EDI-Ispa - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDI-Ispa - Artigos by Title
Now showing 1 - 10 of 256
Results Per Page
Sort Options
- Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma : estudo exploratórioPublication . Da Silva, Cláudia Mendes; Barros, Luísa; Simões, FátimaResumo: Considerando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar da doença, e a falta de programas deste tipo em Portugal, construímos uma intervenção psicoeducativa breve para pais de crianças com asma entre os 7 e os 13 anos, visando a aquisição de atitudes mais positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aceitação, eficácia e a satisfação relativa ao programa intervenção. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas 3 sessões de grupo e nos 3 momentos de avaliação (linha de base, final da intervenção e follow-up a 9 meses). Para além da recolha de informação sociodemográfica e clínica, aplicaram-se dois questionários, um de conhecimentos sobre a asma e outro de qualidade de vida da criança (DISABKIDS-37, versões pais e criança). Utilizou-se também uma entrevista sobre a gestão da asma pela família (FAMSS) na avaliação inicial e no follow-up. Os resultados evidenciaram uma melhoria moderada no conhecimento dos pais e nas práticas de gestão da asma, confirmando a utilidade de incluir a intervenção psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma.
- Acknowledging the role of word-based activation in spontaneous trait inferencesPublication . Orghian, Diana; Ramos, Tânia; Reis, Joana; Garcia-Marques, LeonelAbstract: The first goal of the present paper is to call attention to a confounder in studies that explore Spontaneous Trait Inferences (STI). These studies use, most of the times, behavioral descriptions which strongly imply personality traits about the actor of the behavior. However, a potential limitation of this material is the possibility of the trait being activated by specific words in the sentence (wordbased priming) and not, or not only, by an inference made based on the comprehension of the behavioral sentence as a whole (text-based priming). This aspect has been recurrently ignored in previous studies. In the present paper, we discuss how the word-based priming may have obscured the interpretation of previous results in the STI literature. A second goal of this paper is to present a potential solution for this problem. We created a set of 122 trait-implying sentences and their correspondent control versions. These control sentences have approximately the same words as the trait-implying sentences, but the words are rearranged in such a way that the sentences no longer imply the target traits. By keeping the words constant, we control for the activation from individual words in the sentences (word-based priming). Thus, differences in trait activation between the two sentences can only be attributed to text-based priming. Researchers interested in investigating STI in the Portuguese language can use these materials in their studies. With this paper, we hope to stimulate a discussion about the mechanisms responsible for the trait activation in STI studies.
- Adaptação da escala de crenças disfuncionais face à maternidade para a população portuguesa : estudos psicométricosPublication . Costa, Ana Cristina Almeida; Rodrigues, Sofia; Canavarro, Maria Cristina; Fonseca, AnaResumo: As crenças disfuncionais face à maternidade têm sido apontadas como um fator de risco para a depressão pós-parto. O objetivo deste estudo foi adaptar a Escala de Crenças Disfuncionais Face à Maternidade (ECM), que avalia as crenças disfuncionais face à maternidade, para a população portuguesa, e avaliar as suas qualidades psicométricas. Para tal, utilizou-se uma amostra de 387 mulheres no período pós-parto. As participantes responderam, num estudo transversal, à ECM e a outros questionários de autorresposta. A análise fatorial confirmatória revelou como mais adequado um modelo tridimensional, semelhante à estrutura original do instrumento: Crenças Relacionadas com o Julgamento dos Outros, Crenças Relacionadas com a Responsabilidade Materna e Crenças Relacionadas com a Idealização do Papel Materno. Além disso, a ECM associou-se de forma significativa à sintomatologia depressiva e aos pensamentos automáticos negativos gerais e no pós-parto, mostrando a sua validade convergente. Ademais, apresentou boa consistência interna para a pontuação total e para as suas dimensões, à exceção da dimensão Crenças Relacionadas com a Responsabilidade Materna. De forma geral, a versão portuguesa da ECM apresentou bons níveis de fidelidade e validade, pelo que constitui um instrumento útil na avaliação das crenças disfuncionais face à maternidade.
- Adaptação da Escala de Empatia com Animais (EEA) para a população portuguesaPublication . Emauz, Ana; Gaspar, Augusta; Esteves, Francisco; Fonseca (Carvalhosa), SusanaResumo: O interesse pelo estudo das relações entre humanos e animais tem vindo a crescer nos últimos anos, mas a empatia para com animais é um tema ainda recente na literatura, levando a uma maior necessidade de desenvolver instrumentos adequados para a medir. A Escala de Empatia para com Animais (EEA) é o instrumento mais utilizado, tendo por isso sido escolhido para o presente estudo. A EEA foi inicialmente traduzida para português, de seguida foi feita uma análise exploratória através do modelo de componentes principais (com 148 participantes) onde se obteve um modelo com dois componentes, os quais se denominaram de Ligação Emocional com Animais (LEA) e Preocupação Empática com os Animais (PEA). A estrutura do modelo foi reforçada com uma análise confirmatória (com 204 participantes). A estrutura final reporta um modelo bem ajustado, com um bom nível de consistência interna, tanto da escala global, como das suas subescalas. Foi encontrada uma correlação significativa e positiva entre a EEA e outra escala de empatia traço dirigida a humanos (Interpersonal Reactivity Index – IRI), o que veio reforçar a validade de constructo deste instrumento para a sua utilização no panorama nacional.
- Adaptação da Escala de Pensamentos Automáticos Negativos Pós-Parto para a população portuguesa : estudos psicométricosPublication . Rodrigues, Sofia; Costa, Ana Catarina; Canavarro, Maria Cristina Cristina; Fonseca, AnaResumo: Os pensamentos automáticos negativos têm um papel relevante na sintomatologia depressiva, nomeadamente no período do pós-parto. O presente estudo teve como objetivo a validação para a população portuguesa da Escala de Pensamentos Automáticos Negativos Pós-Parto (EPANP), que foi desenvolvida para avaliar a frequência de pensamentos negativos no período pós-parto. A amostra foi constituída por 387 mulheres no pós-parto que responderam a um protocolo de avaliação, num único momento de avaliação. A análise fatorial confirmatória sugere que a versão portuguesa apresenta uma estrutura bidimensional: (1) Avaliação de Cognições, Emoções e Situações (ACES) e, (2) Pensamentos Negativos Relacionados com o Bebé e com a Maternidade (PNRBM). A consistência interna é de .90 para o fator ACES e .75 para o fator PNRBM. A EPANP correlaciona-se de forma positiva com a sintomatologia depressiva e com os pensamentos negativos gerais, e de forma negativa com a autocompaixão e com a subescala de pensamentos automáticos positivos. Por fim, as pontuações da EPANP revelam-se diferentes em função da presença/ausência de sintomatologia depressiva e da presença/ausência de antecedentes depressivos. Assim, a EPANP apresenta bons indicadores de validade de construto, validade convergente, validade de critério e de fidelidade.
- Adaptação do Questionário da Relação de Supervisão (versão reduzida) – Versão supervisando (QRS-r-supervisando)Publication . Santos Nogueira, Rita; Silva, Ana Catarina Nunes; Conceição, NunoResumo: O objectivo principal desta investigação foi a adaptação para a população portuguesa do Questionário da Relação de Supervisão (versão reduzida) – versão supervisando (QRS-r-supervisando). A importância deste constructo na satisfação com a supervisão, no desenvolvimento do terapeuta e na eficácia terapêutica motivaram esta investigação. Realizou-se uma tradução do questionário, seguida de retroversão e de um pré-teste a um pequeno grupo de estudantes de Psicologia, em supervisão. Posteriormente procedeu-se com a investigação recrutando-se 90 psicólogos clínicos/psicoterapeutas em supervisão. Aplicou-se também o Questionário Revisto de Personalidade de Eysenck (adaptação Almiro & Simões, 2013) para efeitos de validade divergente e o CASES (adaptação Lamares & Conceição, 2012) para efeitos de validade preditiva. Os resultados, a partir da análise factorial, sugerem uma medida composta por 17 itens divididos pelas mesmas três subescalas da medida original (Base Segura, Educação Reflexiva e Estrutura) e propriedades psicométricas adequadas (validade factorial, fiabilidade compósita e validade divergente). Discute-se a utilidade da medida e o seu valor prático bem como aspectos para futuras investigações.
- Adaptation and initial validation of the Career Resources Questionnaire for Portuguese – HE Students formPublication . Monteiro, Sílvia; Almeida, LeandroAbstract: A diversified set of career resources has been related in the literature with career development and career success. The Career Resources Questionnaire (CRQ), based on the Career Success framework, was proposed by Hirschi and colleagues (2018) as an instrument aggregating several constructs that emerged as important predictors of career success. This study aims to examine the psychometric properties of the CRQ to a Portuguese higher education sample, as a way to extend previous evidence of validity presented by the authors of the original version. For such, construct, convergent and discriminant validity were examined. Also, reliability and correlations analysis were conducted, taking some sociodemographic and educational attainment variables. The obtained findings showed adequate results, which support the use of the CRQ in Portugal for research or practical purposes. Suggestions for further research and practical implications are also presented.
- Adaptation of the Phubbing Scale and of the Generic Scale of Being Phubbed for the Portuguese populationPublication . Mendes, Letícia; Reis Silva, Beatriz; Vidal, Diogo Guedes; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Dinis, M. A. P.; Leite, ÂngelaAbstract: Excessive, abusive, or inappropriate use of mobile phones can have a negative effect on interpersonal relationships. This study aims to adapt the Phubbing Scale (PS) and the Generic Scale of Being Phubbed (GSBP) for the Portuguese population, establishing the convergent validity of the instruments with others that assess approximate constructs, such as the Partner Phubbing Scale (PPS) and the Nomophobia Questionnaire (NMP-Q), and investigate the differences and/or relationships between sociodemographic variables, mobile phone usage variables and the PS and the GSBP. This is a cross sectional study, including 641 participants, aged between 18-71 (M=27.91; SD=10.60). The Portuguese version of the PS kept the number of items and factors, however, distributed differently from the original version. The Portuguese version of the GSBP kept the structure proposed by the authors of the original version. The correlations obtained by both scales with other instruments ensured convergent validity. Differences were found in the values of the scales according to some sociodemographic variables and some variables regarding mobile phone use. The findings provide culturally adapted and validated two instruments and are helpful to researchers to assess this phenomenon and intervene in a timely manner.
- Aesthetic development in children, adolescents and young adultsPublication . Rocha, T. Almeida; Peixoto, Francisco; Jesus, S. N.Abstract: This paper focuses on aesthetic development in children, adolescents and young adults at a theoretical and empirical level. The most relevant theories in the area of aesthetic development are mentioned. The main goal of the study was to test Parsons’ theory, in an empirical and precise way, characterizing how aesthetic appreciation is developed. In terms of principal methodological assumptions there are two theoretical positions in current research into aesthetic development, those of Housen and Parsons. Parsons’ approach has been proven to be more effective when adapted to younger age groups (children). The empirical research undertaken in this paper uses his interview to understand the level of aesthetic development of 100 participants, divided into 5 age groups (from 4-5 years old, to 18-20 years old). Results of these individual interviews offer direct support to the idea that aesthetic develops naturally and is positively correlated to age. In addition to the findings on aesthetic development, data backs up the progressive descentration that underlies Parsons’ assertion that aesthetic stages depend “on our increasing ability to take on the points of view of others”.
- Ajustamento psicossocial ao cancro da mama em função do tipo de cirurgiaPublication . Fernandes, Susana; McIntyre, Teresa; Leite, ÂngelaResumo: Este estudo compara o ajustamento psicossocial a doença em mulheres com cancro da mama submetidas a cirurgia de conservação e mastectomia, prevendo diferenças entre os dois grupos. Procura ainda avaliar se há diferenças no ajustamento ao longo de quatro momentos de avaliação. A amostra foi constituída por 74 mulheres no estádio I-III da doença submetidas a cirurgia. Todas as mulheres responderam a questionários de baseline, antes da cirurgia, e foram seguidas longitudinalmente até ao final dos tratamentos. As dimensões do ajustamento psicossocial avaliadas foram o estado emocional, as representações da doença e a funcionalidade, não se tendo verificado diferenças no ajustamento, para a grande maioria das variáveis psicossociais estudadas, em função do tipo de cirurgia. Contudo, encontramos diferenças significativas para as representações de doença (compreensão da doença) e para a funcionalidade (categoria lazer, sono e dimensão psicossocial), tendo os resultados sido mais favoráveis para as mulheres que realizaram uma mastectomia. Estes resultados são inesperados uma vez que a cirurgia de conservação pretende proporcionar um resultado cosmético mais satisfatório e com taxas de sobrevivência equivalentes as da mastectomia, fazendo supor que se conseguiria obter um melhor ajustamento psicossocial. Os dados encontrados sugerem que o tipo de cirurgia não parece predizer o ajustamento psicossocial. No entanto, considera-se que implicar as doentes na escolha do tipo de cirurgia, sempre que isso seja possível, pode beneficiar uma compreensão mais ajustada acerca da doença e do tratamento, com repercussões mais favoráveis ao nível emocional e da funcionalidade.