Psicologia Comunitária
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Browsing Psicologia Comunitária by advisor "Ornelas, José H."
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- Abusos sexuais de crianças: Mudanças resultantes de uma intervenção preventivaPublication . Maria, Susana Gabriela da Silva; Ornelas, José H.Os abusos sexuais de crianças são um problema mundial que afecta cada dimensão da saúde tornando-se de extrema relevância e necessidade a intervenção de cariz preventivo. O objectivo prioritário dos programas de prevenção dos abusos sexuais de crianças é fortalecer as capacidades das mesmas para reconhecerem potenciais situações abusivas e ensinar-lhes estratégias para resistirem aos abusos, bem como dotar os adultos que as rodeiam de conhecimentos adequados sobre os abusos sexuais de crianças e competências preventivas. Paralelamente, estes programas têm também como objectivo secundário o encorajamento das crianças para revelarem situações de abusos e munir os adultos de capacidades de respostas adequadas a estas revelações para que as crianças recebam o apoio adequado com vista à minimização das consequências negativas do abuso. Contudo, a importância do desenvolvimento de programas de prevenção dos abusos sexuais de crianças com ênfase na comunidade só poderá ser sustentada e reforçada através da avaliação que esses programas, de facto, têm no público a quem se dirigem. Devido à dificuldade de analisarmos a redução de casos abusos sexuais de crianças em reacção aos programas de prevenção primária, torna-se necessário utilizarmos medidas proximais para avaliarmos a eficácia destes programas, estas incluem mudanças ao nível dos conhecimentos, atitudes e crenças que estão associadas com objectivo final (o comportamento) que o programa procura eliminar ou minimizar. Por outro lado, uma das maiores criticas aos programas de prevenção é a de que produzem efeitos secundários negativos, como por exemplo, que as crianças desenvolvem uma hipersensibilidade aos toques mesmo quando apropriados, que podem ficar assustada ou com medo e que podem desenvolver uma atitude negativa relativamente à sexualidade. Assim, é objectivo deste trabalho a análise do impacto de um programa de prevenção dos abusos de crianças desenvolvido num contexto escolar, envolvendo crianças do 1º ciclo do ensino básico e caretakers (familiares e profissionais), em termos dos conhecimentos e atitudes em relação aos abusos sexuais de crianças e, adicionalmente, o estudo das possíveis mudanças comportamentais nas crianças, observadas pelos seus caretakers, nas duas semanas subsequentes à participação no programa. Participaram nesta investigação 385 crianças, 197 caretakers (115 profissionais e 82 familiares). Os dados foram recolhidos através de questionários em três momentos distintos (antes da participação no programa - pré, imediatamente após a participação no programa - pós e seis meses após a participação no programa – follow-up). Os instrumentos utilizados para a recolha de dados com as crianças foram modificações do CKAQ - Children's Knowledge of Abuse Questionnaire - revision III e do WIST - “What if” Situation Test. Com os caretakers optou-se pela criação de uma escala que intitulámos de ACCASC - Escala de Avaliação dos Conhecimentos e Crenças sobre os abusos sexuais de crianças, validada no presente trabalho e algumas questões adicionais sobre competências e percepção das mesmas. Para análise das possíveis mudanças comportamentais observáveis nas crianças foi, ainda, criado um questionário de resposta dicotómica (sim/não) e justificação por reposta aberta. Os dados obtidos pelas escalas: CKAQ, WIST, ACCASC e as questões adicionais sobre competências e sua percepção, foram tratados através de SPSS e os dados recolhidos pelo questionário sobre as alterações comportamentais nas crianças, foram alvo de análise de conteúdo. A análise dos dados indica que os participantes no programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças demonstram níveis significativamente superiores em termos dos seus conhecimentos e de atitudes positivas em relação à prevenção dos abusos sexuais de crianças e mais competências para prevenir e intervir, em resultado da sua participação no programa de prevenção, inclusivamente seis meses após a mesma. Paralelamente, nos dados analisados não encontramos quaisquer evidências de que as crianças participantes no programa de prevenção demonstram efeitos negativos, ao nível do seu comportamento, como consequência do mesmo. Desta forma permite-nos inferir que o programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças está a alcançar os objectivos a que se propõe, agindo como um processo para a redução dos riscos associados aos abusos sexuais de crianças, por um lado, e como processo para o desenvolvimento de factores protectores nas potências vítimas e nos seus contextos do quotidiano, por outro. ----------- ABSTRACT ---------- Child Sexual Abuse (CSA) is a worldwide problem that affects every dimension of health, becoming extremely necessary and important to intervene in order to prevent their occurrence. The primary goal of CSA prevention programs is to strengthen the capacities of children to recognize potentially abusive situations and teach them strategies to resist the abuse, as well as to provide adults that surround them with adequate knowledge about CSA and with preventive skills. Moreover, these programs have as secondary objectives: the encouragement of children to reveal abuse situations and provide adults with the ability to respond adequately to these revelations, so that children receive appropriate support in order to minimize the negative consequences of abuse. However, the importance of developing CSA prevention programs, with emphasis on the community, can only be sustained and strengthened by their assessment in the target public. Due to the difficulty of analyzing the reduction of CSA cases in response to primary prevention programs, it becomes necessary to use proximal measures to evaluate the effectiveness of these programs, these include changes regarding the knowledge, attitudes and beliefs that are associated with the final objective (behaviour) that the program seeks to eliminate or minimize. Moreover, one of the biggest criticisms made to CSA prevention programs is that there are negative side effects on children, for example, children developing hypersensitivity to touch even when appropriate, they may also be scared or afraid and develop a negative attitude towards sexuality. Thus, this research aims at analyzing the impact of a CSA prevention program, developed in schools, involving children in elementary school and caretakers (family members and professionals), regarding their knowledge and attitudes towards the CSA, as well as the study of possible behavioural changes in children observed by their caretakers in the two weeks following participation in the program A total of 385 children and 197 caretakers (115 professionals and 82 relatives) participated in this study. Data was collected using several questionnaires in three different moments (before participating in the program – pre; immediately after participation in the program – post; and six months after participation in the program - follow-up). The instruments used for data collection with children were modifications of the CKAQ - Children's Knowledge of Abuse Questionnaire - revision III, and the WIST - "What If" Situation Test. With the caretakers we chose to develop a scale that we called CSAKB - Child Sexual Abuse Knowledge & Beliefs Scale (validated in this study), and some questions about skills, and skills perceptions. To analyse possible behavioural changes in children a questionnaire, with dichotomous response (yes/no) to questions and a justification using an open response The data collected with the scales: CKAQ, WIST, CSAKB and the additional questions about skills, were processed using SPSS, and the data collected using the questionnaire on behavioural changes in children was subjected to content analysis. The data analysis indicates that the participants in the CSA prevention program present significantly higher levels of knowledge, constructive attitudes and competences towards prevention and intervention in CSA, as a result of their participation in the program, even six months after its conclusion. In addition, data analysis did not find any evidence of the children showing negative side effects in terms of their behaviour, after participating in the program. Thus, our findings allow us to infer that the CSA prevention program is achieving its goals, reducing the risks associated with CSA, and helping develop protective factors in potential victims and related family, as well as in the community (daily living context).
- Atitudes da comunidade face às pessoas com doença mentalPublication . Mósca, Teresa Maria Pereira; Ornelas, José H.O estigma é um atributo ou uma marca desvalorizante que torna o indivíduo que o possui diferente dos outros e reduzido a essa característica. A estigmatização das pessoas com experiência de doença mental tem consequências quer a nível pessoal, quer a nível público. O objectivo deste estudo qualitativo é descrever as atitudes da comunidade face às pessoas com doença mental, considerando o género e a idade dos participantes. Os 50 participantes (25 do sexo feminino) com idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos completaram a Escala de Atitudes da Comunidade face ao Doente Mental (Taylor & Dear, 1981). A amostra revelou-se autoritária e socialmente restritiva em relação às pessoas com doença mental e, simultaneamente, menos benevolente e próxima de uma ideologia comunitária de saúde mental. Os participantes do sexo masculino mais velhos são os mais autoritários, benevolentes e socialmente restritivos. Os participantes mais jovens e de ambos os sexos identificam-se mais com a ideologia comunitária. Perante estes resultados, reflectimos sobre um modelo de campanhas anti-estigma baseado em estratégias de redução do estigma – protesto, educação e contacto.
- Contributos do modelo "Empowerment - Comunidade" para a mudança transformativa na saúde mental comunitária : Análise comparativaPublication . Monteiro, Maria Fátima Jorge; Ornelas, José H.A presente Tese designada Contributos do Modelo “Empowerment-Comunidade” para a Mudança Transformativa na Saúde Mental Comunitária: Análise Comparativa é um estudo transversal usando metodologias e técnicas mistas (quantitativas e qualitativas). A investigação assentou no pressuposto de que, adoptando processos organizacionais transformativos, as organizações comunitárias de saúde mental poderão funcionar como contextos relacionais mediadores do empowerment individual e, consequente facilitadores do recovery e da integração comunitária. Com o propósito geral de avaliar os resultados da participação das pessoas com experiência de doença mental em intervenções de saúde mental consideradas transformativas foram estabelecidos três objectivos gerais: 1 - adaptar o modelo conceptual dos contextos comunitários empoderadores para os serviços de saúde mental enquanto recurso para prática da intervenção e da investigação e testar a validade de aplicação através de um estudo de caso; 2 - adaptar para a Língua Portuguesa e validar as medidas de empowerment e de recovery para a utilização no contexto da saúde mental comunitária; 3 - avaliar o impacto do modelo de intervenção: a) nos resultados individuais de empowerment, recovery e integração comunitária dos participantes e b) na implementação e envolvimento de participantes em programas com elevada orientação para o recovery, tais como a habitação independente e o emprego apoiado. O desenho misto da investigação foi aplicado através dos seguintes instrumentos de recolha de dados: Entrevista por Questionário e a Entrevista Qualitativa que podem ser consultados no Anexo 1 e Anexo 2 da Tese. Em termos da recolha de dados, esta decorreu em cinco organizações comunitárias de saúde mental com respostas articuladas dos sectores da saúde e sector social (âmbito do DC nº 407/98), constantes numa lista de organizações filiadas na entidade representativa das organizações não governamentais (Federação Nacional das Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais) a prestarem serviços de saúde mental na comunidade à data do estudo. Os resultados permitiram sustentar a proposição teórica de que os programas de saúde mental na comunidade podem e devem encetar mudanças transformativas organizacionais adoptando um funcionamento empoderador e centrado na comunidade (EMP-COM), o qual tem um efeito transformativo na vida das pessoas com experiência de doença mental. As análises confirmaram também a validade das medidas de empowerment (ES-P) e de recovery (RAS-P) para a respectiva utilização no contexto português da saúde mental comunitária. A investigação realizada permitiu extrair conclusões e implicações para a prática da intervenção e da investigação no âmbito do sistema de saúde mental. O relatório de Tese foi composto nas seguintes partes: a Introdução Geral, onde se apresenta a revisão da literatura geral organizada por temáticas dominantes (o empowerment e os contextos comunitários empoderadores, a orientação de recovery na saúde mental, a integração comunitária), os Procedimentos Gerais onde se descreve o desenho geral, os objectivos gerais); a Secção Empírica, organizada em quatro capítulos relativos às análises principais desta investigação em formato de artigo; a Discussão Geral, as Conclusões e Implicações para a Prática, e os Anexos.
- Development and validation of the achieved capabilities questionnaire for community mental health (ACQ-CMH)Publication . Sacchetto, Beatrice Ilaria Mariasole; Ornelas, José H.A presente Tese de Doutoramento, intitulada “Desenvolvimento e Validação do Questionário das Capacidades Alcançadas para a Saúde Mental Comunitária (QCA-SMC)” consiste numa investigação que procura contribuir para a avaliação e inovação dos programas comunitários de saúde mental, através de uma nova medida baseada no referencial teórico das capacidades e construída de forma colaborativa. Assim, foram definidos dois objetivos principais, nomeadamente: desenvolver uma medida inspirada na abordagem das capacidades, através de um processo colaborativo entre académicos e utilizadores de serviços; validar a medida construída, analisando as qualidades psicométricas e a estrutura fatorial. Para atingir estes objetivos, foram desenhados estudos e etapas sequenciais com amostras independentes. O primeiro estudo consiste na construção colaborativa do questionário e abrange diversas fases, como a realização de focus group para a recolha dos dados; a constituição de um steering committee composto por 3 utilizadores e 2 académico para a análise dos dados e a formulação dos itens; a análise da validade facial com um grupo de 15 utilizadores voluntários. O questionário obtido é composto por 104 itens organizados em 10 capacidades teóricas listadas pela autora Nussbaum. O segundo estudo avaliou a validade de conteúdo envolvendo um painel de 3 utilizadores, 3 profissionais de serviços e 2 académicos, reduzindo a medida para 98 itens. O processo participativo permitiu identificar indicadores relevantes e adequadamente formulados para a população em estudo. Desta forma, promoveu-se a validade ecológica do instrumento, a transformação dos papéis tradicionais de investigação e o empowerment dos/as participantes. No terceiro estudo, foi realizada uma análise fatorial exploratória que permitiu identificar uma estrutura de 6 componentes e 48 itens. Seguiram-se análises de confiabilidade (inclusive test-retest) e validade de constructo, observando a associação com escalas de qualidade de vida, recovery, empowerment e distress psicológico. Por fim, no quarto estudo, através da análise fatorial confirmatória, resultou uma solução de 43 itens e 5 dimensões. Realizaram-se análises de confiabilidade, sensibilidade e validade discriminante dos fatores, bem como de validade convergente e divergente. Estes dois últimos estudos revelaram bons resultados psicométricos do QCA-SMC, e possibilitaram uma adaptação das 10 capacidades teóricas, produzindo dimensões relevantes para o contexto que podem ser utilizadas como linhas orientadoras para avaliar em que medida os programas promovem as capacidades das/os suas/seus participantes, bem como para promover uma mudança transformativa do sistema de saúde mental. O relatório de Tese é composto por três partes principais. A primeira é a Introdução Geral, que realça a) a inovação do referencial teórico das capacidades, tendo em conta o background histórico e atual do sistema de saúde mental, bem como a interligação com a psicologia comunitária; b) a pertinência da abordagem colaborativa na investigação e avaliação na área da saúde mental. Na primeira seção também são apresentados o desenho e o contexto de investigação, os métodos e procedimentos, as medidas e análises aplicadas. A segunda parte consiste na Seção Empírica e apresenta três artigos que refletem os estudos realizados. Por fim, as Conclusões Gerais resumem e discutem os resultados e as suas implicações para uma mudança transformativa, bem como as reflexões sobre limitações e estudos futuros.
- A eficácia das parcerias comunitárias na resposta a mulheres vítimas de violência domésticaPublication . Ferreira, Susana Cristina Rodrigues; Ornelas, José H.O presente trabalho de investigação é um estudo exploratório e descritivo, e tem como objectivo analisar o funcionamento de uma parceria comunitária na área da violência doméstica - “ Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica” – localizada em Cascais. Utilizámos como instrumento, um questionário da professora Nicolle Allen, utilizado no seu estudo “An Examination of the Efectiveness of Domestic Violence Coordinating Council’s” e focámos a nossa análise em questões chave, tais como, a tomada de decisão na rede, a liderança e a missão partilhada. Concluímos, de acordo com os resultados, que a parceria apresenta um funcionamento eficaz e que trabalha de forma a beneficiar a comunidade e a aumentar a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica.
- Escala de fidelidade Housing First: Avaliação da fidelidade do programa Casas Primeiro, LisboaPublication . Costa, Patrícia Jacob Martins da; Ornelas, José H.Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da fidelidade do programa Casas Primeiro (CP) em relação ao modelo Housing First (HF) . O programa Casas Primeiro foi implementado na cidade de Lisboa por uma organização da área da saúde mental (AEIPS), que adotou este modelo de habitação independente com prática baseada nas evidências. O conceito de fidelidade em projetos tem sido tradicionalmente ligado à cópia integral do modelo original, no entanto, alguns investigadores argumentam que é necessário para as organizações fazerem adaptações ao modelo original tendo em conta circunstâncias particulares. Sabe-se que algumas adaptações poderão entrar em conflito direto com a filosofia subjacente ao modelo original. A escala de fidelidade foi desenvolvida especificamente para este modelo e está ser aplicada em vários programas inspirados no modelo HF, na Europa, Estados Unidos e Canada. Pretendemos investigar de que forma este instrumento contribui para o sucesso na implementação de programas inspirados no modelo HF, bem como perceber e estudar os desvios ao modelo original. Através de uma metodologia mista procedemos a avaliação: a) de forma quantitativa através do questionário de avaliação da fidelidade traduzido para Português, AEIPS., 2016 , « Escala de fidelidade Housing First», VP de ( Gilmer, T., Stefancic, A., Sklar, M., & Tsemberis, S. (2013).« Housing First fidelity Survey» e b) qualitativa através da análise das entrevistas aos informadores chave, com objetivo de explorar os resultados e justificar os índices de alta ou baixa fidelidade. A leitura dos resultados, elevados no que diz respeito à fidelidade do programa ao modelo original, permite-nos ir mais longe e identificar a presença de inúmeros desafios e contributos determinantes para a manutenção, disseminação e influência para mudança das políticas ligadas à habitação, que possam garantir a continuidade do programa, preservando as características originais do modelo. Foram identificados alguns domínios em que se colocam desafios para o desenvolvimento do programa Casas Primeiro, nomeadamente no que diz respeito à Estrutura da Equipa/Programa e Variedade de Serviços. Os resultados da avaliação da fidelidade foram interpretados no contexto da restante informação recolhida, incluindo entrevista a informadores chave e restante equipa.
- Escola inclusiva e Covid-19 - estado da artePublication . Pedroso, Vanda Isabel de Sousa; Ornelas, José H.Pretendeu-se com este trabalho fazer uma revisão da literatura relativa à Inclusão em Contexto Escolar, apresentando uma reflexão relativa ao facto de que em que medida, o novo Decreto-Lei que estabelece o Regime Jurídico da Educação Inclusiva em Portugal, o Decreto-Lei nº54/2018, promove as práticas da Educação Inclusiva. Porém, e tendo em conta a presente conjuntura de Pandemia de SARS-COV-2 COVID-19 em que nos encontramos, acresceu à nossa reflexão a questão de como aplicar, em contexto educativo, estratégias inclusivas ajustadas aos tempos de pandemia, promotoras de uma escola inclusiva, na realidade Portuguesa. Deste modo, procedeu-se a uma revisão de literatura subordinada aos temas (Inclusão, Educação Inclusiva, Covid-19, Pandemia), tendo em conta a informação produzida a partir de 2015 e informação de 2020 relativa à COVID-19, havendo, porém, alguns documentos que pela sua importância e conteúdo ainda atual têm data anterior. Realizou-se uma análise das conclusões a que os diversos autores chegaram, o que permitiu colocar em evidência as características, dimensões e estratégias relativas à Inclusão em Contexto Educativo, bem como evidenciar o impacto da Pandemia em geral e da COVID-19 em particular ao nível das práticas em contexto escolar, focando-se na realidade Portuguesa, identificando os procedimentos que procuraram manter as práticas inclusivas. As conclusões permitiram observar, por um lado, que o Decreto-Lei nº54/2018 apresenta uma boa base de sustentação teórica, preconizando uma política inclusiva, pois enquadra-se nos objetivos e estratégias a adotar para uma escola inclusiva preconizados pelos diversos acordos/declarações globais e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS4 – Educação de Qualidade (ONU, ODS4 da Agenda 2030). Por outro, ao nível das práticas, ainda há que investir na formação dos professores por forma a dotá-los de estratégias pedagógicas que contemplem esta nova abordagem, reduzir a burocracia inerente à implementação das medidas preconizadas no Decreto-Lei, incrementar a interação da Escola com as Famílias e a Comunidade bem como o envolvimento dos alunos no seu percurso educativo e proceder às alterações físicas das estruturas dos equipamentos escolares, por forma a que, por exemplo, um cadeirante possa ter acesso a toda a escola. Por fim, ao nível das práticas inclusivas em tempos de pandemia, e dentro das dimensões consideradas importantes para a Inclusão (participação, sucesso e presença), alunos e suas famílias e pessoal docente e não docente ficaram limitados nas suas ações, em virtude dos constrangimentos provocados pela mesma.
- Estudo exploratório de factores potenciadores de stress e de suporte social percepcionados por famílias homoparentais adoptantesPublication . Fernandes, Inês Oliveira Monteiro; Ornelas, José H.Este estudo teve como objectivo identificar possíveis factores potenciadores de stress e de suporte social percepcionados por famílias homoparentais que recorreram à adopção individual. Participaram no estudo dois casais, um de homens gays e outro de mulheres lésbicas. Na recolha de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada, tendo emergido da Análise Temática sete grandes temas: Contexto Familiar, Adopção, Amigos, Comunidade Educativa, Meio Profissional, Comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (LGBT) e Quadro Legal. Os principais resultados evidenciam que os factores de stress situam-se, fundamentalmente, ao nível do preconceito e discriminação em relação à homossexualidade, em diferentes contextos relacionais (particularmente Familiar e Meio profissional), reflectindo-se na Adopção devido sobretudo quer à internalização do estigma quer às limitações legais.O suporte da Família de origem e Amigos, foi indicado como capaz de colmatar o impacto do preconceito, contudo, estes contextos relacionais também evidenciaram poder constituir uma fonte de stress. O processo de adopção, e experiências adjacentes, foram percepcionados como factores promotores de stress, devido à orientação sexual e internalização do estigma, o que se deve, em grande parte, ao Quadro legal vigente em Portugal, discriminatório na adopção por casais homoparentais. A Comunidade Educativa é considerada um contexto com características de suporte, apesar de ser explicitamente manifesta a incompreensão da variedade familiar. A Comunidade LGBT foi identificada como estrutura de suporte na partilha de experiências, na aquisição de informação sobre a prática parental e na construção de uma identidade. Estas evidências sugerem a importância de compreender melhor e de forma mais aprofundada, as necessidades, a natureza e as causas da percepção do reduzido suporte social e do stress experienciado pelos casais homossexuais adoptantes, no sentido de serem desenvolvidas e implementadas intervenções adequadas e sustentáveis.
- O impacto da pandemia pela COVID-19 nos adolescentes e jovens : revisão crítica da literaturaPublication . Loureiro, Marta Catarina de Almeida Castelo Assis; Ornelas, José H.presente estudo tem por objetivo apresentar uma revisão crítica da literatura, sobre o impacto e os efeitos da pandemia causada pela COVID-19, junto de adolescentes e jovens, quer a nível nacional como internacional. Com o intuito de sumarizar os seus principais resultados e servir de base para investigações futuras foi, primeiramente, realizada uma análise das palavras-chave consideradas relevantes para o estudo, considerando alguns desafios pré-pandémicos já existentes, agrupados em três categorias distintas: educação e emprego, questões sociais e participação comunitária, e saúde mental. Cumprindo com o objetivo proposto, foram selecionados e analisados 46 artigos e relatórios com base nas mesmas três categorias atribuídas, entre abril e novembro de 2020, onde se pretendeu conhecer e explorar quais os aspetos e fatores mais impactantes e desafiantes que esta pandemia está a causar nas vidas dos adolescentes e jovens. Destaca-se a relevância desta temática para a compreensão e preparação das comunidades em geral, com particular enfoque para os profissionais das áreas da educação, do apoio psicossocial e da saúde, dado tratar-se de um fenómeno mundial sem precedentes na história moderna, com contornos multifacetados e complexos, mas de enorme importância para uma maior compreensão do desenvolvimento e dos papéis interventivos dos adolescentes e dos jovens, no mundo atual.
- A integração comunitária de pessoas com experiência de doença mental através do emprego apoiado – Estudo omparativoPublication . Silva, Ana Rita Pereira da; Ornelas, José H.Objectivo: Neste estudo pretendeu-se comparar os níveis de integração comunitária de utilizadores de serviços de saúde mental comunitários, integrados profissionalmente através de programas de emprego apoiado com utilizadores que não estão integrados profissionalmente, e ainda identificar os factores sociodemográficos que influenciam a integração comunitária. Método: Este estudo utilizou um método comparativo através de uma análise quantitativa. Participaram 62 utilizadores, recrutados através de uma selecção por conveniência. Ambos os grupos de utilizadores integrados e não integrados profissionalmente são constituídos por 31 participantes. Para medir a integração comunitária em termos das suas três dimensões (física, social e psicológica), utilizaram-se vários instrumentos e uma escala de sintomas. Resultados: Os resultados indicam uma similitude nos resultados de integração comunitária nos dois grupos. Encontraram-se diferenças significativas ao nível da experiência de trabalho entre os dois grupos e uma correlação positiva entre as subescalas utilizadas. No que se refere à caracterização da integração comunitária através de aspectos sociodemográficos, foram encontradas diferenças significativas no género, nos escalões etários e nas habilitações literárias. Encontraram-se também diferenças significativas na escala de sintomas relativamente ao diagnóstico psiquiátrico e à situação habitacional. Conclusões: O facto dos participantes deste estudo serem utilizadores de organizações de saúde mental orientadas para o recovery e para a integração comunitária, pode justificar a semelhança nos resultados de integração nos dois grupos. Assinala-se assim, a importância de promover programas orientados para a integração comunitária, como o emprego e educação apoiada e a habitação independente com vista a mudanças transformativas que podem ser alvo de pesquisa para futuras intervenções.
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