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  • A relação entre o que a criança ouve, vê e recorda: Efeitos do tipo de estruturação do discurso e da apresentação da informação na memória e no conhecimento das crianças em idade pré-escolar
    Publication . Gomes, Marta; Matta, Isabel
    O presente estudo pretendeu investigar os efeitos provenientes da forma de apresentação de um acontecimento na memória de crianças em idade pré-escolar. Com base num acontecimento “Fazer Bolos de nozes e chocolate", com uma estrutura logicamente ordenada, criaram-se assim, quatro condições experimentais para o efeito: uma situação denominada Não Verbal, onde não ocorria um acompanhamento verbal do adulto aquando da apresentação de cartões com as imagens referentes às acções do acontecimento, e três condições verbais, nas quais o acompanhamento verbal do adulto surgia a par da apresentação das imagens, assumindo três formatos específicos, Script, História, ou Descrição. Com base na manipulação da forma de apresentação e do tipo de discurso utilizado pelo adulto previram-se duas hipóteses. Na primeira hipótese postulámos, que as crianças sujeitas ao acompanhamento verbal do adulto durante a apresentação do acontecimento iriam apresentar um desempenho superior em relação às crianças da modalidade não verbal. Sugerimos ainda numa segunda hipótese, tendo em conta os três estilos linguísticos das modalidades verbais, que a verbalização do adulto num formato tipo script providenciaria uma superioridade no desempenho das crianças, comparativamente aos restantes formatos verbais, História e Descrição. Para estudar estes efeitos, avaliámos a recordação livre efectuada pelas crianças em três momentos, Recordação Imediata 1 (correspondente à primeira apresentação do acontecimento); Recordação Imediata 2 (a seguir à repetição da apresentação do acontecimento); e Recordação Diferida (após uma semana). A partir destas recordações, feitas nestes três momentos, analisámos a quantidade de informação recordada; a organização da informação recordada, o nível de discurso relativo à recordação da criança, e os conteúdos recordados. Na experiência participaram 128 crianças do pré-escolar de 9 Jardins de Infância pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Cascais. A análise dos resultados veio revelar que as crianças das modalidades verbais beneficiaram da verbalização do adulto, apresentando um melhor desempenho que as crianças da modalidade não verbal. Constatámos que estas últimas recordaram menos informação acerca do acontecimento, e fizeram-no de forma mais incompleta e parcial, referindo menos acções completas e mais acções isoladas (sem incluir os seus alvos e. complementos) e elementos isolados (objectos e ingredientes, sem referir as acções a desempenhar com eles), do que as crianças das modalidades verbais. Por seu turno, também se registou na situação não verbal um maior número de intrusões na recordação. Os efeitos da ausência de verbalização do adulto também foram observados numa menor capacidade das crianças desta condição ordenarem temporalmente o acontecimento, reflectindo-se consequentemente, num menor nível de estruturação da própria verbalização que realizaram a propósito da recordação do acontecimento. Das situações verbais abordadas, a verbalização do adulto num formato de um script veio a demonstrar maiores benefícios na recordação das crianças, comparativamente com os restantes formatos verbais. As crianças desta condição recordaram uma maior quantidade de unidades de informação pertencentes ao acontecimento, e numa forma verbal mais completa, referindo mais acções com os seus alvos e complementos e uma menor quantidade de intrusões, do que as das restantes condições verbais. Também foi nesta condição que se encontraram os maiores níveis de informação ordenada canonicamente e consequentemente, os níveis mais elevados de estruturação do discurso produzido pelas próprias crianças, resultante da sua recordação livre a propósito do acontecimento apresentado. Estes resultados sugerem que a linguagem organizou a memória e que as crianças do nosso estudo foram sensíveis ao estilo linguístico do adulto. Dependendo do formato verbal utilizado pelo adulto para apresentar o acontecimento geraram-se desempenhos muito diferenciados, nos quais o script se veio a destacar, favorecendo o acesso à representação do acontecimento, a recordação e a descrição verbal do mesmo.
  • Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículo
    Publication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, Marta
    Nos dias 9 e 10 de Julho de 2018 realizou-se em Lisboa, no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”. O evento, organizado pelo Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA – Instituto Universitário (CIE-ISPA), pretendeu criar um espaço de encontro entre os actores do universo da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, promovendo trocas interdisciplinares que promovessem a partilha de conhecimento e a divulgação de praticas em contextos educativos, formais ou informais. Vivem-se tempos caracterizados por rápidas mudanças sociais, culturais e cientificas e pela diversidade das comunid2019-04-08 - ades educativas. Esta nova realidade exige continua reflexão sobre o conhecimento e a intervenção da Psicologia, em particular, no domínio da Educação, pelo que a estruturação de espaços de divulgação e discussão de natureza interdisciplinar são cruciais.
  • The Academic Self-Regulation Questionnaire: A study with Portuguese elementary school children
    Publication . Gomes, Marta; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco José Brito; Santos, Natalie; Sanches, Cristina
    Background: Several studies have focused on the assessment of students’ motivation because this construct is very important to understand students’ learning and how to enhance it. The Academic Self-Regulation Questionnaire (SRQ-A), based on the self-determination theory is a self-report instrument developed to access the reasons why students do their school work. However, there is no Portuguese version of this questionnaire for late elementary students. The primary goal of this research was to analyze the psychometric properties of a Portuguese version of SRQ-A in the domain of Mathematics with elementary school children. Methods: Participants were 341 elementary school children ranging from 8 to 11 years old from the third and fourth grades. The Portuguese version of the SRQ-A included 24 items assessing four regulatory styles (external, introjected, identified, and intrinsic) in three behavioral categories (homework, classwork, and answering questions in mathematics lessons). To examine the psychometric properties of the instrument, we conducted an exploratory structural equation modeling (ESEM), measured gender and grade invariance, and calculated internal consistency indexes and temporal stability. Results: ESEM analyses supported the original multidimensional structure of the measure with four regulatory styles using a reduced version of the instrument with 16 items. Correlations between the four regulatory styles revealed a simplex pattern consistent with the continuum of self-determination theory. Results showed adequate internal consistency for all regulatory styles (α ≥ .73; CR ≥ .76) and temporal stability (4-month test-retest ≥ .43). The questionnaire showed measurement and structural invariance across gender and grade. Finally, some gender differences were observed; on average, boys scored higher than girls in external regulation. No differences were observed between grades. Conclusions: Our findings suggest that the Portuguese version of the SRQ-A has good psychometric properties providing adequate support for its use in educational research on motivational styles, including studies concerning gender and grade differences in self-regulation.
  • O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
    Publication . Almeida, Marta Mendes de; Gomes, Marta; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
    Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.” ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.
  • Classroom talk: The ubiquity of feedback
    Publication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Santos, Natalie; Sanches, Cristina; Gomes, Marta
    Classroom interactions play an important role in the learning and teaching of mathematics, and feedback emanating from these interactions is a powerful tool for enhancing student learning. These exchanges have been widely studied in higher education, but very few investigations have been carried out at the level of elementary students and teachers. This study aimed to contribute to existing knowledge of feedback, and to formulate guidelines to improve teacher feedback in elementary school. The specific objectives were to analyse the focus of feedback (a) by lesson purpose and type of interaction, (b) by type of question and student's answer, and (c) by gender and student achievement. Participants comprised five teachers and their 82 third-grade students attending an elementary school in Portugal. Mathematics lessons were video-recorded and a categorisation system to assess teacher-student interaction was developed, based on a review of the literature and empirical data. The results showed that most of the teacher–student interactions contained feedback, which was usually focused on a specific task, and less frequently on the ways in which tasks were processed. In terms of lesson purpose, teachers' feedback was evaluative, especially when they had initiated the interaction. Feedback became more effective when the initial move was made by the students. The focus of feedback was not related to the type of question asked, but it was associated with the certitude of the students' answers. We also observed an interaction effect between the focus of feedback, gender and achievement, with high-achievement boys receiving advantages. Our results hold important implications for teachers' classroom practices and professional development.
  • Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
    Publication . Matta, Isabel; Gomes, Marta
    Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instrução/ objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.
  • Psychometric properties of the Portuguese version of the Achievement Emotions Questionnaire for Elementary School
    Publication . Sanches, Cristina; Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Santos, Natalie; Gomes, Marta
    Abstract: The main purposes of the current research were to translate and adapt the Achievement Emotions Questionnaire – Elementary School (AEQ-ES) into Portuguese and to analyze its psychometric properties. A sample of 350 Portuguese third and fourth graders (aged 7 to 12 years) completed the Portuguese version of the AEQ-ES (AEQ-ES-P). As does the original version, the AEQ-ES-P measures students’ enjoyment, boredom, and anxiety toward mathematics in three academic settings: attending class, doing homework, and taking tests. Confirmatory factor analysis corroborated the hierarchical structure of the AEQ-ES-P, which was also invariant across gender and grades. The instrument also showed good reliability and temporal stability. Significant correlations were found in the expected direction between enjoyment, anxiety, and boredom, as well as between these emotions, students’ perceptions of competence, and intrinsic motivation toward mathematics, thus supporting the internal and external validity of the questionnaire. These results indicate that the AEQ-ES-P presents good psychometric properties and is suitable to measure the achievement emotions of Portuguese elementary-school children of the third and fourth grades in the domain of mathematics.
  • XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Atas
    Publication . Martinho, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, M. A.; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, Marta
    Realizou-se no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”, nos dias 9 e 10 de julho de 2018 realizou-se em Lisboa. A organização do evento esteve a cabo do Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário (CIE-ISPA). Foram objetivos deste Colóquio: a) promover o encontro entre profissionais da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, b) promover trocas interdisciplinares que levassem à partilha de conhecimento e à divulgação de práticas em contextos educativos, formais ou informais. Este Livro de Atas conta com contribuições de especialistas de várias partes do mundo, e explora uma variedade de temas, nomeadamente: Avaliação em Contexto Educativo, Contextos Educativos e Comportamentos, Contextos sociais e Desenvolvimento, Diversidade e Educação, Educação, Família(s) e Comunidade, Ensinar e Aprender, Interculturalidade e Educação, Literacia e Educação, Motivação e Emoções e Problemáticas do Currículo, que examinam novas sinergias, na procura do alargamento e partilha de conhecimentos e práticas. Com a divulgação deste volume espera-se disponibilizar informação que possa contribuir para um aprofundamento da reflexão das temáticas abordadas, sendo que os conteúdos apresentados são da responsabilidade dos seus autores. Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível a realização deste Colóquio Internacional, em particular aos participantes e oradores convidados. Agradecemos ao ISPA-Instituto Universitário pelo apoio institucional bem como ao CIE-ISPA pelo suporte científico e organizativo. Agradecemos ainda a todos os colaboradores do ISPA, estudantes e professores que nos ajudaram a realizar com sucesso este evento. Com a colaboração deste leque diversificado de pessoas e estruturas, a quem renovamos o agradecimento, foi possível atingir o nosso objetivo também traduzido neste Livro de Atas A Coordenação do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
  • Emotional profiles regarding maths among primary school children – A two-year longitudinal study.
    Publication . Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco; Santos, Natalie Nóbrega; Sanches, Cristina; Gomes, Marta
    . . . Learning maths is challenging for many primary school students, and teachers must understand students’ learning and emotional processes specific to learning maths. The current research, grounded in control-value theory, focused on achievement emotions regarding maths. Primary school students (N = 71) were studied with the primary objective of examining the longitudinal trajectories of achievement emotions of third graders over two years. The Portuguese Achievement Emotions Questionnaire for Elementary Students was administered biannually to assess enjoyment, anxiety, and boredom regarding maths. The results indicate that enjoyment decreased and boredom increased over time, revealing three emotional profiles: positive, negative and moderate. The positive profile showed the highest scores in maths achievement. Profile membership was moderately stable and became increasingly stable and structured. In examining the complexity of students’ emotional profiles and processes, the importance of understanding them to enhance educational support, development, and learning was highlighted. .