Browsing by Issue Date, starting with "2018-06"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Como é vivida a adoção na adolescência? Construção de um Questionário de Sentimentos relacionados com a adoçãoPublication . Barroso, Raquel; Barbosa-Ducharne, Maria Acciaiuoli; Coelho, VanessaResumo: As experiências relacionadas com a adoção são processadas emocionalmente e assumem um significado individual que influencia a forma como cada adotado vive a sua história de adoção. Mesmo quando a experiência da adoção é positiva e o adotado manifesta bom ajustamento psicológico, a história de adoção desencadeia um misto de sentimentos sendo as emoções negativas mais dificilmente identificadas e assumidas. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento original de avaliação da valência (positiva ou negativa) de sentimentos associados ao estatuto adotivo. Participaram neste estudo 80 adolescentes adotados com idades compreendidas entre os 12 e 22 anos. A análise fatorial exploratória apontou para a existência de uma estrutura unifatorial com 10 itens, interpretável de acordo com a literatura na área da adoção. O presente estudo foca-se apenas no desenvolvimento do instrumento, pelo que se considera que o atual instrumento terá que ser ainda alvo de estudo posterior. No entanto, salienta-se que este instrumento poderá constituir-se como uma importante mais-valia tanto na investigação em adoção e na intervenção psicológica com adolescentes adotados.
- Qualidade da amizade na adolescência e ajustamento social no grupo de paresPublication . Freitas, Miguel da Costa Nunes de; Santos, António José; Ribeiro, Olívia; Pimenta, Maria Margarida Reis; Rubin, KennethResumo: As amizades na adolescência são fundamentais para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Porém, diferenças na qualidade da relação com um melhor amigo podem também estar associadas ao ajustamento psicossocial dos adolescentes. Este estudo procurou identificar diferentes perfis de qualidade de amizade, contrastando-os relativamente a dimensões positivas e negativas dessa relação, bem como ao ajustamento social dos adolescentes no grupo de pares. 821 participantes do 7º ano de escolaridade (M=13 anos), reportaram a sua percepção da qualidade da melhor amizade e nomeações sociométricas permitiram aceder às dimensões do ajustamento social no grupo de pares. Uma análise hierárquica de clusters baseados nas dimensões positivas da qualidade de amizade permitiu identificar três tipos de perfis, nomeadamente de qualidade alta, média e baixa (QA, QM, QB), que se distinguiram significativamente na qualidade global e em todas as dimensões positivas da amizade: as amizades QA caracterizaram-se por mais companheirismo, validação, ajuda, suporte, intimidade e estratégias de resolução de conflitos, enquanto as amizades QB foram marcadas por valores inferiores nestas dimensões. Diferenças de sexo demonstraram que as raparigas experienciaram mais partilha de intimidade e validação e cuidado nas suas díades de amizade. Também nos aspectos negativos (conflitos e traições), as amizades QA se distinguiram por apresentarem níveis menos frequentes. Quanto ao ajustamento social, os adolescentes com amizades de alta qualidade foram considerados pelos pares como os menos socialmente retirados, excluídos e vitimizados, mas os mais pró-sociais e populares/sociáveis. Adolescentes com amizades de baixa qualidade foram caracterizados com valores opostos. Estes resultados mostram a importância da amizade neste período do desenvolvimento e permitem compreender, em particular, a influência da qualidade dessa relação no contexto social dos jovens.
- Ludicidade e aprendizagem em educação pré-escolarPublication . Peres, Maria Leite e Conceição de Castro; Gomes, Elisabete XavierEste relatório tem como objetivos: (a) aprofundar a compreensão sobre as relações entre aprendizagem e ludicidade, brincadeira e jogo; (b) caraterizar o papel da educadora na promoção da ludicidade; (c) analisar a minha prática em jardim-de-infância de modo a evidenciar aprendizagens promovidas em situações lúdicas. E ainda dar resposta à questão: De que modo(s) a atividade lúdica promove a construção de aprendizagens, nomeadamente, as aprendizagens previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)? Em termos teóricos, foi feita uma análise dos conceitos brincadeira, jogo e ludicidade relacionando-os com a aprendizagem e a relevância do papel da educadora na sua promoção. O método utilizado será de natureza da investigação qualitativa sobre a prática tendo como instrumentos como técnicas primordiais a observação, a análise documental recolhida durante o período de estágio e uma entrevista às crianças. As evidências foram observadas numa instituição na zona metropolitana de Lisboa, num grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos. Nas situações analisadas verificaram-se diversas situações promotoras de aprendizagens tendo em consideração as previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em relação ao papel da autora como estagiária destaca-se e analisa-se a promoção de atividades cada vez mais livres, em que as primeiras foram mais orientadas e nas últimas foi dada às crianças liberdade na escolha dos materiais e na sua realização. Nas considerações finais, confirma-se que a aprendizagem pode acontecer quando as crianças vivenciam situações lúdicas e o papel da educadora é essencial na promoção da ludicidade.
- Ajustamento psicossocial ao cancro da mama em função do tipo de cirurgiaPublication . Fernandes, Susana; McIntyre, Teresa; Leite, ÂngelaResumo: Este estudo compara o ajustamento psicossocial a doença em mulheres com cancro da mama submetidas a cirurgia de conservação e mastectomia, prevendo diferenças entre os dois grupos. Procura ainda avaliar se há diferenças no ajustamento ao longo de quatro momentos de avaliação. A amostra foi constituída por 74 mulheres no estádio I-III da doença submetidas a cirurgia. Todas as mulheres responderam a questionários de baseline, antes da cirurgia, e foram seguidas longitudinalmente até ao final dos tratamentos. As dimensões do ajustamento psicossocial avaliadas foram o estado emocional, as representações da doença e a funcionalidade, não se tendo verificado diferenças no ajustamento, para a grande maioria das variáveis psicossociais estudadas, em função do tipo de cirurgia. Contudo, encontramos diferenças significativas para as representações de doença (compreensão da doença) e para a funcionalidade (categoria lazer, sono e dimensão psicossocial), tendo os resultados sido mais favoráveis para as mulheres que realizaram uma mastectomia. Estes resultados são inesperados uma vez que a cirurgia de conservação pretende proporcionar um resultado cosmético mais satisfatório e com taxas de sobrevivência equivalentes as da mastectomia, fazendo supor que se conseguiria obter um melhor ajustamento psicossocial. Os dados encontrados sugerem que o tipo de cirurgia não parece predizer o ajustamento psicossocial. No entanto, considera-se que implicar as doentes na escolha do tipo de cirurgia, sempre que isso seja possível, pode beneficiar uma compreensão mais ajustada acerca da doença e do tratamento, com repercussões mais favoráveis ao nível emocional e da funcionalidade.
- Avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes : relações com sexo e faixa etáriaPublication . Silva, Doralúcia Gil da; Dell'Aglio, Débora DalboscoResumo: O estudo do bem-estar subjetivo com adolescentes justifica-se pela importância da identificação e promoção de aspectos positivos nesse período do desenvolvimento. O sexo e a faixa etária têm sido associados à variação da satisfação de vida e afetos positivos e negativos. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o nível de BES de adolescentes, a partir de um índice que engloba a avaliação de afetos positivos e negativos e a satisfação dos adolescentes com relação aos domínios específicos de suas vidas, observando a associação com sexo e faixa etária. Foram aplicadas a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida e a Escala de Afetos Positivos e Negativos para Adolescentes em 426 estudantes (média de idade 14.91 anos; DP=1.65) de escolas públicas de Porto Alegre. Foram observadas médias mais altas entre os meninos nas dimensões satisfação com a família, autoeficácia e bem-estar. As meninas apresentaram maior satisfação com as amizades, maiores níveis de afetos negativos e menor satisfação com a vida. Tais dados indicam a necessidade de intervenções que promovam aspectos positivos entre as adolescentes.
- Impact of inherent aspects of body image, eating behavior and perceived health competence on quality of life of university studentsPublication . Silva, Wanderson Roberto da; Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini; Maroco, JoãoThe aim of this study was to assess the impact of inherent aspects of body image, eating behavior and perceived health competence on quality of life of university students. Participants completed the instruments Body Shape Questionnaire (reduced version, BSQ-8B), Male Body Dissatisfaction Scale (reduced version, MBDS-R), Three-Factor Eating Questionnaire (reduced version, TFEQ-18), Perceived Health Competence Scale (bifactorial version, PHCS-B), World Health Organization Quality of Life Questionnaire-Short Form (WHOQoL-bref) and a questionnaire for characterization of sample. Psychometric properties of instruments were previously evaluated by confirmatory factor analysis. A hypothetical model for each sex was developed and tested. In both model surveys the aspects of the body image (BSQ-8B: body shape concern; MBDS-R: musculature and general body appearance), of eating behavior (TFEQ-18: cognitive restriction, emotional eating, and uncontrolled eating) and of the perceived health competence (PHCS-B: expectations of achieving the desired health results and competence in health behaviors) were used as direct predictors on quality of life (WHOQoL-bref). The variables age, medication use for body change, food supplement use for body change, and body mass index (BMI) were inserted in the aspects of the body image. The variables course shift, initial expectation regarding the course, self-reported performance in the course, concomitant work activities to studies, and economic class were inserted into the quality of life. The model surveys were evaluated using structural equation modeling. A level of significance of 5% was used. A total of 2,198 university students (female = 63.5%), including 1,151 Brazilians and 1,047 Portuguese, participated of study (locally representative samples). The average age of women was 20.8 ± 2.4 years and of men was 21.3 ± 3.3 years. The psychometric properties of the instruments were adequate, except for the PHCS, which was adjusted for each sex. The models presented variance explained of 54% and 49% for women and men, respectively. In both sexes, the students' perceived health competence and academic variables contributed significantly to their quality of life, and age, BMI, and medication and supplement use were significant factors relating to how a student views his or her body image. Women's quality of life was associated with body shape concern and emotional eating aspects. Men's quality of life was associated with general body appearance and cognitive restriction aspects. These results can be used to create and implement educational programs to improve quality of life of university students.
- Adaptação da escala de crenças disfuncionais face à maternidade para a população portuguesa : estudos psicométricosPublication . Costa, Ana Cristina Almeida; Rodrigues, Sofia; Canavarro, Maria Cristina; Fonseca, AnaResumo: As crenças disfuncionais face à maternidade têm sido apontadas como um fator de risco para a depressão pós-parto. O objetivo deste estudo foi adaptar a Escala de Crenças Disfuncionais Face à Maternidade (ECM), que avalia as crenças disfuncionais face à maternidade, para a população portuguesa, e avaliar as suas qualidades psicométricas. Para tal, utilizou-se uma amostra de 387 mulheres no período pós-parto. As participantes responderam, num estudo transversal, à ECM e a outros questionários de autorresposta. A análise fatorial confirmatória revelou como mais adequado um modelo tridimensional, semelhante à estrutura original do instrumento: Crenças Relacionadas com o Julgamento dos Outros, Crenças Relacionadas com a Responsabilidade Materna e Crenças Relacionadas com a Idealização do Papel Materno. Além disso, a ECM associou-se de forma significativa à sintomatologia depressiva e aos pensamentos automáticos negativos gerais e no pós-parto, mostrando a sua validade convergente. Ademais, apresentou boa consistência interna para a pontuação total e para as suas dimensões, à exceção da dimensão Crenças Relacionadas com a Responsabilidade Materna. De forma geral, a versão portuguesa da ECM apresentou bons níveis de fidelidade e validade, pelo que constitui um instrumento útil na avaliação das crenças disfuncionais face à maternidade.
- Segurança e vitimação entre estudantes universitários na cidade do PortoPublication . Nunes, Laura M.; Sani, Ana Isabel; Caridade, Sónia Maria; Sousa, Hélder Fernando; Dinis, Maria Alzira PimentaResumo: Apresenta-se um estudo exploratório com 307 estudantes de instituições de ensino superior do Porto. Os participantes de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 48 anos (M=23; DP=5.6) responderam a um questionário de diagnostico local de segurança, a fim de captar as percepções sobre o crime e a vitimação na área, os sentimentos de segurança e as concepções sobre a actuação policial. Os resultados apontam para uma percepção geral de segurança, apesar dos roubos ou dos peditórios reportados. A experiencia de vitimação (15%), nem sempre reportada as autoridades, traduziu-se numa percepção fragilizada quanto a actuação policial. O estudo permite concluir pela importância da formulação estratégica de planos de segurança baseada numa participação da comunidade.
- Absorção, dissociação e funcionamento sexualPublication . Rebôlo, Ana Catarina Pereira; Leal, Isabel PereiraA absorção é um traço de personalidade que diz respeito à tendência para momentaneamente focar a atenção em experiências sensoriais e/ou imaginárias de tal modo que se altera a perceção de si próprio, do tempo e do espaço. Maior absorção tem-se correlacionado com maior desejo sexual em mulheres e maior frequência de relações sexuais em homens. Porém, a absorção correlaciona-se com a dissociação, que poderá ser um fator de risco para o funcionamento sexual. O objetivo do presente estudo é examinar as associações da absorção-traço com dimensões do funcionamento sexual em ambos os sexos, em correlações de ordem zero e em correlações parciais controlando a dissociação. A amostra é constituída por 319 adultos (216 mulheres e 103 homens). A absorção foi medida pelo Tellegen Absortion Scale (TAS) e pela subescala de Auto-Esquecimento do Temperament and Caracter Inventory - Revised (TCI-R); as experiências dissociativas pelo Dissociative Experiencies Scale (DES); o funcionamento sexual feminino pelo Female Sexual Function Index (FSFI) e Female Sexual Distress Scale - Revised (FSDS-R); o funcionamento sexual masculino pelo International Index of Erectile Function (IIEF) e Premature Ejaculation Diagnostic Tool (PEDT); a frequência sexual é acedida mediante a questão da frequência (em dias) das atividades sexuais no mês precedente. Nos homens, não houve correlações significativas. Nas mulheres, ambas as medidas de absorção se correlacionaram com maior desejo em correlações parciais. O auto-esquecimento correlacionou-se com maior desejo na correlação simples. O desejo sexual feminino poderá beneficiar do aumento da absorção através do desenvolvimento de terapêuticas para o efeito.
- Autoestima, narcisismo e dimensões de delinquência juvenil : que relação?Publication . Braga, Teresa; Pechorro, Pedro Fernandes dos Santos; Jesus, Saul Neves de; Gonçalves, Rui AbrunhosaResumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a capacidade preditiva dos constructos de autoestima e de narcisismo em duas dimensões da delinquência juvenil: a gravidade de crimes cometidos e a idade de início na atividade criminal. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 261 jovens recolhidos em centros tutelares educativos e elaborou-se um modelo de regressão ordinal para a gravidade de crimes e um modelo de regressão linear para a idade de início na atividade criminal. Os resultados evidenciaram que o narcisismo prediz a gravidade dos crimes e, de forma marginalmente significativa, o início da atividade criminal, o que revela a sua preponderância enquanto fator de risco para as duas dimensões de delinquência e sustenta a sua inclusão em programas de intervenção na delinquência. Por outro lado, demonstraram que a autoestima não prediz nem a gravidade dos crimes nem o início da atividade criminal. Estudos futuros devem continuar a explorar o papel da autoestima na predição da delinquência, no sentido de melhor clarificar esta relação.