Browsing by resource type "conference object"
Now showing 1 - 10 of 356
Results Per Page
Sort Options
- 1st international conference on LGBT psychology and related fieldsPublication . Pereira, Henrique Marques; Costa, Pedro AlexandreDuring the last decades there has been an increase in the theoretical and empirical body of knowledge in LGBT Psychologyandrelatedfields. However, thisnew bodyof knowledgeis still somewhatdispersedandnot widespread, which makes the process of affirming LGBT topics very difficult in the current international scientific scenario.
- 2º Encontro de Bibliotecas do Ensino Superior, Aveiro 2013: Sessão de AberturaPublication . Lopes, CarlosInexistente
- 40 Anos da revista Análise Psicológica (1977-2017): Análise bibliométricaPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Seguro-de-Carvalho, Paula; Nunes, Paulo Pinhão; Carvalho-Teixeira, JoséA presente comunicação tem como objetivo analisar os artigos publicados na revista Análise Psicológica e estudar a sua trajetória científica no campo da Psicologia em Portugal. O estudo em análise abrange 40 anos de evolução, desde 1977 a 2017 (considerando que no período de 1983-1986 não foi publicada). A análise assenta na metodologia bibliométrica, com enfoque quantitativo, relacional e diacrónica da produção, autoria, proveniência institucional e temáticas abordadas dos artigos publicados. Foram analisados 1.730 textos entre artigos, editoriais, relatos de experiências, notas didáticas, revisões de livros e outros. O material foi analisado e organizado a partir de um conjunto de categorias: (a) análise da produção; (b) análise da autoria; (c) análise da produtividade dos autores; (d) análise da produtividade institucional; (e) análise da afiliação institucional dos autores; (f) idioma dos textos; (g) tipo de textos; e (h) enfoque metodológico. Por fim, realizou-se uma análise temática com suporte ao vocabulário controlado e às palavras-chave mais frequentes ao longo dos artigos da revista. A partir dos resultados foi possível traçar uma linha do tempo das principais mudanças editoriais da revista Análise Psicológica. O estudo analisa a evolução da revista Análise Psicológica no seu 40º aniversário por uma linha do tempo caracterizada em quatro etapas: 1. Nascimento; 2. Crescimento; 3. Maturidade; e 4. Internacionalização. Este estudo fornece-nos, ainda, dados que podem ajudar a melhor entender o papel da revista Análise Psicológica na promoção da Psicologia em Portugal, bem como o acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos (e.g., DOI, ORCID, OJS). Como perspetivas futuras da revista destacam-se a integração e participação no movimento de Acesso Aberto (via dourada: SciELO, Redalyc, RCAAP, entre outras) e a sua internacionalização através da indexação em bases de dados como a SCOPUS, a Web of Science e a PsycINFO.
- À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolarPublication . Palha, Sebastião Pereira; Martins, Margarida AlvesA revisão de literatura tem vindo a demonstrar cada vez mais o enorme impacto que os programas de intervenção na linguagem escrita em idades mais precoces exercem na posterior aprendizagem formal da leitura e da escrita. Estes são cruciais pois permitem às crianças a construção de novos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento da literacia emergente. Sendo assim, o presente estudo procurou desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução da linguagem escrita em crianças surdas em idade pré-escolar. Foi através de um estudo de caso com uma criança surda profunda que foi possível a realização de um pré- -teste onde se avaliou os conhecimentos já existentes da criança sobre a linguagem escrita, a execução de um programa de intervenção baseado em princípios construti - vistas e a aplicação de um pós-teste para se verificar o impacto deste programa. Recor - rendo a diversas atividades relacionadas com a linguagem escrita, e tendo sempre em consideração a sua adaptação às características cognitivas e motivacionais da criança, conseguimos levar esta a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Desta forma, concluiu-se que a promoção da reflexão acerca da linguagem escrita teve um impacto significativo na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita ao permitir à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Linhas orientadoras para o desenvolvimento da linguagem escrita em alunos surdos são sugeridas.
- Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: Efeitos de dois programas de escrita inventada na fonetização da escritaPublication . Martins, Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta; Martins, Margarida AlvesEste estudo pretende compreender os efeitos de dois programas de escrita inventada no desenvolvimento das escritas inventadas, concretamente até à sua fonetização, e pretende compreender as correlações entre consciência fonológica e conhecimento das letras e os procedimentos de fonetização. Os 56 participantes foram divididos em dois grupos experimentais e um grupo de controlo. Nos pré e pós-testes as escritas das crianças foram avaliadas através de pseudopalavras que continham as fricativas e as oclusivas trabalhadas durante os programas, tal como outros fonemas não trabalhados, todos em posição inicial e final. Entre os dois momentos, G1 trabalhou as correspondências grafo-fonológicas das fricativas e G2 das oclusivas. Os resultados mostram que os participantes de ambos os grupos experimentais progrediram mais do que os do grupo de controlo, sem diferenças significativas entre os grupos experimentais. Nestes grupos, os participantes fonetizaram correctamente os fonemas trabalhados e não trabalhados em posição inicial e final. Em G1 verificaram-se diferenças significativas, com melhores resultados na fonetização das fricativas em posição inicial do que em posição final. Os resultados indicaram também a existência de uma correlação significativa entre o número de letras conhecidas no préteste e o número de fonetizações no pós-teste. Já para a consciência fonológica, não se encontrou uma correlação significativa com o número de fonetizações no pós-teste.
- Acesso remoto fácil e seguro ao conhecimento : OpenAthensPublication . Lopes, Carlos; Rodrigues, Arturo; Fernandes, TiagoNeste encontro o Prof. Carlos Lopes irá ilustrar a sua experiência de como, durante o confinamento por COVID-19, os utilizadores do ISPA acederam de forma pacífica, flexível e segura, aos conteúdos do Centro de Documentação sem depender do endereço IP, desde qualquer dispositivo. Simplesmente necessitaram de uma única senha de acesso para “abrir à porta e entrar” no Centro de Documentação ISPA.
- Actas do 13º colóquio de psicologia e educação as práticas educativas e a diferenciação pedagógica: Um caminho possível!Publication . Lacerda, Maria; Ribeiro, Maria Celeste; Quintino, Raquel CostaA sociedade atual encontra-se numa permanente e contínua transformação que se reflete no modo de pensar e viver a Escola. A Escola é, assim, desafiada a responder com qualidade às características da população (Morgado, 2004; Rodrigues, 2006). A intervenção em salas de aula inclusivas, porém, implica o questionamento das formas tradicionais de trabalho escolar, a reorganização do currículo e um cuidado especial na estrutura e dinâmica dos ambientes educativos (Alonso, 2001; César, Ventura & Matos, 2013; Roldão, 2003). Neste sentido, os objetivos principais desta intervenção educativa, foram o de contribuir para a aprendizagem de conteúdos das áreas curriculares de Estudo do Meio, Português e Matemática dos alunos de uma turma do 2º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e o de responder à individualidade dos alunos da turma ajustando estratégias e materiais aos programas existentes
- Adaptação da escala "Basic Need Satisfaction at Work" para professoresPublication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda; Peixoto, FranciscoNeste estudo apresenta-se a adaptação da escala“Basic Need Satisfaction at Work” (BNSW), de Ilardi et al. (1993) para professores. Esta escala é suportada pela Teoria da Autodeterminação (TAD), um quadro amplo para o estudo da motivação humana e da personalidade, que releva o facto de as necessidades psicológicas básicas serem inatas e universais. Para a TAD, a satisfação de três necessidades básicas - autonomia, competência e relacionamento - constitui um contexto ideal para a expressão das capacidades e competências pessoais e para a vivência de experiências de autodeterminação (Deci & Ryan, 2000). A Escala de Realização Profissional Docente (ERPD), designação por nós adotada, foi aplicada a 201 professores do ensino privado, de ambos os géneros, diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário e em diferentes fases da carreira profissional. No presente estudo foram testados dois modelos. O modelo 1 que respeita a estrutura da escala original (BNSW), constituída por três dimensões e 21 itens: autonomia (7), competência (6), relacionamento (8). Ao segundo modelo foi acrescentada a dimensão interesse/prazer (6 itens), autoretrato da motivação intrínseca, que foi retirada do Intrinsic Motivation Inventory (IMI), de McAuley, Duncan e Tammen (1989), perfazendo um total de quatro dimensões e 27 itens. Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória seguida de uma análise fatorial confirmatória. Os resultados obtidos revelaram-se bastante satisfatórios, com a escala a comportar-se de acordo com a estrutura esperada. A análise da consistência interna revelou uma fiabilidade bastante satisfatória.
- Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundárioPublication . Pipa, Joana; Peixoto, FranciscoO presente estudo reflecte os resultados obtidos na adaptação da escala de autoconceito artístico para adolescentes de Vispoel (1993). Partimos de uma abordagem que define o autoconceito como um constructo multidimensional, sendo um reflexo das várias facetas da vida dos sujeitos, que tanto os identifica como os diferencia. Assim, torna-se pertinente o desenvolvimento de instrumentos de medida para dimensões específicas do autoconceito, nomeadamente no que respeita à componente artística, traduzindo a existência de uma percepção artística integrada na estrutura do autoconceito. Deste modo, o objectivo do presente estudo foi adaptar a escala de autoconceito artístico de Vispoel (1993) para aplicação com adolescentes portugueses. Responderam à escala de autoconceito artístico 226 sujeitos do 10º e 11º anos, representando um universo escolar diversificado que contemplou estudantes de música, dança, artes visuais e do ensino regular. A escala de autoconceito artístico de Vispoel é constituída por 40 itens agrupados em 4 dimensões: Música, Artes Visuais, Dança e Representação. Os dados foram analisados do ponto de vista da validade interna, com o recurso a análises factoriais exploratórias e confirmatórias, e da fidedignidade, através da análise da consistência interna. A análise factorial exploratória revelou resultados satisfatórios tendo-se agrupado claramente os itens nas 4 dimensões sugeridas: música, dança, artes visuais e representação. A totalidade dos factores explica 62,92% da variância total. Os resultados da consistência interna revelaram igualmente uma fiabilidade bastante satisfatória (entre α=.93 e α= .94). Foi posteriormente realizada uma análise factorial confirmatória, contemplando os dados de 203 alunos. O modelo testado revelou um ajustamento aceitável.
- Adaptação psicossocial e bem-estar em adolescentes imigrantes. Um estudo comparativo entre Portugal e EspanhaPublication . Hernando, Ángel; Nunes, Cristina; Cruz, Carmen; Lemos, Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo; Valadas, SandraA forma como as novas gerações de imigrantes se integraram na sociedade portuguesa e espanhola terá uma influência decisiva no futuro de ambos os países. Assim, promover a saúde, bem-estar e adaptação psicossocial assume-se como uma questão estratégica. No presente trabalho analisamos os fatores associados ao bem-estar e à adaptação psicossocial numa amostra de 108 adolescentes (55 rapazes e 53 raparigas), filhos de imigrantes residentes em Huelva (Espanha) e no Algarve (Portugal), com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. Os dados recolhidos reportam-se às características sociodemográficas e ao bem-estar percebido dos adolescentes. Para o efeito, utilizámos o KIDSCREEN-52, um questionário que avalia a perceção dos adolescentes sobre a saúde e o bem-estar segundo dez dimensões: Bem-estar Físico, Bem-estar Psicológico, Humor, Auto-perceção, Autonomia, Relações com os Pais e Vida Familiar, Recursos Económicos, Suporte Social e Suporte dos Pares, Ambiente Escolar e Aceitação Social. De uma forma global, foram encontradas diferenças significativas nas pontuações obtidas entre a amostra espanhola e a amostra portuguesa ao nível do Bem-estar Físico, Bem-estar Psicológico, Humor, Recursos económicos e Aceitação Social. Os rapazes relataram um maior nível de bem-estar físico, por comparação com as raparigas.