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Advisor(s)
Abstract(s)
Pesquisas no âmbito da justiça, nomeadamente no
âmbito do modelo relacional da autoridade (Tyler &
Lind, 1992) têm demonstrado que as pessoas quanto
mais percepcionam as autoridades como justas mais as
legitimam e mais adoptam comportamentos próactivos
face ao grupo. Nesta investigação partimos da
hipótese de que os julgamentos de injustiça relativamente
à autoridade escolar por parte dos adolescentes
estão relacionados com os comportamentos desviantes
na adolescência. Além disso, analisamos também a
mediação da avaliação das autoridades institucionais
na relação entre os julgamentos de justiça e os
comportamentos desviantes.
Os participantes foram 331 adolescentes, com
idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.
Os resultados mostraram que quanto mais positivos
são os julgamentos de justiça acerca dos professores,
no que respeita aos procedimentos utilizados e à
qualidade da relação, menor é o envolvimento dos
adolescentes em actos de desvio. Esta relação foi
mediada pela avaliação da autoridade institucional e
mostrou-se significativa mesmo controlando o efeito
da idade e do género.
Estes resultados evidenciam que a percepção que os
adolescentes têm acerca da relação estabelecida com a
autoridade escolar é um factor central na compreensão
do desvio e que os julgamentos de justiça procedimental/
relacional desempenham um papel relevante no
desenvolvimento dessas relações.
ABSTRACT
Research in the justice field, namely in the field of
the Relational Model of Authority (Tyler & Lind,
1992) have showed that the more people perceive
authorities as fair, the more they legitimate those
authorities and adopt pro-active behaviours towards the
group. In this research our hypothesis is that
adolescents’ perceptions of injustice about school
authority are related with deviant behaviors in
adolescence. We also analyze the mediation of the
evaluation of institutional authorities in the relationship
between justice perceptions and deviant behavior.
Participants were 331 adolescents, aged between 12
and 18 years old.
Results showed that as the adolescents’ justice
judgments about teachers increase (in what regards the
procedures used and the relationship’s quality), their
involvement in deviant acts decreases. This
relationship was mediated by the evaluation of
institutional authority and it was significant even after
controlling the effect of age and gender.
These results indicate that adolescents’ perception
of their relationship with school authorities is a key
factor for understanding deviance, and that judgments
about procedural and relational justice have an
important role in the development of that relationship.
Description
Keywords
Adolescência Comportamentos desviantes Julgamentos de justiça Adolescence Deviant behaviours Justice of judgments
Citation
Análise Psicológica, 28(1), 71-84.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada