, FeliceBackground. The current paper is based on two different approaches. One is the relational model of authority (Tyler & Lind, 1992), which addresses the effects of justice perceptions on the legitimacy of authorities and behavioural compliance. The other is Emler and Reicher’s theory (1995, 2005), which explains the involvement of adolescents in delinquency through their relationship with the institutional authorities of society. Aims. To provide empirical evidence for the linkage of these perspectives, analysing the relationship between justice perceptions about teachers and the involvement of adolescents in deviant behaviour. Our hypotheses are that teachers’ justice is negatively related with deviant behaviour and that this relationship is mediated through the evaluation of institutional authorities, after controlling for school failure. Sample. Three hundred and ninety adolescents aged between 14 and 17 years. Methods. Participants completed the following scales: perceptions of justice about teachers, evaluation of institutional authorities, and deviant behaviour. Data were examined through correlation and bootstrap analyses. Results. Justice judgments about teachers were negatively related with deviant behaviour, and this relationship was partially mediated by the evaluation of institutional authorities, even after controlling for school failure. However, procedural justice revealed a much stronger relationship with deviance, compared to distributive justice. Conclusions. As predicted, these results suggest that when adolescents perceive school authorities as fair, other institutional authorities are likely to be perceived in a similar way and the more those authorities are positively evaluated, the less often adolescents engage in deviant conduct. Results are discussed according to the theories underlying our hypothesis. Directions for future research are suggested.
- Percepções de justiça em contexto escolar, relação com as autoridades e comportamentos de desvio na adolescênciaPublication . Sanches, Ana Cristina Pires; Pereira, Maria GouveiaEste trabalho tem como objectivo principal analisar o efeito das percepções de justiça relativas aos professores sobre a legitimação da autoridade escolar, a avaliação das autoridades institucionais e os comportamentos desviantes dos adolescentes. Pretendia-se assim articular os pressupostos do Modelo Relacional da Autoridade proposto por Tyler e Lind (1992) e a Teoria do Desvio Juvenil proposta por Emler e Reicher (1995) uma vez que, tanto quanto sabemos, esta relação nunca tinha sido analisada empiricamente. Segundo o Modelo Relacional da Autoridade, a legitimação das autoridades e a reacção às suas propostas e decisões resultam da avaliação que os indivíduos fazem da justiça dos procedimentos por elas utilizados e da qualidade do tratamento recebido (Tyler & Lind, 1992). Por sua vez, Emler e Reicher (1995) defendem que as atitudes dos adolescentes face às autoridades institucionais, que têm a sua origem nas experiências escolares e em particular no tipo de relação que estabelecem com os professores, determinam os comportamentos desviantes dos adolescentes. Assim, analisámos analisar em primeiro lugar, o impacto das percepções de justiça relativas aos professores sobre a legitimação da autoridade escolar e a avaliação das autoridades institucionais, formulando ainda a hipótese de que a legitimação da autoridade escolar é uma variável mediadora na relação ente as percepções de justiça relativas aos professores e a avaliação que os adolescentes fazem das autoridades institucionais. Em segundo lugar, analisámos o impacto das percepções de justiça relativas aos professores sobre os comportamentos desviantes dos adolescentes, bem como o efeito mediador da legitimação da autoridade escolar e da avaliação da autoridade escolar na relação ente as percepções de justiça relativas aos professores e a ocorrência de comportamentos desviantes. Participaram neste estudo 331 adolescentes da área da grande Lisboa, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos (M=15,5): 128 adolescentes frequentavam o ensino regular e 203 frequentavam o ensino técnico-profissional e todos eles se encontravam a frequentar um nível de ensino equivalente ao 2o ou 3 o ciclos do ensino básico. De um modo geral, os resultados vão no sentido das hipóteses colocadas, indicando em primeiro lugar que quanto mais os adolescentes percepcionam os seus professores como justos em termos procedimentais/relacionais, mais legitimam a autoridade escolar e mais positivamente avaliam a autoridade institucional. Para além disto, a legitimação da autoridade escolar teve um efeito mediador significativo na relação entre as percepções de justiça procedimental/relacional e a avaliação das autoridades institucionais. Em segundo lugar, os resultados indicam também que quanto mais os adolescentes percepcionam os professores como justos ao nível procedimental/relacional, menor é a ocorrência de comportamentos desviantes. Em relação ao efeito mediador da legitimação da autoridade escolar, os resultados mostraram uma mediação significativa entre as percepções de justiça procedimental/relacional e três dimensões do desvio: roubos, comportamentos violentos e de vandalismo e comportamentos disruptivos na escola. Deste modo, quanto mais os adolescentes percepcionam os professores como justos em termos procedimentais/relacionais, mais legitimam a autoridade escolar e, por sua vez, quanto maior é essa legitimação, menor é a ocorrência de roubos, comportamentos violentos e de vandalismo e comportamentos disruptivos na escola. Relativamente ao efeito mediador da avaliação da autoridade institucional, os resultados mostram uma mediação significativa entre as percepções de justiça procedimental/relacional e todas as dimensões do desvio. Assim, quanto mais os adolescentes percepcionam os professores como justos em termos procedimentais/relacionais, mais positivamente avaliam a autoridade institucional e, por sua vez, quanto mais positiva é essa avaliação, menor é a ocorrência de comportamentos aditivos e auto-destrutivos, roubos, comportamentos violentos e de vandalismo, comportamentos agressivos dirigidos a professores e comportamentos disruptivos na escola. Por último verificámos ainda a existência de diferenças significativas entre os alunos que frequentavam o ensino regular e os alunos que frequentavam o ensino técnico-profissional ao nível dos comportamentos desviantes, sendo estes últimos que apresentam uma frequência média mais elevada de comportamentos de desvio. Estas diferenças podem ser interpretadas à luz de um conjunto de factores escolares que indicam que os adolescentes do ensino técnico-profissional terão tido um percurso escolar mais negativo, apesar desta interpretação dever ser feita com algumas reservas, uma vez que não controlámos outras variáveis geralmente associadas ao desvio, que poderão ter influenciado os resultados, nomeadamente a idade e o género dos participantes. Os resultados deste estudo vão assim ao encontro das previsões do modelo relacional da autoridade proposto por Tyler e Lind (1992), indicando que autoridades são avaliadas positivamente e as suas decisões são obedecidas se os indivíduos considerarem que os procedimentos utilizados e as decisões tomadas são justos. E vão também ao encontro das previsões da teoria do desvio juvenil proposta por Emler e Reicher (1995), indicando que a avaliação da autoridade institucional se revela um importante preditor dos comportamentos desviantes dos adolescentes. Para além disto, os nossos resultados reforçam também a ideia de que as experiências que os adolescentes vivenciam no contexto da relação com os seus professores são generalizadas a outras figuras de autoridade extra-escolar, sugerindo que as percepções de justiça procedimental/relacional constituem um factor crítico dessa experiência, tendo implicações ao nível das atitudes e comportamentos que os adolescentes desenvolvem face às autoridades institucionais e, inclusivamente, ao nível do desvio juvenil.
- The Achievement Emotions Questionnaire : Validation for pre-adolescent studentsPublication . Peixoto, Francisco José Brito; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Sanches, Ana Cristina Pires; Pekrun, ReinhardThe Achievement Emotions Questionnaire (AEQ) is a self-report instrument developed to measure the emotions of students in academic situations. The main purpose of this research was to adapt and validate this questionnaire to assess preadolescents’ class- and test-related emotions towards mathematics. The participants were 1515 Portuguese students from grades 5 and 7 (age range 10 – 13 years). Confirmatory factor analyses and descriptive statistics confirm the reliability and internal validity of the AEQ for Pre-Adolescents (AEQ-PA), providing evidence that the AEQ-PA is an effective instrument to assess pre-adolescent achievement emotions towards mathematics classes and tests.
- The goal orientations scale (GOS): Validation for portuguese studentsPublication . Pipa, Joana; Peixoto, Francisco José Brito; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Sanches, Ana Cristina PiresCurrent research on achievement goals acknowledges that students can manifest different goal patterns. This study aimed to adapt and validate a self-report scale to assess the goal orientations of Portuguese students. A total of 2675 (age range 9–24 years) Portuguese students completed the Goal Orientations Scale (GOS). Through a cross-validation procedure, confirmatory factor analysis and descriptive statistics supports the existence of four different goal orientations: task, self-enhancing, self-defeating and avoidance orientations. The reliability and the internal validity estimates confirm that the GOS is an adequate instrument in assessing student goal orientations.
- “To be or not to be retained… Thats' the question!” Retention, self-esteem, self-concept, achievement goals, and gradesPublication . Peixoto, Francisco José Brito; Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Sanches, Ana Cristina Pires; Pipa, Joana; Almeida, Leandro da SilvaKeeping students back in the same grade – retention – has always been a controversial issue in Education, with some defending it as a beneficial remedial practice and others arguing against its detrimental effects. This paper undertakes an analysis of this issue, focusing on the differences in student motivation and self-related variables according to their retention related status, and the interrelationship between retention and these variables. The participants were 695 students selected from two cohorts (5th and 7th graders) of a larger group of students followed over a 3-year project. The students were assigned to four groups according to their retention-related status over time: (1) students with past and recent retention; (2) students with past but no recent retention; (3) students with no past but recent retention; (4) students with no past or recent retention. Measures of achievement goal orientations, self-concept, self-esteem, importance given to school subjects and Grade Point Average (GPA) were collected for all students. Repeated measures MANCOVA analyses were carried out showing group differences in selfesteem, academic self-concept, importance attributed to academic competencies, task and avoidance orientation and academic achievement. To attain a deeper understanding of these results and to identify profiles across variables, a cluster analysis based on achievement goals was conducted and four clusters were identified. Students who were retained at the end of the school year are mainly represented in clusters with less adaptive motivational profiles and almost absent from clusters exhibiting more adaptive ones. Findings highlight that retention leaves a significant mark that remains even when students recover academic achievement and retention is in the distant past. This is reflected in the low academic self-concept as well as in the devaluation of academic competencies and in the avoidance orientation which, taken together, can undermine students’ academic adjustment and turn retention into a risk factor.
- Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceitoPublication . Peixoto, Francisco José Brito; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Sanches, Ana Cristina Pires; Ribeiro, Rui Bártolo; Pipa, JoanaEste estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis.