Browsing by Author "Rijo, Daniel"
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- Crenças e atitudes dos pais face à escola: A influência do sexo e do ciclo de escolaridade dos filhos e o estudo da relação com o seu rendimento escolarPublication . Almeida, Tania Raquel Bonito de; Lima, Luísa Nobre; Rijo, DanielOs pais desempenham um papel fundamental na vida académica dos seus filhos, quer seja através do valor instrumental que atribuem à escola (Borges, 1997), como através do sentido de eficácia académica e das aspirações que têm para eles (Dearing & Tang, 2010). Com o presente estudo pretendeuse analisar i) as crenças e atitudes dos pais face à escola em função do sexo dos filhos e do seu ciclo de escolaridade; e ii) a relação daquelas mesmas crenças e atitudes com o rendimento escolar dos filhos. A amostra é constituída por 590 sujeitos, dos quais 285 são pais/encarregados de educação de alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade, respectivos filhos/educandos e 20 directores de turma. Os dados foram recolhidos em escolas dos Concelhos de Setúbal, Sesimbra e Santarém. Foram utilizados como instrumentos a Escala de Crenças e Atitudes dos Pais face à Escola [CAPE] (EPIS, 2011), uma nova medida de auto-relato, dois Questionários, um dirigido ao aluno outro aos pais/ encarregados de educação, e uma Ficha para o Director de Turma. Os resultados revelam que: i) os pais/ encarregados de educação atribuem às raparigas um maior investimento nas actividades escolares; ii) os pais/ encarregados de educação, dos alunos do 2º ciclo apresentam mais hábitos de vigilância; e iii) existe uma associação positiva e moderada entre a forma como os pais/ encarregados de educação, percepcionam o investimento dos filhos/educandos nas tarefas escolares e a média das suas classificações escolares. Palavras-chave: escola, crenças parentais, rendimento escolar.
- Impacto da doença crónica a qualidade de vida: Comparação entre indivíduos da população geral e doentes com tumor do aparelho locomotorPublication . Paredes, Tiago; Simões, Mário R.; Canavarro, Maria Cristina; Serra, Adriano Supardo Vaz; Pereira, Marco; Quartilho, Manuel João; Rijo, Daniel; Gameiro, Sofia; Carona, CarlosO diagnóstico de cancro, a própria doença e os seus tratamentos têm associadas implicações físicas, psicológicas e sociais que acarretam uma redução significativa da qualidade de vida dos doentes. Este estudo exploratório teve como objectivo avaliar o impacto de uma doença crónica específica – a patologia tumoral do aparelho locomotor – na qualidade de vida. Para o efeito, o WHOQOL-100 foi administrado a uma amostra constituída por 30 doentes com tumor do aparelho locomotor e a um grupo de controlo de 30 indivíduos saudáveis. Os resultados obtidos revelam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo clínico e o grupo de controlo, sugerindo o impacto negativo da patologia tumoral do aparelho locomotor na qualidade de vida global (t=2,38; p<0,05), nos domínios físico (t=2,06; p<.0,5) e nível de independência (t=6,51; p<0,001) da qualidade de vida, e alertando para a necessidade de delinear intervenções multidisciplinares que ajudem a pessoa a lidar com esta doença e com os seus tratamentos, promovendo o seu bem-estar. ------ ABSTRACT ------ Cancer diagnosis and its treatments are associated with physical, psychological and social implications that cause a significant reduction in the patient’s quality of life. The aim of this exploratory study was to assess the impact of a specific chronic illness – the bone and soft tissue cancer – on the quality of life. In this sense, a sample of 30 bone and soft tissue cancer patients and a control group of 30 healthy individuals responded to theWHOQOL-100. The results obtained evidence the statistical significant differences between the clinical and the control group, suggesting the negative impact of bone and soft tissue cancer on the global quality of life (t=2.38; p<.05) and on the physical (t=2.06; p<.05) and level of independence (t=6.51; p<.001) quality of life domains. This study evidence the need for multidisciplinary interventions that help the patient to cope better with this disease and its treatments, improving their well-being.
- Insucesso escolar e factores de risco do aluno – Validação de uma nova medida de auto-resposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básicoPublication . Miguel, Rita Ramos; Rijo, Daniel; Lima, Luísa NobreO insucesso escolar radica num conjunto vasto de factores de risco, os quais têm vindo a ser incluídos na literatura em três categorias específicas: família, escola e factores individuais. Embora as duas primeiras categorias desempenhem um papel importante no fenómeno do insucesso, são os factores do próprio aluno, isto é, as suas variáveis cognitivas, comportamentais e interpessoais, os que possuem um papel de maior interesse ao nível da intervenção psicológica reabilitativa, por serem factores de risco modificáveis. Para avaliá-los, foi desenvolvida uma medida de auto-relato – Auto-avaliação dos factores de Risco do Aluno, no âmbito do projecto Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar (Associação dos Empresários Para a Inclusão Social – EPIS), com base em evidências teóricas e a partir da experiência do terreno neste projecto. Esta investigação tem como objectivo validar essa medida em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os resultados mostram que a escala avalia 8 dimensões empíricas robustas do ponto de vista psicométrico (que explicam 52.7% da variância total): problemas de comportamento e de autoregulação, rejeição pelos pares, baixo auto-conceito escolar, desvalorização da escola, ansiedade de desempenho, ausência de rotinas de estudo, baixa auto-eficácia escolar, e desconfiança face aos professores. A AFRA revelou ser capaz de discriminar entre alunos com diferentes graus de rendimento, bem como entre alunos com e sem história de reprovação.
- The prevalence of personality disorders in Portuguese male prison inmates : implications for penitentiary treatmentPublication . Brazão, N.; da Motta, Carolina; Rijo, Daniel; Pinto-Gouveia, JoséAbstract: Prison inmates are known to be a population with a high prevalence of mental disorders. Most of these disorders are chronic and difficult to treat, particularly in what concerns Cluster B Personality Disorders, which prevalence in forensic samples are even higher than in the general population. This study assesses the prevalence of Personality Disorders in a sample of 294 Portuguese male prison inmates, interviewed with the Structured Clinical Interview for DSM-IV Axis II Personality Disorders (SCID-II). The results showed a global prevalence rate of 79.9%, with 42.8% of the participants diagnosed with Antisocial Personality Disorder as the main diagnosis. Paranoid, Passive-Aggressive, Borderline, and Narcissistic Personality Disorders were the most common comorbid diagnosis associated with Antisocial Personality Disorder. These results strongly suggest that Personality Disorders should be taken into account when deciding and planning the intervention inside prison.
- A versão específica da escala de medo de avaliação Negativa : Dimensionalidade e características psicométricas numa amostra de adolescentesPublication . Correia, Luísa; Vagos, Paula; Rijo, DanielA escala de Medo de Avaliação Negativa (MAN) foi desenvolvida para avaliar a preocupação acerca de poder ser avaliado de forma negativa pelos outros. A utilização da sua versão reduzida constituída por 8 itens cotados de forma direta parece vantajosa para a validade do construto avaliado. Ainda assim, alguns dos seus itens poderão estar a referir-se a um medo de avaliação generalizado e não especificamente negativo, fundamentando a necessidade da sua adaptação. Este trabalho teve como objectivo a dimensionalidade e qualidades psicométricas desta versão específica do instrumento, numa amostra de 518 adolescentes, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os resultados indicam um ajustamento aceitável do modelo de medida em um factor. O instrumento apresentou um nível excelente de consistência interna, bem como adequada validade convergente com medidas de ansiedade e evitamento em situações sociais. O instrumento apresenta, assim, boas características psicométricas numa amostra da população adolescente portuguesa, constituindo uma mais-valia na avaliação do medo de avaliação negativa nesta fase do desenvolvimento, para fins de investigação ou clínicos.