OUTRAS - Actas de reuniões cientificas
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Bibliotecas de ensino superior : Novas e saudáveis tendênciasPublication . Lopes, CarlosO que há no horizonte para os próximos anos para as bibliotecas de ensino superior? Que tendências e tecnologias dirigirão a mudança nas bibliotecas de ensino superior? Quais são os desafios considerados solucionáveis ou difíceis de superar e como podemos criar estratégias efetivas para solucioná-las? Estas questões associadas à adoção tecnológica e à mudança educacional são o propósito desta comunicação sobre tendências para as bibliotecas de ensino superior. São apresentadas as dez recomendações elaboradas pelo grupo de trabalho das bibliotecas de ensino superior da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) como vetores de reflexão para a área da saúde, nomeadamente: 1. Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica; 2. Desenvolver competências dos profissionais das bibliotecas para apoio às atividades de ensino e aprendizagem; 3. Apoiar projetos editoriais de publicação académica e científica; 4. Assegurar repositórios institucionais alinhados com os padrões de interoperabilidade e preservação; 5. Criar serviços de apoio à gestão de dados científicos; 6. Potenciar o papel da biblioteca no apoio à investigação; 7. Fomentar parcerias com estruturas de apoio à comunidade académica; 8. Promover e facilitar o acesso às fontes de informação; 9. Reinventar e potenciar os espaços das bibliotecas; e 10. Aprofundar redes de colaboração entre profissionais e instituições.
- O impacto da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) no acesso à informação e produção científica nacional : Resultados de um inquéritoPublication . Costa, Teresa; Lopes, Carlos; Vaz, FranciscoO surgimento das novas tecnologias e da Internet contribuiu para o surgimento na Europa de consórcios e redes de bibliotecas académicas. Os profissionais destas bibliotecas perceberam a necessidade de trabalharem em cooperação, de uma forma estruturada, através da criação de infraestruturas que permitissem a cooperação e a partilha de recursos. É, pois, neste contexto que surgiu, a Biblioteca do Conhecimento Online, b-on, que permite, desde 2004, o acesso a milhares de publicações eletrónicas de editoras de referência internacional nas principais áreas de investigação científica e académica e que constitui um instrumento essencial de acesso e disseminação da informação científica. É sabido que com a difusão e propagação do uso dos recursos científicos eletrónicos as práticas de consulta e de leitura dos investigadores mudaram, não só ao nível do tempo que dedicam à pesquisa, mas sobretudo pela quantidade e variedade de conteúdos que consultam muito mais facilmente e rapidamente. Quisemos perceber se este aumento gradual no acesso a conteúdos científicos estava a ter algum impacto ao nível da produção científica nacional. Assim, entre Dezembro de 2013 e Fevereiro de 2014 aplicámos um inquérito online a 500 investigadores de modo a aferir qual o uso que faziam dos recursos disponibilizados pela b-on e em que medida é que esta Biblioteca lhes trouxe mudanças à sua prática profissional.
- As competências da literacia da informação integradas nos curricula académicosPublication . Lopes, CarlosA unidade curricular “Comunicação e Recursos Bibliográficos” integra o curriculum académico de todos os estudantes do Mestrado de Psicologia Comunitária no ISPA-Instituto Universitário desde o ano letivo 2009-2010, criada no quadro do processo de Bolonha e segundo as diretrizes do Espaço Europeu do Ensino Superior. Trata-se de uma nova disciplina que tem como objetivo potenciar a literacia da informação nos estudantes e o desenvolvimento de competências como pesquisar, selecionar, avaliar, usar e comunicar informação com foco nos processos de investigação. A docência desta unidade é realizada por um profissional da informação integrado e conta com a colaboração dos serviços do Centro de Documentação, que asseguram algumas sessões práticas. Apresentamos, como estudo de caso, um balanço da evolução da unidade curricular – após cinco cursos realizados –, quer nos resultados académicos quer nas repercussões no uso dos serviços e recursos da Biblioteca com ênfase nos seguintes vetores: avaliação da unidade curricular obtida pelos estudantes nos processos de aprendizagem; a importância da integração destes conteúdos em unidades curriculares; e a cultura de colaboração entre os profissionais da informação e docentes/investigadores.
- B-on’s evolution and its contribution to the development of Portuguese sciencePublication . Costa, Teresa; Lopes, Carlos; Vaz, FranciscoIn recent years several initiatives have taken place to promote universal access to the Information and Knowledge Society. It was in this context that in 2004 the Online Knowledge Library (bon) was launched in Portugal. With it, it became easier to get access to full text international scientific publications. This study aims to present and analyze some bibliometric indicators of the Portuguese scientific output seeking to evaluate its link it with bon. It was analyzed the usage of b-on resources by the public universities members of the consortium from 2004 to 2010, and we chose as sample the five universities with more downloads per FTE (full time equivalent).In addition to the usage data of the consortium, we used the Web of Science (WoS) and Scopus from which we identified the articles indexed with Portuguese affiliation and by the five Portuguese universities between 2000- 2010. In WoS we found 79.192 articles indexed with at least one Portuguese author, published in the years under analysis, 40.413 have affiliation at least in one of the five universities considered in this study (51%). In Scopus the number of articles is similar, 62.634 articles for Portugal from which 33.417 have affiliation in at least one of the five universities (54%).We identified the research areas with the largest number of articles. The national scientific production concerning the scientific areas is relatively diverse in accordance with both databases: Chemistry, Physics Engineering, Materials Sciences and Biochemistry Molecular Biology are the subject areas with more indexed articles in WoS; Medicine, Engineering, Physics and Astronomy, Biochemistry, Genetics and Molecular Biology and Chemistry in Scopus . The same article can have multiple authors, with different institutional affiliations from different nationalities. The Portuguese international co-authorship is growing in the recent years, mainly with the USA, Spain and United Kingdom. We conclude that the availability and access to electronic resources contributes to the increased of the scientific productivity of the universities and that the study and analysis of its use and output are essential.
- The impact of the online knowledge library: Its use and impact on the production of the portuguese academic and scientific community (2000-2010)Publication . Costa, Teresa; Vaz, Francisco; Lopes, CarlosIn recent years several initiatives have taken place to promote universal access to the Information and Knowledge Society. It was in this context that in 2004 the Online Knowledge Library (b-on) was launched in Portugal. With it, it became easier to get access to full text international scientific publications. This study aims to present and analyse some of the statistical and bibliometric indicators of the Portuguese scientific output seeking to evaluate its link it with b-on. It was analysed the usage of b-on resources by the public universities members of the consortium from 2004 to 2010, and we chose as sample the five universities with more downloads per FTE (full time equivalent).In addition to the usage data of the consortium, we used the Web of Science (WoS) from which we identified the articles indexed by the five Portuguese universities affiliated between 2000-2010.Thus, and through a quantitative methodology, we identified the scientific production per subject area, international cooperation and scientific journals with the highest number of published articles, among others. We conclude that the availability and access to electronic resources contributes to the increased of the scientific productivity of the universities and that the study and analysis of its use and output are essential.
- Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: validação portuguesa do IL-HUMASS (Parte II)Publication . Lopes, Carlos; Pinto, MariaNas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita de aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 926 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna (o α de Cronbach variou entre .77 e .84) e validade de construto. As caraterísticas psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem.
- Open Medical Library: Cooperation and Scientific Communication Network through RSSPublication . Alonso Arévalo, Julio; Carles-Pomar, Angels; Garcia-Puente Sánchez, Maria; Lopes, Carlos; Martin-Castilla, Sonia; Martin-Rodero, Helena; Vaillès-Serret, JordiOne of the fastest and most performing tools on Web 2.0 is RSS (Really Simple Syndication). It allows the access to digital content without constantly visiting the pages where it is stored. Syndication enables to share all kind of information in XML format, and offers us the opportunity of showing our own content in other web pages in an integrated way, giving an added value to the information. In this communication we would like to present a Network Collaborative Project between medical libraries belonging to different institutions, located in different geographical areas and with different purposes, objectives and interests (some of them focusing on research and teaching and other on medical practice). Our medical libraries have incorporated “the content syndication”, on the one hand, as another tool for medical librarian work and, on the other hand, as a value-added service in order to be useful to different users such as medical staff, teachers, researchers or students. RSS lets us share information channels, creating a space for collaborative research. Syndication is a great help to our users as it develops a new trend in the content management sector, which is changing considerably the relationship with information, for both users and librarians’ point of view.
- Redes de bibliotecas de psicologia: Um desafio para PortugalPublication . Lopes, CarlosA documentação em Psicologia, o papel dos bibliotecários nas bibliotecas de Psicologia e a importância da criação de redes de bibliotecas de Psicologia, são alguns dos temas emergentes, decorrentes de todo um processo evolutivo das bibliotecas universitárias de Psicologia, em Portugal. Serão apresentadas experiências que traduzem a mudança das bibliotecas de Psicologia de uma sociedade da informação para a sociedade do conhecimento. A Web of Knowledge e a Biblioteca do Conhecimento Online (B-on) foram projectos pioneiros em Portugal, que permitiram a transformação de bibliotecas tradicionais em bibliotecas híbridas e das bibliotecas híbridas em bibliotecas digitais. Novas bibliotecas, novas realidades em mudança, assentes na importância actual da literacia da informação no contexto académico e, das acções de formação de utilizadores, introduzem uma nova dinâmica de proximidade das fontes e dos recursos do conhecimento, nos processos de aprendizagem.
- Medical Information Library & Knowledge: MILK or discovery of scientific information on health through social labeling: Connotea and CiteULike = Información científica en Ciencias de la Salud por medio del etiquetado social: Connotea and CiteUlikePublication . Alonso Arévalo, Julio; Martin-Rodero, Helena; Carles-Pomar, Angels; Lopes, Carlos; Garcia-Puente Sánchez, MariaIn this paper we would like to present the second phase of a Network Collaborative Project between medical libraries belonging to different institutions, located in different geographical areas and with different aims, objectives and interests (some of them focusing on research and teaching and other on medical practice). The main goal of this project from its conception has been developing an open, flexible, adaptive medical library, promoted by the community of participants, with the ultimate aim of supporting higher education, research and clinical practice or care, as well as of serving as a tool for the professionals working at the libraries. The platform of choice for us is NETVIBES. To achieve greater integration and effectiveness of the services we have conducted a review of the platform and have integrated two tools that we believe will facilitate the discovery and dissemination of scientific information in our area of expertise. They are two of the social references manager with more projection: CiteUlike and Connotea As often happens in social web services, online references manager are becoming cost-effective solutions that are simple, and powerful to collect large sets of metadata resulting from scientific collaboration. These are isolated data on interest, important for every researcher, but at the collective level are an interesting solution for the discovery and evaluation of large-scale scientific content. Through social reference managers selected, Connotea and CiteUlike, the working group MILK (Medical Information Library & Knowledge) has articulated a far more effective cooperation of the participating libraries and provided a new channel to promote and facilitate the discovery of scientific information between our users. ***** RESUMO ***** En este artículo presentamos la segunda fase de un proyecto de colaboración entre bibliotecas médicas pertenecientes a diferentes instituciones, ubicadas en diferentes zonas geográficas y con diferentes objetivos e intereses (algunas de ellas centradas en la investigación y la docencia médica y otras en la práctica hospitalaría). El objetivo principal de este proyecto desde su concepción se ha centrado en un proceso abierto, flexible de biblioteca, promovido por la comunidad de participantes, con el objetivo último de apoyar la educación superior, la investigación y la práctica clínica o la atención, así como de servir como una herramienta para los profesionales que trabajan en las bibliotecas. La plataforma elegida por nosotros para el mismos es Netvibes. Para lograr una mayor integración y la eficacia de los servicios se ha realizado una revisión de la plataforma y se han integrado dos herramientas que creemos que facilitará el descubrimiento y la difusión de información científica en nuestra área de especialización. Eestas son dos de los gestores de referencias sociales con más proyección: CiteULike y Connotea Como suele suceder en los servicios de la web social, los gestores de referencias en línea se están convirtiendo en soluciones rentables que son simples, y de gran alcance para recopilar grandes conjuntos de metadatos resultantes de la colaboración científica. A través de los administradores sociales de referencia seleccionado, y Connotea citeulike, el grupo de trabajo MILK ha articulado una eficaz cooperación de las bibliotecas participantes y un nuevo canal para promover y facilitar el descubrimiento de información científica entre nuestros usuarios.
- Información científica en Ciencias de la Salud por medio del etiquetado social: Connotea and CiteUlike = Medical Information Library & Knowledge: MILK or discovery of scientific information on health through social labeling: Connotea and CiteULikePublication . Alonso Arévalo, Julio; Martin-Rodero, Helena; Carles-Pomar, Angels; Lopes, Carlos; Garcia-Puente Sánchez, MariaEn este artículo presentamos la segunda fase de un proyecto de colaboración entre bibliotecas médicas pertenecientes a diferentes instituciones, ubicadas en diferentes zonas geográficas y con diferentes objetivos e intereses (algunas de ellas centradas en la investigación y la docencia médica y otras en la práctica hospitalaría). El objetivo principal de este proyecto desde su concepción se ha centrado en un proceso abierto, flexible de biblioteca, promovido por la comunidad de participantes, con el objetivo último de apoyar la educación superior, la investigación y la práctica clínica o la atención, así como de servir como una herramienta para los profesionales que trabajan en las bibliotecas. La plataforma elegida por nosotros para el mismos es Netvibes. Para lograr una mayor integración y la eficacia de los servicios se ha realizado una revisión de la plataforma y se han integrado dos herramientas que creemos que facilitará el descubrimiento y la difusión de información científica en nuestra área de especialización. Eestas son dos de los gestores de referencias sociales con más proyección: CiteULike y Connotea Como suele suceder en los servicios de la web social, los gestores de referencias en línea se están convirtiendo en soluciones rentables que son simples, y de gran alcance para recopilar grandes conjuntos de metadatos resultantes de la colaboración científica. A través de los administradores sociales de referencia seleccionado, y Connotea citeulike, el grupo de trabajo MILK ha articulado una eficaz cooperación de las bibliotecas participantes y un nuevo canal para promover y facilitar el descubrimiento de información científica entre nuestros usuarios. ***** ABSTRACT ***** In this paper we would like to present the second phase of a Network Collaborative Project between medical libraries belonging to different institutions, located in different geographical areas and with different aims, objectives and interests (some of them focusing on research and teaching and other on medical practice). The main goal of this project from its conception has been developing an open, flexible, adaptive medical library, promoted by the community of participants, with the ultimate aim of supporting higher education, research and clinical practice or care, as well as of serving as a tool for the professionals working at the libraries. The platform of choice for us is NETVIBES. To achieve greater integration and effectiveness of the services we have conducted a review of the platform and have integrated two tools that we believe will facilitate the discovery and dissemination of scientific information in our area of expertise. They are two of the social references manager with more projection: CiteUlike and Connotea As often happens in social web services, online references manager are becoming cost-effective solutions that are simple, and powerful to collect large sets of metadata resulting from scientific collaboration. These are isolated data on interest, important for every researcher, but at the collective level are an interesting solution for the discovery and evaluation of large-scale scientific content. Through social reference managers selected, Connotea and CiteUlike, the working group MILK (Medical Information Library & Knowledge) has articulated a far more effective cooperation of the participating libraries and provided a new channel to promote and facilitate the discovery of scientific information between our users.