EDI-Ispa - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDI-Ispa - Artigos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 257
Results Per Page
Sort Options
- Envelhecer no concelho de Oeiras : estudo numa população institucionalizadaPublication . Carrilho, Luísa; Gameiro, Cátia; Ribeiro, AndréResumo: Com o aumento da esperança de vida e a diminuição do número de nascimentos é notório o envelhecimento da população portuguesa, que por isso, apresenta uma maior vulnerabilidade à violência. Este artigo constitui a síntese de um estudo exploratório-descritivo realizado em 30 lares de idosos em diferentes freguesias do concelho de Oeiras1 que teve como objetivos identificar nos idosos institucionalizados sem défice cognitivo, quadros depressivos, de dependência funcional e situações de violência física, psicológica, financeira, sexual e negligência. A amostra incluiu 136 idosos, maioritariamente do sexo feminino e com idade superior a 80 anos, a quem foi efetuado um exame breve do estado mental e que não apresentaram défice cognitivo. Os resultados evidenciaram a presença de sintomatologia depressiva (65.4%) e significativa dependência funcional (58.8%). Embora a maioria dos idosos (86.0%) tenha referido gostar de residir na instituição, 33.1% descreveram queixas de violência, relatando sobretudo situações de violência financeira (22.8%). Os autores consideram estes dados alarmantes, com enfoque na violência, sublinhando a necessidade de uma resposta multidisciplinar, no sentido de possibilitar a esta população um envelhecimento com segurança e bem-estar bio-psico-social.
- Análise fatorial confirmatória do questionário “O Papel do Pai” numa amostra de pais e mães portuguesasPublication . Monteiro, Lígia; Torres, Nuno; Veríssimo, Manuela; Pessoa E Costa, Inês; Freitas, MiguelResumo: O presente estudo visou traduzir para português o questionário “The Father’s Role” e analisar a qualidade do ajustamento do modelo de medida do instrumento para pais e mães, numa amostra de 200 famílias nucleares, com crianças em idade pré-escolar. Os resultados permitem suportar a estrutura uni-fatorial do QPP para as respostas do pai, com índices de ajustamento que sustentam a boa qualidade do modelo. Para as mães apenas um modelo bi-fatorial se mostrou adequado. Os resultados sugerem que as atitudes e crenças sobre a parentalidade de pais e mães portugueses poderão ter estruturas diferentes.
- Contributo de fatores individuais, sociais e ambientais para a decisão de prosseguir uma gravidez não planeada na adolescência : um estudo caracterizador da realidade portuguesaPublication . Pires, R.; Pereira, Joana; Araújo Pedrosa, A.; Vilar, Duarte; Vicente, Lisa; Canavarro, M. C.Resumo: Foi nosso objetivo explorar o contributo simultâneo de fatores individuais, sociais e ambientais e das possíveis interações entre eles para a decisão de prosseguir uma gravidez adolescente à luz do atual quadro legislativo que despenaliza a interrupção da gravidez por opção da mulher, em Portugal. A amostra foi constituída por 276 adolescentes que engravidaram de forma não planeada e contactaram com os serviços de saúde dentro do prazo legal que lhes permitiria optar pela interrupção: 133 adolescentes que prosseguiram a gravidez e 143 que a interromperam. Os dados foram recolhidos entre 2008 e 2013 em 53 serviços de saúde de todas as regiões. Não ter ponderado as duas alternativas possíveis (prosseguimento/interrupção), pertencer a famílias de baixo nível socioeconómico e com história de maternidade adolescente, ter abandonado a escola e residir em áreas com maior densidade populacional e onde a população feminina é menos escolarizada foram fatores explicativos do prosseguimento da gravidez. A menor idade da adolescente associou-se com o prosseguimento apenas quando não foram ponderadas ambas as alternativas. O efeito da religiosidade local variou de acordo com o envolvimento religioso da adolescente. Estes resultados têm importantes implicações para a prática clínica e investigação na área da decisão reprodutiva na adolescência.
- Desenvolvimento da Escala de Regulação da Satisfação de Necessidades Psicológicas de Proximidade e Autonomia : relação com o bem-estar e mal-estar psicológicosPublication . Bernardo, Filipe; Vasco, António BrancoResumo: As Necessidades Psicológicas têm tido um papel chave no estudo do Bem-estar Psicológico. O Modelo da Complementaridade Paradigmática propôs que este Bem-estar resulta da regulação da satisfação de sete pares de Necessidades dialécticas, entre as quais a Proximidade e Autonomia. Por sua vez, esta regulação é realizada através de um processo contínuo de negociação e balanceamento de cada par dialéctico. Pretendeu-se criar a Escala de Regulação de Satisfação de Necessidades – proximidade/Autonomia, ERSN-P/A, que avaliasse o grau de regulação destas necessidades e compreender a sua relação com o Bem-estar e Mal-estar Psicológicos, medidos pelo Inventário de Saúde Mental (ISM). Ambos os instrumentos foram aplicados a 237 participantes através de uma plataforma digital online. Os resultados, tal como esperado, revelam uma boa consistência interna da ERSN-P/A. Outrossim, verifica-se uma relação positiva e significativa entre o Bem-estar Psicológico e as regulações de Proximidade e Autonomia. Para estas necessidades, o Mal-estar Psicológico apresenta associações negativas e significativas. Na comparação de quatro grupos com regulação de necessidades distintas, registam-se diferenças significativas em termos de Bem-estar e Mal-estar Psicológicos. Discutem-se as limitações do estudo, as suas implicações para a prática clínica e propostas para investigações futuras.
- Estudo normativo da versão Portuguesa do YLS/CMI : inventário de avaliação do risco de reincidência e de gestão de caso para jovensPublication . Pimentel, Alberto; Quintas, Jorge; Fonseca, Ernesto; Serra, AlexandraResumo: O presente artigo reporta os dados do estudo normativo da versão portuguesa do Youth Level of Service/Case Management Inventory (YLS/CMI), instrumento que avalia o risco de reincidência criminal, identifica as necessidades criminógenas e guia a gestão de casos de jovens delinquentes. Foram estabelecidas as normas de interpretação portuguesas do YLS/CMI numa amostra constituída por 2363 jovens em contacto com o sistema de justiça juvenil. A análise de perfis de risco permite diferenciar os jovens em função do sexo, da fase processual, do comportamento criminal e do contexto sociocultural. São discutidas as implicações dos resultados para a avaliação e a gestão de caso de jovens ofensores na área forense.
- The relationship of personality, study practice and learning environments on excelent engineering studentsPublication . Monteiro, Sílvia; Almeida, Leandro; Cruz, José; Franco, AmandaAbstract: In the present study, a group of high-achieving students is characterized, and the relationship between personality traits, study practices and learning environments is explored. Thirty three engineering students with outstanding academic achievement were assessed using a mixed method approach, consisting of a semi-structured interview and two questionnaires: the NEO-PI-R (Portuguese version) and the Study Skills Scale. The resulting data indicates a convergence between qualitative and quantitative data, associating study practices with personality traits, namely consciousness and deep approach to learning and learning motivation. Participants also revealed to be work oriented, selfdisciplined, determined and highly involved with their academic work.
- As casas de abrigo em Portugal : caraterização estrutural e funcional destas respostas sociaisPublication . Correia, Ana Lúcia; Sani, AnaResumo: Em Portugal existem diversas respostas sociais orientadas para o apoio a vítimas de violência doméstica e seus familiares, caracterizadas por estruturas de atendimento especializado e por estruturas de acolhimento. Atualmente, no nosso país existem 39 estruturas de acolhimento às vítimas designadas por casas de abrigo. Neste texto, firmada primeiramente a importância destas estruturas e descrita a sua emergência no panorama internacional e nacional, faz-se uma breve caracterização destas instituições, apoiados em dados de um estudo que procurou fazer uma caraterização estrutural e funcional deste tipo de resposta social. Os dados qualitativos foram recolhidos junto de uma amostra intencional, composta por 11 técnicos de nove casas de abrigo, através de uma entrevista estruturada preenchida em formulário próprio disponibilizada eletronicamente. Verificamos que há ligeira variabilidade quanto às características estruturais das instituições, as quais acolhem maioritariamente mulheres e seus filhos menores, com o objetivo funcional de assegurar a segurança e proteção destes. Concluímos, refletindo sobre o papel destas estruturas de resposta social na estabilização emocional, apoio à autonomia e restabelecimento de um projeto de vida de vítimas de violência doméstica.
- Preditores da qualidade de vida numa amostra de mulheres com cancro da mamaPublication . Sousa, Helena; Guerra, Marina Prista; Lencastre, LeonorResumo: Objetivo: Analisar a relação das variáveis alexitimia, espiritualidade, assertividade, ansiedade, depressão e qualidade de vida, com o objetivo de construir um modelo preditor da qualidade de vida numa amostra de mulheres com cancro de mama. Método: A amostra inclui 85 mulheres com cancro de mama dum hospital do Porto, com uma média de 47 anos e maioritariamente casadas. As doentes foram avaliadas através de 6 instrumentos de autopreenchimento: Questionário Sociodemográfico e Clínico; Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS); Escala de Alexitimia de Toronto (TAS-20); Escala de Avaliação da Espiritualidade; Escala de Assertividade de Rathus e Quality of Life Questionnaire (EORTC QLQC-30, v.3.0). Resultados: Os resultados indicam que estas mulheres são mais alexitímicas do que a população normativa e que uma das estratégias de coping adaptativas a que recorrem é a esperança/otimismo. Não apresentam sintomatologia depressiva acentuada, sendo a componente ansiosa a mais evidente. A avaliação que apresentam em relação à sua qualidade de vida global parece ser positiva. O modelo preditor obtido exclui o efeito das crenças espirituais/religiosas e da assertividade e salienta a importância da alexitimia como fator de risco e da esperança/otimismo como fator protetor da qualidade de vida de mulheres com cancro de mama, depois de controladas as variáveis ansiedade e depressão.
- Casamento, casamentos? Representações sociais do casamento heterossexual e do casamento homossexualPublication . Poeschl, Gabrielle; Da Silva, Bruno Pereira; Cardoso, Filipa TenreiroResumo: Partindo da constatação de que, na actualidade, o poder atractivo do casamento parece diminuir por parte das pessoas heterossexuais enquanto aumenta por parte das pessoas homossexuais, examinaram-se as representações do casamento heterossexual e do casamento homossexual de 240 adultos heterossexuais portugueses, que responderam a um questionário constituído por questões abertas e questões fechadas. Os resultados sugerem que ambas as formas de casamento são consideradas como tendo por finalidade principal cimentar o amor, mas que constituir família será uma melhor justificação para o casamento heterossexual do que para o casamento homossexual. Os discursos acerca das duas formas de casamento apresentam apenas uma dimensão comum, que remete para a partilha e o companheirismo. Enquanto a representação do casamento heterossexual engloba referências à família, às relações amorosas e aos compromissos, a representação do casamento homossexual esvazia-se na problemática dos direitos e dos preconceitos. De acordo com os resultados habitualmente encontrados na literatura, as mulheres e as pessoas com nível de educação mais elevado apresentam uma representação do casamento homossexual mais positiva mas, contrariamente ao esperado, este não é o caso das pessoas mais jovens.
- Attributions of causes for unemployment by unemployed workersPublication . Bendassolli, Pedro Fernando; Guedes Gondim, Sonia Maria; Coelho-Lima, FellipeAbstract: This study investigated the assignment of causes for unemployment by unemployed workers, with a view to analyzing the predictive power of sociodemographic variables for the assignment. A scale of causal attribution of unemployment, originally developed by Furnham, was applied to 376 unemployed people. After confirmatory factor analysis (CFA), the scale factors were used in a regression model containing sociodemographic variables as predictors. The CFA results support Furnham’s original three-factor model of unemployment causes (individualistic, societal, and fatalistic; ÷2 (100)=261.53, p<0.001; ÷2/gl=2.61; CFI=0.91, TLI=0.90; RMSEA=0.06). Regression analysis identified significant prediction for only the income variable and individualistic causes factor (â=0.15, p<0.01), the income variable and societal causes factor (â=0.10, p<0.001), and the educational level variable and societal causes factor (â=-0.15, p<0.01). Societal causes presented the highest average score, which was significantly (p<0.001) different than the scores for the other two factors. The study concludes that educational level does not seem to have a linear impact on beliefs regarding the causes for unemployment, nor does gender have a significant influence on these beliefs.