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- Brays and bits: Information theory applied to acoustic communication sequences of bottlenose dolphinsPublication . Luís, Ana Rita; Alves, Inês Sofia Carvalho Alves; Sobreira, Filipa Veiga; Couchinho, Miguel Nogueira; Santos, Manuel Eduardo dosAcoustic call sequences are important components of vocal repertoires for many animal species. Bottlenose dolphins (Tursiops truncatus) produce a wide variety of vocalizations, in different behavioural contexts, including some conspicuous vocal sequences – the ‘bray series’. The occurrence of brays is still insufficiently documented, contextually and geographically, and the specific functions of these multi-unit emissions are yet to be understood. Here, acoustic emissions produced by bottlenose dolphins in the Sado estuary, Portugal, were used to provide a structural characterization of the discrete elements that compose the bray series. Information theory techniques were applied to analyse bray sequences and explore the complexity of these calls. Log-frequency analysis, based on bout criterion interval, confirmed the bout structure of the bray series. A first-order Markov model revealed a distinct pattern of emission for the bray series’ elements, with uneven transitions between elements. The order in these sequential emissions was not random and consecutive decreases in higher order entropy values support the notion of a well-defined structure in the bray series. The key features of animal signal sequences here portrayed suggest the presence of relevant information content and highlight the complexity of the bottlenose dolphin’s acoustic repertoire.
- Fear of failure and anxiety in sportPublication . Correia, Marco Estêvão; Rosado, António FernandoAbstract: Sport represents an important achievement domain, where fear of failure and anxiety are permanently present. The present study aimed to examine the relationship between fear of failure and anxiety in sport contexts. A total of 405 athletes completed the Performance Failure Appraisal Inventory and the Sport Anxiety Scale-2. In this study, a structural equation modelling was used to test this relationship. The results gathered, provided evidence that fear of failure construct has a direct and positive influence on sport anxiety. Furthermore, and consistent with previous studies, a relationship between fear of failure and anxiety was found, indicating that athletes with higher levels of fear of failure displayed a tendency of having greater anxiety levels. These findings highlights the importance of fear of failure in sport contexts, especially as a predictor of sport anxiety in athletes.
- Funcionamento familiar e estratégias de resolução de conflitos na fratriaPublication . Carvalho, Joana Lopes de; Relva, Inês Carvalho; Fernandes, Otília MonteiroResumo: Diferentes caraterísticas familiares podem influenciar as táticas usadas pelos irmãos para resolver conflitos. O presente estudo analisa a relação entre o funcionamento familiar (medido pelas Family Adaptability and Cohesion Scales – FACES IV) e as táticas de resolução de conflitos (avaliadas através das Revised Conflict Tactics Scales – Sibling Version; CTS2-SP). A amostra foi constituída por 353 sujeitos (entre os 12 e os 18 anos de idade). Os resultados indicaram que os rapazes são quem mais utiliza a agressão física sem sequelas. Relativamente à relação entre o funcionamento familiar e as táticas de resolução de conflitos, as dimensões equilibradas do funcionamento familiar encontram-se associadas positivamente às táticas de resolução de conflitos adequadas (a negociação), verificando-se o oposto para as dimensões desequilibradas do funcionamento familiar, que apresentam associações positivas com a agressão (física e/ou psicológica). Os resultados sugerem um efeito preditor da qualidade do funcionamento familiar nas táticas de resolução de conflitos utilizadas no contexto fraterno. Parece, pois, necessário trabalhar com as famílias, com o objectivo de incrementar as suas competências, e deste modo melhorar a gestão dos conflitos na fratria.
- Modelos sociais de maternidade difundidos em páginas e grupos do Facebook em PortugalPublication . César, Filipa; Oliveira, Alexandra; Fontaine, Anne MarieResumo: As redes sociais online são atualmente fontes de apoio informal importantes para as mães dada a sua acessibilidade e vasta informação sobre o cuidado da criança e o desempenho da maternidade. Este estudo pretendeu identificar o modelo de maternidade dominante atualmente em Portugal através da análise dos objetivos, das atitudes, dos sentimentos e das práticas atribuídas às mães e difundidos por grupos e páginas do Facebook dedicadas à maternidade. Uma pesquisa pelas palavras-chave mãe e maternidade, seguida da técnica “bola de neve”, em outubro de 2015, permitiu identificar 132 Páginas Públicas, 47 Grupos Fechados e 5 Grupos Públicos (N=184) portugueses, tendo sido as respetivas descrições alvo de análise de conteúdo. Esta análise evidenciou que o modelo de maternidade veiculado pressupõe a centralidade da criança e das suas necessidades e interesses, e atribui elevados níveis de exigência ao papel de mãe. As necessidades da mulher não são mencionadas, desaparecendo atrás do papel materno. O estudo parece assim confirmar a predominância de um modelo de maternidade intensivo nos grupos e páginas do Facebook em Portugal.
- Preditores das atitudes negativas face ao envelhecimento e face à sexualidade na terceira idadePublication . Pereira, Diane; Ponte, Filomena; Costa, Eleonora CunhaEste estudo analisou as diferenças entre jovens e idosos ao nível das atitudes e dos conhecimentos face ao envelhecimento e face à sexualidade na terceira idade, a relação entre as variáveis em estudo, e os preditores das atitudes negativas face ao envelhecimento e das atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade. Cento e cinquenta e três jovens universitários e 42 idosos participaram no estudo. Os resultados indicaram que os jovens apresentam um menor nível de conhecimentos acerca da sexualidade na terceira idade do que os idosos e os idosos possuem atitudes mais negativas face ao envelhecimento e atitudes menos permissivas acerca da sexualidade na terceira idade do que os jovens. Verificou-se que quanto maior a atitude negativa face ao envelhecimento, maiores são as atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade. Os preditores do idadismo (atitude negativa face ao envelhecimento) foram a idade mais elevada e o menor contacto diário com idosos. Os preditores das atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade foram a idade mais elevada e as atitudes negativas face ao envelhecimento. É importante intervir junto da população ao nível dos conhecimentos e das atitudes negativas face ao envelhecimento para modificar as atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade.
- Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolarPublication . Coelho, Leandra Marques; Guedes, Maryse; Rodrigues, Evelina D.; Santos, António José; Veríssimo, ManuelaResumo: A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitáriosocial. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional.
- 40 Anos da revista Análise Psicológica (1977-2017): Análise bibliométricaPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Seguro-de-Carvalho, Paula; Nunes, Paulo Pinhão; Carvalho-Teixeira, JoséA presente comunicação tem como objetivo analisar os artigos publicados na revista Análise Psicológica e estudar a sua trajetória científica no campo da Psicologia em Portugal. O estudo em análise abrange 40 anos de evolução, desde 1977 a 2017 (considerando que no período de 1983-1986 não foi publicada). A análise assenta na metodologia bibliométrica, com enfoque quantitativo, relacional e diacrónica da produção, autoria, proveniência institucional e temáticas abordadas dos artigos publicados. Foram analisados 1.730 textos entre artigos, editoriais, relatos de experiências, notas didáticas, revisões de livros e outros. O material foi analisado e organizado a partir de um conjunto de categorias: (a) análise da produção; (b) análise da autoria; (c) análise da produtividade dos autores; (d) análise da produtividade institucional; (e) análise da afiliação institucional dos autores; (f) idioma dos textos; (g) tipo de textos; e (h) enfoque metodológico. Por fim, realizou-se uma análise temática com suporte ao vocabulário controlado e às palavras-chave mais frequentes ao longo dos artigos da revista. A partir dos resultados foi possível traçar uma linha do tempo das principais mudanças editoriais da revista Análise Psicológica. O estudo analisa a evolução da revista Análise Psicológica no seu 40º aniversário por uma linha do tempo caracterizada em quatro etapas: 1. Nascimento; 2. Crescimento; 3. Maturidade; e 4. Internacionalização. Este estudo fornece-nos, ainda, dados que podem ajudar a melhor entender o papel da revista Análise Psicológica na promoção da Psicologia em Portugal, bem como o acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos (e.g., DOI, ORCID, OJS). Como perspetivas futuras da revista destacam-se a integração e participação no movimento de Acesso Aberto (via dourada: SciELO, Redalyc, RCAAP, entre outras) e a sua internacionalização através da indexação em bases de dados como a SCOPUS, a Web of Science e a PsycINFO.
- Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho : estudos de adaptação para o ensino secundárioPublication . Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo Cesar; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, AnaResumo: Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.
- Crianças em acolhimento residencial : conteúdo temático das suas narrativas de vidaPublication . Teixeira, Diana Neves; Silva, Sara Ramos; Henriques, Margarida RangelResumo: A narrativa constitui uma unidade semântica em forma de história que permite ao ser humano dar sentido à sua experiência. A investigação na área não tem sido conclusiva quanto à capacidade das crianças que vivenciaram maus-tratos integrarem estas experiências nas suas narrativas de vida. Alguns investigadores defendem que os maus-tratos afetam a capacidade mnésica das crianças, dificultando a recordação e a referência destas experiências; outros defendem que experiências traumáticas podem até ser melhor recordadas e hipernarradas do que experiências do quotidiano. Neste estudo pretendeu-se mapear as temáticas que emergem nas narrativas de vida de crianças com passado de adversidade precoce, explorando se o tema dos maus-tratos chega a surgir nestas narrativas ou se até se torna o tema dominante. Participaram no estudo 16 crianças em acolhimento residencial, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. Foi utilizada a Entrevista de Narrativa de Vida com Crianças, para a recolha das histórias de vida. A análise temática das narrativas de vida permitiu identificar que as crianças incluem em média 15 temas nas suas narrativas de vida, sendo que metade das crianças relatou episódios de Maus-tratos físicos e/ou psicológicos. A diversidade temática encontrada nas narrativas de vida das crianças aponta para a capacidade adaptativa de estar disponível para a multiplicidade de vivências, sem permanecer dominado por uma narrativa rígida e monotemática. Além disso, a capacidade com que muitas crianças relatam acontecimentos de maltrato, distancia a hipótese da amnésia ou incapacidade de os narrar e encoraja a existência de espaços conversacionais abertos e sem restrições temáticas.
- Acknowledging the role of word-based activation in spontaneous trait inferencesPublication . Orghian, Diana; Ramos, Tânia; Reis, Joana; Garcia-Marques, LeonelAbstract: The first goal of the present paper is to call attention to a confounder in studies that explore Spontaneous Trait Inferences (STI). These studies use, most of the times, behavioral descriptions which strongly imply personality traits about the actor of the behavior. However, a potential limitation of this material is the possibility of the trait being activated by specific words in the sentence (wordbased priming) and not, or not only, by an inference made based on the comprehension of the behavioral sentence as a whole (text-based priming). This aspect has been recurrently ignored in previous studies. In the present paper, we discuss how the word-based priming may have obscured the interpretation of previous results in the STI literature. A second goal of this paper is to present a potential solution for this problem. We created a set of 122 trait-implying sentences and their correspondent control versions. These control sentences have approximately the same words as the trait-implying sentences, but the words are rearranged in such a way that the sentences no longer imply the target traits. By keeping the words constant, we control for the activation from individual words in the sentences (word-based priming). Thus, differences in trait activation between the two sentences can only be attributed to text-based priming. Researchers interested in investigating STI in the Portuguese language can use these materials in their studies. With this paper, we hope to stimulate a discussion about the mechanisms responsible for the trait activation in STI studies.