Repository logo
 

PSOC - Artigos em revistas nacionais

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 140
  • Para uma comunicação mais inclusiva
    Publication . Guerreiro, Augusto Deodato
    O autor salienta a importância da cultura como móbil essencial da inclusão, reflectindo, para o efeito, a intercompreensão, a tolerância e a solidariedade nos domínios cultural e comunicacional. Preconiza o valor universal da inclusão numa sociedade em que prevaleça uma equidade no acesso aos espaços culturais, à informação e à cultura. Salienta a acessibilidade à informação e à cultura por parte das pessoas em situação de fragilidade social e carências culturais, como imperativo ético de progresso aos mais diversos níveis para promover a sua independência e autonomia, interactividade social e cultural.
  • Comunicação e locus social da criança surda
    Publication . Rebelo, António
    A relação de «bonding» e de «attachement» que se desenvolve entre os pais ouvintes que têm um filho surdo e que utilizam com ele a Língua Oral e os pais surdos que têm um filho também surdo, tem resultados diferentes: nos primeiros a relação é de solilóquio enquanto que nos segundos é de interacção; os primeiros desenvolvem a comunicação linguística em todas as valências – sintaxe, morfologia e semântica – enquanto que os segundos não têm essa possibilidade. O desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico que se desenvolve desde o nascimento até à maturidade: os conceitos que se desenvolvem ao nível de percepção; os de acção que se situam ao nível sensório- motor e que se designamos por «abstracção empírica» e o conceito de «operação» que resulta da construção conceptual, «abstracção reflexiva» – ajudam o indivíduo a obter uma rede conceptual de estruturas coerentes. O importante no desenvolvimento cognitivo é ter a capacidade para fazer abstracções reflexivas – operações mentais. O conhecimento sensório-motor manifesta-se por acções, enquanto que o conhecimento conceptual se exprime através de símbolos. Pela impossibilidade de ouvir ou pela impossibilidade de entender o pouco que possa ouvir, a língua gestual é o motor da formação de símbolos indispensáveis ao desenvolvimento cognitivo da criança surda. Palavras-chave: Criança surda, pais surdos, pais ouvintes, desenvolvimento cognitivo.
  • Conhecimentos e atitudes dos pais, menores e professores em relação ao abuso sexual
    Publication . Sánchez, Amaia del Campo
    O presente trabalho tem como objectivo estudar os conhecimentos e as atitudes dos pais, menores e professores em relação ao abuso sexual, como ponto de partida para a elaboração de programas de prevenção. Os sujeitos deste estudo foram 113 menores de idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, 225 pais e 26 professores ensino básico. Os resultados da nossa investigação indicam que tanto os pais como os professores possuem muito pouca informação sobre a realidade do abuso sexual infantil e mantém inúmeras crenças erradas em torno deste tema. No que concerne aos menores, a maioria ouviu falar alguma vez do abuso sexual e, sem dúvida, têm uma visão do abuso unida ?vii olência na qual os agressores são sempre desconhecidos.
  • Um programa de formação para a eficácia dos treinadores da iniciação e formação desportiva
    Publication . Cruz, José F.; Dias, Cláudia; Gomes, Rui; Alves, André; Sá, Sandra; Isabel, Viveiros; Almeida, Sérgio; Pinto, Sofia
    Inexistente
  • Efeitos implícitos da pertença e identificação grupais na discriminação social
    Publication . Cameira, Miguel; Serôdio, Rui Guedes; Pinto, Isabel R.; Marques, José M.
    Utilizando uma metodologia não-obstrusiva, testámos a hipótese de que a associação entre estímulos visuais não salientes e a pertença grupal dos indivíduos pode interferir na escolha de uma equipa de trabalho sem que estes se apercebam dessa influência. As participantes (66 estudantes dos cursos de Psicologia e de Serviço Social) foram acolhidas por uma Psicóloga vs. Trabalhadora Social após o que deveriam escolher entre duas equipas, fisicamente semelhante vs. diferente da pessoa que as recebeu, para a continuação do mesmo estudo. Os resultados mostraram que as participantes que foram acolhidas pelo membro do exogrupo escolheram mais a equipa diferente do que as participantes acolhidas pelo membro do endogrupo sendo este efeito mediado pela identificação ao endogrupo. Os resultados são discutidos à luz de investigação anterior utilizando medidas implícitas de discriminação social.
  • Approche historique et sociologique du milieu carcéral en France: Comment comprendre les difficultés d’ouverture de la politique pénitentiaire française (1789-1945)
    Publication . Colin, Patrick
    L’approche historique et sociologique du milieu carcéral en France depuis le début du XIXéme siècle nous permet de mieux comprendre les difficultés d’ouverture de la politique pénitentiaire française à la fin du XXéme siécle. Pendant toute la première moitié du XIXéme siécle, la société des prisions prépare une pénitentiaire. On croit à l’emprisonnement cellulaire et à l’amendement des criminels par le travail. De 1850 à 1945 nous assistons à une orientation répressive de la politique pénitentiaire. Les réformes pénitentiaires proposées par la société des prisons ne sont pas appliquées: absence de reconstruction de nouvelles prisons, échec du «tout cellulaire», omniprésence des employeurs. Le consensus de la majorité des criminologues français autour des approches biologiques lombrosiennes ou lacassagnienne favorise la pratique de la colonisation pénale: le criminel est irrécupérable. Il faut attendre 1945 pour que l’amendement et le reclassement soit de nouveau placé au centre de la politique pénitentiaire française.
  • Da privação socio-económica à falência dos conceitos de suporte social e desenvolvimento: Reflexões para uma práxis interventiva
    Publication . Simões, Carlos Eugénio Neves
    Neste artigo, propomos um conjunto de reflexões que estabelecem o confronto entre alguns dos mecanismos que originam a privação socio-económica e as suas consequências nos processos de desenvolvimento humano. É discutido o papel da Ciência na emergência das problemáticas sociais e põe-se em relevo, a falácia do conceito «Globalização», face aos novos e crescentes territórios da marginalidade e da exclusão social
  • História de abuso durante a infância
    Publication . Bárbara, Figueiredo; Paiva, Carla; Matos, R.; Maia, A.
    O presente estudo insere-se num projecto de investigação mais vasto sobre o contexto psicossocial dos maus tratos e negligência à criança em Portugal. Foi especificamente concebido para analisar a prevalência de história de abuso na infância e adolescência em pais portugueses na comunidade. Os novecentos e trinta e dois pais (506 mães e 426 pais) da amostra do estudo, seleccionados na comunidade através de escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, situadas na região Norte do País, completaram a versão portuguesa do Childhood History Questionnaire (CHQ, Milner, Robertson, & Rogers, 1990). Os resultados ilustram os cuidados recebidos, assim como a prevalência de história de abuso físico (com e sem sequelas) e sexual, na infância e adolescência dos pais da amostra. Ilustram aspectos relevantes da história de abuso físico e sexual dos participantes no estudo, tais como: idade de ocorrência, recorrência do abuso, perpetrador(es) e tipo de comportamento abusivo
  • A possibilidade de uma ética da soberania em reabilitação e inserção social
    Publication . Ceitil, Maria João
    A problemática deste texto é a questão da ética do ponto de vista da Reabilitação e Inserção Social. É necessário construir uma ética de soberania, uma ética humanista. A nossa tese é a tese Aristotélica: o problema da ética é o problema da felicidade. É estranho falar de felicidade numa sociedade dominada pelo capital; uma sociedade onde o capital é absoluto. É necessário inverter a política que constitui o capital absoluto; apenas com este esforço de inversão será possível olhar «de novo» o objectivo da vida: a felicidade.