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- Competências literacia emergente e desempenho da leitura e escrita em crianças do pré-escolarPublication . Ferreira, Raquel Costa; Salvador, Liliana Ferreira dos SantosA literacia emergente tem vindo a demonstrar um papel importante no pré-escolar, pois contribui para a construção de bases para a aprendizagem da leitura e escrita, envolvendo competências como consciência fonológica, conhecimento das letras do alfabeto e dos seus respetivos sons, escritas inventadas e nomeação rápida. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho consistiu na caracterização das competências de literacia emergente em alunos entre os 5 e 6 anos a frequentar o último ano do pré-escolar. Adicionalmente, procurou-se perceber de que modo estão relacionadas as competências em consciência fonológica, conhecimento do alfabeto e nomeação rápida com as capacidades precoces de leitura e escrita das crianças. No total, participaram 51 crianças de três turmas de pré-escolar de uma escola privada: Sala 1 (turma heterogénea), Sala 2(turma homogénea), Sala 3 (turma homogénea) – isto é, a turma heterogénea (ou mista) integrava alunos de 4/5 anos e a turma homogénea integrava apenas alunos de 5/6 anos. Para a caracterização das competências das crianças foram utilizadas as seguintes provas: conhecimento do nome e som das letras, duas provas (classificação da sílaba inicial e do fonema inicial) da Bateria de Provas de Consciência fonológica (Silva, 2002), prova de leitura emergente, prova de escritas inventadas e nomeação rápida. Os resultados obtidos permitem-nos perceber, em comparação com os resultados de outros estudos realizados com crianças do pré-escolar, que as crianças apresentam baixos scores na maioria das competências avaliadas, tendo-se verificado associações significativas entre as variáveis relativas à consciência fonológica (silábica e fonémica) e nome e som das letras e a leitura e escrita. Ao contrário de muitos estudos nesta área, não foi encontrada associação significativa entre a nomeação rápida e a leitura e escrita.
- Impacto da adaptação à doença no cuidador informalPublication . Gonçalves, Ana Filipa Correia; Ferreira, Carolina Seybert do Amaral PintoObjetivo: O objetivo do estudo foca-se na melhor compreensão sobre a adaptação dos cuidadores informais à doença do seu familiar e como esta adaptação influenciará a sobrecarga e a qualidade de vida destes cuidadores. Métodos: Este estudo tem um desenho transversal, tendo um único momento de recolha. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário online destinado à população de cuidadores informais/familiares de doentes oncológicos. Foram aplicadas as seguintes escalas: Escala de ajustamento mental ao cancro de um familiar (EAMC-F), Escala de Sobrecarga (ZBI-12) e Índice de bem-estar OMS (cinco) (WHO-5). Resultados: Foram incluídos noventa e cinco cuidadores informais de doentes oncológicos. Formaram-se dois grupos de cuidadores, os cuidadores atuais com cinquenta participantes e o grupo de ex-cuidadores com quarenta e cinco participantes. A maior parte dos cuidadores eram mulheres (86,3%) sendo estas na sua maioria filhas/os e pais/mães (27,4 % e 28,4% respetivamente). Existe uma prevalência no recurso a estilos de coping de “espírito de luta” e “preocupação ansiosa/revolta” em ambos os grupos. O grupo de cuidadores atuais, apresenta em média um elevado nível de sobrecarga, comparativamente, com o grupo de ex-cuidadores. Por fim, os índices de bem-estar revelam que o grupo de cuidadores atuais, apresentam em média um valor de 12 pontos considerando-se um valor baixo. Por outro lado, os ex-cuidadores apresentam em média um valor de 14 pontos. Conclusões: Verificou-se que as estratégias mais recorridas pelos cuidadores (atuais e ex-cuidadores) foram estratégias de “espírito de luta”, revelando preocupação e tentativa de adaptação positiva e ainda comprometimento com a prestação de cuidados, e por outro lado, estratégias de “preocupação ansiosa/revolta”, estando associado à sobrecarga emocional que é imposta nesta função e por consequência ao peso da doença. O recurso a estas estratégias, vai de encontro com os elevados níveis de sobrecarga sentidas, no caso dos cuidadores atuais, e sobrecarga média, nos ex-cuidadores. Por consequência da notável sobrecarga, os índices de bem-estar encontram-se prejudicados, sendo notório nos cuidadores atuais, estes índices estão bem baixos, no entanto, apesar de os ex-cuidadores apresentarem índices de bem-estar superiores aos dos cuidadores atuais, não se revelam significativamente superiores.
- O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em criançasPublication . Fernandes, Celeste Maria Azevinheiro; Peixoto, Francisco José BritoO envolvimento parental na vida das crianças é essencial para promover competências positivas ao nível do desenvolvimento socioemocional, bem como para o desempenho académico atual e futuro. Neste contexto, este estudo teve como principal objetivo, investigar as relações entre o envolvimento parental as competências socio emocionais e o desempenho académico de crianças. Participaram neste estudo 831 alunos e respetivos pais, que responderam, respetivamente, ao “Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Student Questionnaire, Younger Cohort) e ao “Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Parent Questionnaire). Os resultados sugerem que, o envolvimento parental está associado de forma positiva às competências socioemocionais percebidas pelas crianças. A associação é positiva no caso das dimensões de proximidade e relacionamento entre pais e filhos (comunicação) e negativa para as dimensões dificuldades no relacionamento entre pais e filhos e relacionamento entre pais e filhos (autoridade). Além disso, revela que a hétero perceção dos pais sobre as competências sociais e emocionais das crianças está relacionada de forma positiva com o autorrelato das crianças sobre essas competências. O envolvimento parental também apresentou uma relação positiva com o desempenho académico percebido pelas crianças, especialmente através da dimensão relacionamento entre pais e filhos (comunicação) e proximidade entre pais e filhos e uma relação negativa com a pressão parental e dificuldades no relacionamento entre pais e filhos. Por fim, os resultados sugerem que as competências sociais e emocionais das crianças estão positivamente relacionadas com o seu desempenho académico, de acordo com as perceções tanto das crianças quanto dos seus pais.
- O papel do desenvolvimento da identidade e da identificação com a família na relação entre o funcionamento familiar e a diversidade de comportamentos autolesivos na adolescênciaPublication . Correia, Petra Miriam Figueiras; Pereira, Maria GouveiaO presente estudo procurou investigar o papel da identidade e da identificação com a família na relação entre o funcionamento familiar (FF) e a diversidade de comportamentos autolesivos (DIV). Foram comparados adolescentes com e sem história de comportamentos autolesivos (CAL) em relação ao seu FF (coesão, flexibilidade e comunicação), ao nível de identificação com a sua família e ao desenvolvimento da identidade. Foram analisadas as relações entre as variáveis e se as dimensões da identidade e a identificação são mediadoras da relação entre o FF e a DIV. A amostra contou com 443 adolescentes com idades entre os 12 e os 21 anos (M= 15. 18, DP= 1. 86), que responderam a questionários de autorrelato que avaliam as variáveis acima referidas. Os participantes com história de CAL obtiveram valores que indicam um FF desequilibrado, níveis inferiores de identificação com a família, bem como nas dimensões adaptativas do desenvolvimento da identidade. O FF associou-se positivamente ao desenvolvimento da identidade e à identificação com a família, e negativamente à DIV. A identificação com a família também se associou positivamente às dimensões do desenvolvimento identitário e negativamente à DIV. Finalmente, salienta-se a importância da identificação com o compromisso e com a família na relação entre FF e DIV pois, dentro da identidade, a identificação com o compromisso foi mediadora (parcial) da relação entre o FF e a DIV. A identificação com a família também mediou parcialmente a relação entre a coesão / comunicação e a DIV, e totalmente a relação entre a flexibilidade e a DIV.
- Uso das redes sociais em jovens adultos "Estudo sobre a relação do uso das redes sociais com a solidão, autoestima e satisfação com a vida"Publication . Gregório, Inês Silva; Jesus, Artur Miguel Trigo Cândido da Silva deNos dias de hoje, as redes sociais fazem parte do quotidiano das sociedades, contudo o seu uso em excesso pode trazer consequências negativas. O objetivo geral aqui definido é perceber se existe uma associação significativa entre o uso de redes sociais em jovens adultos e a solidão, a autoestima, dependência de popularidade nas redes sociais e a satisfação com a vida. Através de uma amostra não probabilística por conveniência, recolhida nas redes sociais, através da partilha de um questionário criado no Google Forms, ao qual 193 participantes responderam, com idades entre os 18 e os 25 anos, de ambos os sexos. O questionário é composto por o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Perturbação de Redes Sociais (SMDS), o Questionário de Dependencia de Popularidade nas Redes Sociais (QDPRS), a Escala de Solidão Social e Emocional (SELSA-S), o Questionário de dependência de popularidade nas redes sociais, a Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES) e a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Os dados recolhidos mostraram associações significativas entre o uso de redes sociais em jovens adultos e a autoestima, a dependência de popularidade nas redes sociais e a satisfação com a vida.
- PhotoVoice: Experiências de estigma e crescimento póstraumático em homens com identidades sexuais não-heteronormativas que vivem com VIHPublication . Antunes, Joana Vieira Monteiro dos Santos; Costa, Pedro Alexandre Nunes daEste estudo teve como objetivo estudar as experiências de estigma e processos de crescimento pós-traumático numa população de homens com identidades sexuais não heteronormativas que vivem com VIH. O grupo amostral são três homens com idades compreendidas entre os 30 e 32 anos. A metodologia Photovoice permitiu aos participantes explorem e partilharem as suas experiências através de fotografias tiradas por si. Foi realizada uma discussão presencial com o grupo focal, na qual foram feitas várias questões ao grupo e apresentadas algumas das fotografias tiradas. Os dados foram analisados através da análise temática, tendo sido identificados cinco temas. Os resultados indicam que esta população está sujeita a um duplo estigma, devido à associação feita entre a identidade sexual não heteronormativa e o VIH. A falta de informação da população geral acerca do VIH mostrou ser um fator promotor de estigma. Verificou-se que o preconceito sexual e estigma associado ao VIH se manifestam sob a forma de rejeição nas relações familiares, românticas e/ou sexuais. Além disso, o estigma internalizado e antecipado mostraram ser fatores determinantes na escolha da revelação do diagnóstico de VIH. Por fim, foi possível observar evidências de crescimento pós traumático nos participantes, tendo o diagnóstico de VIH atuado como um catalisador desses processos de crescimento. As manifestações crescimento pós-traumático verificadas correspondiam a melhores relações interpessoais, maior sensação de força pessoal e reconhecimento de novas possibilidades. Foi destacada a importância do suporte social e do envolvimento comunitário no processo de crescimento pós-traumático. Este estudo permitiu conhecer e compreender com profundidade e complexidade as experiências de estigma desta população e de como estas podem estar associadas ao crescimento pós-traumático.
- Transmissão transgeracional da opressão racial internalizada: efeito moderador da identidade socialPublication . Vieira, Filipa da Silva; Miranda, Mariana Machado Pires deEste estudo aprofunda o conhecimento sobre opressão racial internalizada, em particular o sentimento de dívida que populações racializadas Afrodescendentes teriam pelo suposto papel civilizador recebido pelos Europeus Brancos durante a colonização. Procuramos testar o efeito de transmissão transgeracional desta dívida colonial no contexto pós colonial português e propor uma redução desta transmissão por fatores relativos à identidade social das gerações mais novas. O estudo realizou-se com 70 díades compostas por pessoas de duas gerações diferentes de uma mesma família, cujos elementos se identificam como Negros. Os resultados confirmaram uma correlação entre níveis de dívida colonial percebida entre as duas gerações, assim como o efeito moderador previsto da cura social. Quanto maior o número de grupos de pertença do indivíduo da segunda geração, menor a transmissão transgeracional da opressão racial internalizada. Os resultados são discutidos à luz da Psicologia Social Clínica do racismo e são apresentadas as limitações e as implicações clínicas do estudo.
- Influência da expectativa na toma da substância psicadélica AyahuascaPublication . Santos, Lua Todo-Bom Cravina Elias; Ferreira, Carolina Seybert do Amaral PintoVários estudos demonstram os efeitos positivos que os psicadélicos podem ter na saúde mental. Alguns investigadores sugerem que os benefícios e os efeitos subjetivos destas substâncias devem-se a efeitos placebo. Existe necessidade de perceber se estes efeitos são explicados pela substância ou por outros fatores. A presente investigação pretende perceber que influência as expectativas podem ter na intensidade da experiência mística com ayahuasca. O estudo conta com 56 participantes no primeiro momento e 41 no segundo momento de recolha de dados. Estes têm mais de 18 anos e participaram em retiros de toma de ayahuasca. O primeiro momento de recolha de dados é feito antes da toma da substância e contém o questionário sociodemográfico e uma versão adaptada ao contexto dos psicadélicos da SETS. O segundo momento é feito após a toma e contém a MEQ30. Considerando a amostra global, não foi encontrada uma associação significativa entre a expectativa e a experiência mística. Indivíduos que nunca tomaram psicadélicos recreativamente sem apoio mostram uma associação positiva entre a expectativa positiva e a experiência mística. Aqueles que participaram anteriormente em cerimónias com apoio apresentam uma expectativa positiva e experiência mística superior. Indivíduos que não tomaram em contexto recreativo sem apoio apresentam uma expectativa positiva mais elevada e participantes que tomaram recreativamente sem apoio apresentam expressam mais humor positivo. Os resultados mostram a importância de ter em conta o contexto, o apoio recebido, a experiência anterior no estudo das expectativas e experiências com psicadélicos no estudo e administração de substâncias psicadélicas.
- Não monogamias consensuais e infidelidade: desafios para os profissionais de saúde mentalPublication . Saraiva, Inês Margarida Constantino Amaro; Miranda, Mariana Machado Pires de; Ferreira, Luana CunhaNas últimas décadas, o modelo de relação da não monogamia consensual (NMC) tem ganho mais visibilidade na investigação e na intervenção. Existem evidências de mononormatividade, em que pessoas que adotam este modelo de relação experienciam estigma por parte da população geral e de psicólogos. No mesmo sentido, casais com experiências de infidelidade encontram, muitas vezes, preconceito e discriminação. Neste estudo experimental manipulou-se, com recurso a vinhetas clínicas, pedidos de terapia de casal de casais monogâmicos vs. monogamish, onde tinha havido, ou não tinha havido, um evento prévio de infidelidade. Incluiu-se ainda no design um fator medido, relacionado com a situação profissional dos participantes: profissionais de saúde mental vs. estudantes de psicologia. Neste estudo misto, mediu-se a aliança terapêutica imaginada perante cada vinheta e questionou-se, em perguntas abertas, sobre possíveis temáticas e ressonâncias. A amostra final foi constituída por 129 participantes (69.3% profissionais). Nos resultados, não emergem padrões claramente distintos face a casais monogâmicos ou monogamish, apesar de indicações da existência de um viés positivo para a monogamia e uma falta de preparação identificada pelos participantes para o trabalho clínico com NMC. Por outro lado, face à infidelidade verificam-se dados contraditórios, com posições ora mais favoráveis, ora mais desfavoráveis. Não se verificou uma diferença entre os estudantes e os profissionais de saúde mental, apesar dos primeiros terem imaginado uma aliança terapêutica mais elevada e respondido em menor proporção às questões qualitativas. Discutem-se as implicações clínicas para a formação psicológica e psicoterapêutica.
- O efeito de gamificação de jogos fonológicos na promoção da consciência fonológica e na qualidade das escritas inventadasPublication . Teixeira, Marta Pinharanda Serra; Silva, Ana Cristina Conceição daO treino da consciência fonológica é de extrema importância para a qualidade das escritas inventadas e para o processo de alfabetização, e nesse sentido, o presente estudo pretende avaliar se através de jogos digitais de consciência fonológica se pode promover a consciência fonológica bem como a qualidade das escritas inventadas, à semelhança da utilização de outras formas de treino. Uma vez que as tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia das crianças e consequentemente na sua educação, faz todo o sentido procurar compreender o impacto destes jogos gamificados na promoção da consciência fonológica e na qualidade das escritas inventadas, em comparação com jogos em papel. Assim, para a realização do mesmo, foi selecionada uma amostra de 30 crianças entre os 6 e os 7 anos de idade, que frequentavam o 1ºano do 1ºciclo. Foi utilizado um delineamento quase-experimental de três etapas, com aplicação de provas e jogos fonológicos às crianças. Os resultados apresentados mostraram que o impacto dos jogos gamificados, face à utilização de jogos em papel, não revelaram diferenças significativas entre os grupos, podendo ter sido influenciados pela amostra que me foi permitida avaliar, quer pela sua dimensão assim como pelo processo de seleção.