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- A relação entre a perceção dos docentes acerca da indisciplina em sala de aula, as crenças de autoeficácia para a gestão do comportamento, resiliência e compromisso com a profissãoPublication . Gonçalves, Catarina Lopes; Peixoto, FranciscoO presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre as perceções dos professores acerca da indisciplina em sala de aula, as suas crenças de autoeficácia na gestão do comportamento, a resiliência profissional e o compromisso com a profissão docente. Participaram 818 professores do ensino básico ao ensino secundário, que responderam a um questionário online composto por duas partes: uma para recolha de dados sociodemográficos e outra com quatro instrumentos que avaliaram as variáveis em estudo. Os resultados indicaram que professores com maior perceção de resiliência tendem a apresentar crenças mais elevadas de autoeficácia na gestão do comportamento. Verificou-se também que níveis mais altos de autoeficácia se associam a um maior compromisso com a profissão docente. Além disso, a perceção da frequência de comportamentos indisciplinados relaciona-se negativamente com as crenças de autoeficácia, a resiliência e o compromisso profissional: quanto maior a perceção de indisciplina, mais baixas tendem a ser essas variáveis. Adicionalmente, os professores do terceiro ciclo percecionaram mais frequentemente comportamentos de indisciplina em comparação com os dos outros níveis de ensino. Por outro lado, os anos de serviço docente não demonstraram uma relação estatisticamente significativa com as crenças de autoeficácia na gestão do comportamento. Concluiu-se que uma maior perceção de comportamentos indisciplinados está associada a níveis mais baixos de autoeficácia, resiliência e compromisso profissional. Este estudo contribui para o conhecimento acerca da problemática da indisciplina escolar, destacando a importância de promover ambientes educativos mais saudáveis e eficazes.
- Psychological maturity: Subjectivity, desire and autonomyPublication . Pacca, Amanda Lopes; Rodrigues, Vitor AmorimThe first comprehensive integrated model of personality development by Sidney Blatt stipulates that self-definition and relatedness are concepts that influence personality and psychological development. Contemporary authors, such as Jorge Forbes, bring insights into Lacan's theory discussing the individual of the 21st century. This comparative study links theories of both authors with new insights in the development of a theoretical model of psychological maturity. Psychological development occurs throughout a lifetime, and carries out important subjective processes. The hypotheses show that discovering one's desire and subjectivity is not enough to reach psychological maturity. Otherwise, individual autonomy is a necessary condition to achieve psychological maturity. Psychological well-being defended as a diffuse well-being is reached through psychological maturity if mediated by subjective responsibility.