Browsing by Issue Date, starting with "2025-07"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- O legado de um nome: Um estudo de caso sobre a transgeracionalidade psíquicaPublication . Tiago Xavier Prior Rodríguez; Marques, Maria EmíliaO presente estudo tem como objetivo analisar a transmissão psíquica de conteúdos inconscientes que ocorre aquando da atribuição do nome a um filho pelos seus pais, também conhecida como telescopagem geracional. Os processos de transmissão ocorrem alienados da consciência e inserem o sujeito numa cadeia genealógica de significantes que estão ancorados ao seu nome. Os participantes do presente estudo são uma família formada pela mãe, pelo pai e duas irmãs. Para o presente estudo apenas uma irmã foi considerada. O instrumento utilizado foi a Entrevista Narrativa em Associação Livre, da qual resultaram três narrativas que foram analisadas individualmente e em grupo de modo a salientar os elementos em destaque nas mesmas. Foi analisada a inscrição filiativa, fantasma transgeracional e objeto transgeracional da filha que foi objeto do presente estudo. O tema da transmissão psíquica e telescopagem geracional não aparecendo abundantemente na literatura, é estudado através da análise de casos clínicos como o do presente estudo com o objetivo de clarificar e aprofundar os mecanismos da transmissão psíquica ainda pouco relevante na prática clínica contemporânea.
- Comportamentos prossociais: O papel moderador da sensibilidade à recompensa social no bem-estarPublication . Inês Carpinteiro Nunes; Mares, InêsA prossocialidade tem sido amplamente reconhecida como um fator importante para o bem-estar subjetivo. Ainda assim, os seus mecanismos subjacentes permanecem pouco claros na literatura. O presente estudo procurou aprofundar a compreensão desta relação, explorando o papel da sensibilidade à recompensa social como possível variável moderadora desta associação. A amostra foi constituída por jovens adultos, com idades entre os 18 e os 29 anos (N=113; M=21,9; DP=3,45), que completaram medidas de autorrelato sobre comportamentos prossociais, sensibilidade à recompensa social e bem-estar subjetivo (felicidade em particular), bem como duas tarefas experimentais: uma de comportamento prossocial e outra de sensibilidade à recompensa social. Os resultados obtidos não confirmaram uma associação significativa entre os comportamentos prossociais e o bem-estar subjetivo, nem apoiaram a hipótese de um efeito moderador da sensibilidade à recompensa social nessa relação. No entanto, foram observadas associações positivas entre algumas dimensões da sensibilidade à recompensa social - nomeadamente a valorização da admiração, das relações sexuais e a preferência por rostos felizes - e a expressão autorrelatada de comportamentos prossociais. Estes resultados sugerem que a sensibilidade à recompensa social está implicada na manifestação de comportamentos prossociais. O presente estudo contribui para a investigação sobre a prossocialidade ao introduzir uma abordagem diferenciada da sensibilidade à recompensa social, tratada aqui como um fenómeno multidimensional. Os dados da nossa amostra apontam para associações parciais entre determinados domínios dessa sensibilidade e a prossocialidade autorrelatada, sugerindo que diferentes dimensões podem influenciar a expressão de comportamentos orientados para os outros. Estes resultados abrem caminho para novas linhas de investigação focadas nos fatores motivacionais e contextuais que podem sustentar a ação prossocial.
- O impacto da convivência com animais de companhia no desenvolvimento da teoria da mente (TOM) em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)Publication . Raquel Branco Soveral Gomes; Carvalho, ConstançaA literatura carece de investigações que correlacionem o impacto da convivência com animais de companhia no desenvolvimento da teoria da mente (ToM) em crianças com perturbação do espetro do autismo (PEA). Existe um foco no impacto das terapias assistidas por animais em crianças com PEA, não avaliando de forma direta se os efeitos benéficos da convivência com animais estão associados a um maior desenvolvimento da ToM. Desta forma, o principal objetivo da presente dissertação visa testar se a convivência com animais de companhia influencia o desenvolvimento da ToM em crianças com PEA. Tendo este objetivo em consideração, foi recolhida uma amostra de 27 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos de idade, com uma média de idades de 11.15 anos (DP= 3.51), dos quais 21 (77,8%) pertencem ao sexo masculino e 6 (22,2%) ao sexo feminino. Adicionalmente, 19 participantes (70,4%) apresentavam grau 1 de necessidade de suporte e 8 participantes (29,6%) apresentavam grau 2 de necessidade de suporte. Relativamente ao contacto com animais, verificou-se que 14 participantes (51,9%) conviviam com animais no domicílio, enquanto 13 (48,1%) não possuíam animais em casa. No que diz respeito ao contacto com animais fora do ambiente doméstico, 15 participantes (55,6%) relataram ter este tipo de contacto, enquanto 12 participantes (44,4%) indicaram não ter. Para avaliação dos construtos supramencionados, foi utilizada a Bateria de Tarefas para avaliação da Teoria da Mente (Theory of Mind Task Battery) – BTATM. Com base nos resultados obtidos, observou-se que a interação com animais de companhia parece contribuir para o reconhecimento e compreensão de emoções humanas, assim, este contacto é apontado como facilitador da observação e interpretação de estados mentais dos outros, promovendo um maior desenvolvimento da ToM. Subsequentemente, foram formuladas propostas no que respeita às potenciais aplicações práticas que podem advir da presente investigação, tendo em vista o desenvolvimento da ToM e os seus benefícios para crianças e jovens com PEA.
- Investigative interviews with individuals who perpetrated sex crimes: A scoping reviewPublication . Sousa, Marta; Cláudia, Gouveia; Castro-Rodrigues, Andreia de; Caridade, Sónia; Cunha, OlgaSex crimes (CS) are a global public health problem with profound negative consequences for victims, their families, and society. The perpetrator's testimony is crucial for case outcomes because sexual offenses are frequently underreported, often due to limited evidence and lack of victim testimonies. Therefore, perpetrator investigative interviews play a decisive role in criminal investigations. The aim of this scoping review is to identify and describe evidence-based investigative interview techniques for gathering testimony from SC perpetrators using a structured methodology. Studies were identified through manual reference checking and in five electronic databases: Scopus, B-On, Web of Science, PsycINFO, and PubMed. Eight studies met the inclusion criteria. Most of the studies focused on rape and child sexual abuse. Five studies presented interview protocols, while three focused on interview techniques that interviewers should employ to elicit more information. It was possible to conclude that both the presented interviews and the techniques share a similar general structure. Clinical, forensic, and criminal implications are elaborated.
- Mobbing e Intenção de Saída: Uma relação mediada pelo silêncio organizacionalPublication . Oliveira, Catarina Brito Cabral; Cesário, FranciscoNo contexto laboral atual, o “Mobbing” e o “Silêncio Organizacional” são fenómenos relevantes, principalmente pela sua influência na “Intenção de Saída” dos trabalhadores. O assédio moral (Mobbing), prejudica o bem-estar psicológico e o desempenho dos funcionários, enquanto o silêncio organizacional é uma estratégia de omissão comumente empregada como forma de autoproteção. Estes comportamentos afetam a comunicação interna e prejudicam o ambiente organizacional. O presente estudo visou analisar a influência do Mobbing na Intenção de Saída, tendo em conta o papel mediador do Silêncio Organizacional. Para isso, foi criado um modelo teórico baseado em literatura recente, no qual se examinou se o silêncio, nas suas diferentes dimensões (Defensivo, Submissão e Pró-Social), atua como mediador na relação entre a perceção de Mobbing e a decisão de deixar a organização. A amostra incluiu 146 participantes, profissionais ativos em Portugal, que, a partir de um questionário online, partilharam as suas vivências no local de trabalho. Os dados foram analisados por meio de regressões lineares e modelos de mediação. Os resultados indicaram que o Mobbing tem um efeito positivo na Intenção de Saída e que o Silêncio Organizacional, principalmente na sua vertente defensiva, funciona como um mediador parcial nessa relação. Trabalhadores que enfrentam situações persistentes de Mobbing costumam adotar comportamentos de silêncio, o que, por sua vez, intensifica o seu desejo de abandonar a organização. Estes dados são importantes para as empresas que procuram evitar a perda de talentos e fomentar ambientes de trabalho seguros, devendo aplicar estratégias de escuta ativa, prevenção de assédio, e o incentivo ao diálogo interno.
- A relação entre a perceção dos docentes acerca da indisciplina em sala de aula, as crenças de autoeficácia para a gestão do comportamento, resiliência e compromisso com a profissãoPublication . Gonçalves, Catarina Lopes; Peixoto, FranciscoO presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre as perceções dos professores acerca da indisciplina em sala de aula, as suas crenças de autoeficácia na gestão do comportamento, a resiliência profissional e o compromisso com a profissão docente. Participaram 818 professores do ensino básico ao ensino secundário, que responderam a um questionário online composto por duas partes: uma para recolha de dados sociodemográficos e outra com quatro instrumentos que avaliaram as variáveis em estudo. Os resultados indicaram que professores com maior perceção de resiliência tendem a apresentar crenças mais elevadas de autoeficácia na gestão do comportamento. Verificou-se também que níveis mais altos de autoeficácia se associam a um maior compromisso com a profissão docente. Além disso, a perceção da frequência de comportamentos indisciplinados relaciona-se negativamente com as crenças de autoeficácia, a resiliência e o compromisso profissional: quanto maior a perceção de indisciplina, mais baixas tendem a ser essas variáveis. Adicionalmente, os professores do terceiro ciclo percecionaram mais frequentemente comportamentos de indisciplina em comparação com os dos outros níveis de ensino. Por outro lado, os anos de serviço docente não demonstraram uma relação estatisticamente significativa com as crenças de autoeficácia na gestão do comportamento. Concluiu-se que uma maior perceção de comportamentos indisciplinados está associada a níveis mais baixos de autoeficácia, resiliência e compromisso profissional. Este estudo contribui para o conhecimento acerca da problemática da indisciplina escolar, destacando a importância de promover ambientes educativos mais saudáveis e eficazes.
- Psychological maturity: Subjectivity, desire and autonomyPublication . Pacca, Amanda Lopes; Rodrigues, Vitor AmorimThe first comprehensive integrated model of personality development by Sidney Blatt stipulates that self-definition and relatedness are concepts that influence personality and psychological development. Contemporary authors, such as Jorge Forbes, bring insights into Lacan's theory discussing the individual of the 21st century. This comparative study links theories of both authors with new insights in the development of a theoretical model of psychological maturity. Psychological development occurs throughout a lifetime, and carries out important subjective processes. The hypotheses show that discovering one's desire and subjectivity is not enough to reach psychological maturity. Otherwise, individual autonomy is a necessary condition to achieve psychological maturity. Psychological well-being defended as a diffuse well-being is reached through psychological maturity if mediated by subjective responsibility.
- Liderança robótica e satisfação no trabalho: O papel da segurança psicológica e da confiançaPublication . Figueiredo, Ana Beatriz Lopes; Lopes, Sara L.A evolução tecnológica tem levado a um crescente interesse pela forma como os indivíduos interagem com robôs, nomeadamente em contextos de trabalho. Em ambiente laboral, os robôs já são percecionados pelos trabalhadores como promotores de bem-estar psicológico e como parceiros de trabalho. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender as atitudes e perceções dos indivíduos que são liderados por um líder robô em contexto laboral. Variáveis como a confiança no robô, o estilo de liderança, a segurança psicológica e a satisfação no trabalho foram analisadas. Este estudo, de carácter correlacional, teve uma amostra de 178 participantes, que leram um cenário que descrevia uma situação de trabalho em que o robô assumia o papel de líder. No que toca aos resultados, foi esperado que, perante a existência de um líder robô, a segurança psicológica mediasse a relação entre o estilo de liderança transformacional do robô e a satisfação no trabalho. Foi também esperado que o nível de confiança no robô moderasse a relação entre o estilo de liderança e a segurança psicológica. Por último, previu-se que existiriam diferenças entre indivíduos em relação à literacia tecnológica, bem como ao nível de aceitação dos robôs nos locais de trabalho. As descobertas desta investigação contribuíram para compreender a forma como os indivíduos percecionam a liderança robótica, que, por sua vez, pode ter relevantes implicações práticas, nomeadamente em contextos organizacionais onde maior precisão e menor enviesamentos na tomada de decisão são essenciais.
- The role of psychological flexibility and selfcompassion in the longitudinal relationship between emotional schemas and mental healthPublication . Mendes, Maria Manuel Pereira Barreira; Neto, David DiasPersistent psychological symptoms, even in the context of effective treatments, highlight the limitations of traditional symptom-focused models. Advancing mental health requires identifying the underlying mechanisms that sustain psychological distress and hinder well-being. Emotional schemas have been associated with greater psychological suffering and lower well-being. Understanding the processes through which these schemas impact is essential for designing more targeted and effective strategies. This study examined the longitudinal relationship between emotional schemas and both positive and negative mental health, investigating the mediating roles of psychological flexibility and self-compassion. A sample of 303 Portuguese adults completed self-report measures assessing emotional schemas (LESS), psychological flexibility (CompACT), self-compassion (SELFCS), and mental health (MHCSF and BSI-18) at two time points, six months apart. Using path analysis and controlling for baseline mental health, age, and sex, the results revealed that maladaptive emotional schemas were significantly associated with lower psychological flexibility and self-compassion, which in turn predicted increased psychological distress and decreased well-being. Negative evaluation of emotions showed indirect effects through both mediators. Difficulties in reappraisal influenced mental health exclusively via reduced self-compassion, while a simplistic view of emotions was associated with improved outcomes via increased psychological flexibility. These results underscore the enduring influence of emotional schemas on mental health and highlight the transformative potential of interventions that cultivate psychological flexibility and self-compassion. By elucidating their mediating roles, the study provides a foundation for developing more targeted and effective strategies to mitigate the impact of maladaptive emotional schemas on psychological distress and psychological wellbeing.
- Liderança autêntica e o work engagement: O papel da tríade negra e diferença entre sexosPublication . Ramos, Catarina Maria da Silva; Bártolo-Ribeiro, RuiO mundo do mercado de trabalho é influenciado pela forma como o mesmo é liderado. O objetivo do presente estudo é entender, se com o estilo de liderança autêntica, é possível os liderados tendam a ter melhores desempenhos no seu work engagement, comparativamente a colaboradores que tenham o seu work engagement influenciado por líderes com personalidade negra. Este estudo contou com um total de 71 participantes, podendo concluir que os colaboradores que tenham uma perceção maior da liderança autêntica sobre o seu work engagement, do que, a colaboradores que, tenham líderes que possuem traços de personalidade da tríade negra. Não existe neste estudo diferenças significativas entre homens e mulheres. A presente investigação promove a reflexão, de uma nova perspetiva sobre o local de trabalho, explorando como diferentes estilos de liderança podem influenciar o work engagement dos liderados.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »