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- Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúdePublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosIntrodução: Para garantir a constante atualização de conhecimentos e exercer a prática clínica de forma segura e responsável, um profissional de saúde teria de ler vários artigos diariamente; ainda assim, dificilmente conseguiria abarcar o conjunto da literatura científica publicada na sua área. Dadas as dificuldades de rastreio de todos os estudos originais, os artigos de revisão sistemática e as meta-análises acabam por ser uma importante fonte de evidência resumida sobre uma temática específica; ajudam os profissionais de saúde a fazer uma gestão do conhecimento científico anualmente publicado, reúnem a evidência relevante e utilizam uma metodologia de análise clara e transparente, minimizando o viés e conduzindo estes profissionais à melhoria da prática baseada em evidências. O objetivo do presente estudo é o de identificar as competências que os profissionais de saúde devem adquirir para que as revisões sistemáticas e as meta-análises representem um contributo válido na sua atualização de conhecimentos e uma mais-valia na prática clínica. Métodos: A metodologia seguida envolve duas etapas: a revisão da literatura e o uso da técnica do cross-referencing. Para a revisão da literatura realizou-se uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via plataforma PubMed), Scopus e Web of Science, que respondesse ao objetivo em estudo. Para a segunda etapa, a do exercício de cross-referencing, foram submetidos os artigos mais relevantes para recolha de literatura científica similar e para análise paralela das referências citadas nos estudos. Resultados: A análise dos resultados permite compreender a complexidade das revisões sistemáticas e das meta-análises e identificar um conjunto de competências que os profissionais de saúde devem adquirir, refletir e atualizar regularmente para que a sua prática clínica beneficie dos resultados alcançados por estas tipologias de estudo, a saber: saber pesquisar e avaliar informação científica; saber recuperar informação científica a partir de diferentes bases de dados; evidenciar capacidade de gestão da informação; evidenciar pensamento crítico; saber trabalhar em equipa; saber colaborar eficazmente com os outros; saber avaliar a literatura científica; evidenciar capacidade de análise e de síntese; saber tratar e processar a informação científica; saber tratar estatisticamente a informação; saber usar um software de análise estatística; assumir a tomada de decisão; evidenciar competência metodológica e estatística; evidenciar domínio das metodologias; saber aplicar conhecimentos de escrita académica/científica. Algumas destas competências são do foro biblioteconómico, pelo que a colaboração dos bibliotecários em equipas de investigação é destacada, valorizada e incentivada. Conclusões: As revisões sistemáticas e as meta-análises são estudos que apresentam evidências essenciais para a prática clínica. Espera-se que os profissionais de saúde e os investigadores compreendam e adquiram as competências necessárias, metodologicamente sólidas, para a preparação e condução destes estudos, em estreita colaboração com bibliotecários e bibliotecas. .
- O impacto do consumo de canábis na formação de falsas memórias em jovens adultosPublication . Silva, Tiago Filipe Carreteiro; Garcia-Marques, TeresaÀ medida que a popularidade da indústria da canábis aumenta, existe uma necessidade de aumentar também o número de estudos que procuram entender os seus efeitos na memória, existindo, ainda, uma quantidade insuficiente de informação no que diz respeito ao impacto da substância no campo das falsas memórias. Este estudo procurou analisar os efeitos do consumo de canábis na formação de falsas memórias em jovens adultos, através da aplicação de uma versão do paradigma DRM adaptada para a língua portuguesa. Os participantes (N= 71) foram abordados com o intuito de participar no estudo presencialmente e via online. As três tarefas que realizaram consistiram em ouvir listas de palavras de associados pré-testadas para o paradigma DRM e completar uma tarefa de evocação livre, preencher um questionário sociodemográfico e, por último, foram instruídos a reconhecer, numa lista de palavras apresentadas e não apresentadas previamente, aquelas que haviam sido sido parte da gravação. Estes participantes foram divididos em 3 grupos de acordo com o consumo de canábis relatado – consumidores intoxicados, consumidores sóbrios e não consumidores – e os seus dados foram contrastados. Ao contrário do esperado, não se verificou um aumento na formação de falsas memórias na população consumidora de canábis. O consumo desta substância não aumentou a ativação para os itens associados na memória. Porém, a existência de falsos reconhecimentos de várias palavras não relacionadas reforça a hipótese de uma resposta mais liberal em consumidores de canábis. Os dados são discutidos tendo em conta o papel da canábis no processamento cognitivo, especialmente na memória.
- Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)Publication . Moreira, Catarina Isabel dos Santos Valido; Monteiro, VeraO presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as perceções de professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), relacionando essas perceções com o conhecimento que os mesmos detêm sobre a patologia. Além deste objetivo, foram incluídas ainda algumas variáveis sociodemográficas, como o Tempo de Serviço Docente, Experiência Prévia no Trabalho com Alunos com Diagnósticos de PHDA, Formação em PHDA e Ciclo de Ensino Lecionado, comparando-as com as três dimensões (Falta de Controlo, Perceção de Competência e Influências na Gestão) da escala de perceção. A amostra que constitui a presente investigação é composta por 109 sujeitos, que responderam ao Questionário de Avaliação do Conhecimento sobre a PHDA (QACP) (Oliveira, 2017) e ao questionário traduzido e adaptado do Beliefs regarding ADHD (Kos, 2004), por Alvarez (2014). Os principais resultados obtidos sugerem que os professores com maiores níveis de conhecimento percecionam uma maior Falta de Controlo e uma menor Competência, quando comparados com os professores com menores níveis de conhecimento. Relativamente às restantes variáveis, os resultados indicam a não existência de diferenças significativas entre as três dimensões da perceção e o Tempo de Serviço dos professores, sendo os resultados semelhantes na variável Formação em PHDA. Por outro lado, na variável Experiência Prévia no Trabalho com Crianças com PHDA verificaram-se diferenças estatisticamente significativas na dimensão Perceção de Competência, indicando que os professores que referiram ter essa experiência, percecionam ter uma maior Competência. Por fim, os professores que lecionam alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico percecionam uma maior Fal
- As campanhas de ativismo para a redução do consumo de carne - uma leitura socicopsicológia e experimentalPublication . Martins, Sara de Melo Correia; Miranda, MarianaEste estudo segue uma longa tradição de estudo da eficácia de campanhas, analisando o caso específico das campanhas realizadas pelo The Animal Save Movement. Considerando o objetivo da campanha, um dos critérios de avaliação desta eficácia, foi a redução do descomprometimento moral no consumo de carne, variável que já se verificou distinguir pessoas com dietas que incluem ou excluem o consumo de carne. Um segundo critério analisado prende-se com uma variável mais próxima do comportamento planeado: a intenção comportamental, aqui operacionalizado na inscrição num programa que acompanha a transição para uma alimentação 100% vegetal ou a sua experimentação durante 30 dias. Os resultados demonstram que os participantes que consomem carne, os principais destinatários da campanha, têm efeitos de redução do descomprometimento moral após visualização da campanha do Save, mas não do aumento da intenção comportamental de envolvimento num programa alimentar diferente. Um segundo objetivo foi o do estudo do processo que medeia o processo de eficácia das campanhas. Para tal, analisámos a proximidade emocional entre participantes e animais, operacionalizada como a menor perceção de exclusividade humana, relativamente aos animais, das emoções secundárias. Para um teste mais direto desta hipótese, incluiu-se uma variação aos vídeos das campanhas do Save em que a fonte da informação são pessoas a visualizarem os vídeos originais dos animais. Nesta condição, esperava-se que, no processo de humanização dos animais por proxy, o descomprometimento moral fosse menor. No entanto, os resultados não confirmam esta hipótese, com análises a levantar a necessidade de um novo teste de hipóteses junto de uma amostra mais diversa. Os resultados serão discutidos tendo em consideração a teoria de desumanização, do descomprometimento moral, bem como as diferenças existentes entre vegetarianos e omnívoros.
- Sugestionabilidade na obtenção do testemunho de crianças e consequente impacto na avaliação da credibilidade das declaraçõesPublication . Moreira, Inês Maria de Oliveira; Almeida, Telma Sofia de SousaA obtenção do testemunho de crianças é ainda pautada por dificuldades sentidas pelos profissionais, bem como por erros na condução de entrevistas que, em consequência, impactam na precisão do relato. O presente estudo examinou a influência de características desenvolvimentais de 38 crianças, com idades compreendidas entre os seis e oito anos, na precisão da recordação e na aquiescência à sugestionabilidade. Os participantes visualizaram um vídeo e, uma semana depois foram entrevistados com o Protocolo de Entrevista Forense do National Institute of Child Health and Human Development (NICHD). Posteriormente, o relato foi avaliado com recurso à Grelha de Análise de Conteúdo das Declarações (CBCA). Foi explorado a (in)existência de relações entre a quantidade e precisão da informação relatada, o número de detalhes incorretos e de sugestão e o total obtido na CBCA. As crianças mais velhas demonstraram-se mais precisas nos seus relatos, bem como menos suscetíveis à sugestão, em relação a crianças mais novas. Verificou-se que características como o sexo e o Quociente de Inteligência Verbal não influenciaram a quantidade e precisão do relato, nem a vulnerabilidade à sugestão. A utilização de questões abertas permitiu obter relatos mais precisos. Por fim, a grelha CBCA não se demonstrou totalmente capacitada na identificação de relatos verdadeiros, relatos falsos, nem sensível a relatos sugestionados
- Expressão emocional : análise fatorial das qualidades psicométricas do DDI e Opener Scale numa amostra portuguesaPublication . Rocha, Raquel dos SantosObjetivo: O presente estudo teve como principal objectivo a avaliação das qualidades psicométricas para a adaptação doDistress Disclosure Index (DDI; Kahn & Hessling, 2001) e a escala Opener Scale (Miller, et al., 1983) para a amostra portuguesa aplicada a doentes oncológicos. Método: Este estudo é observacional, transversal e descritivo. A amostra foi constituída por 228 participantes com diagnóstico de cancro , 191 mulheres e 31 homens, a média das idades foi 53,09( DP =15,00). Foram utilizadas as seguintes escalas: o Inventário de Distress Emocional (DDI); a Opener Scale e a Escala Multidimencional de Suporte Social Percebido (MSPSS). Resultados:A análise fatorial exploratória reporta uma estrutura de dois fatores para o DDI que explica 61,23 % da variância. Esta estrutura, constituída pelas sub-escalas de Expressão Emocional e Supressão Emocional como é confirmada pela análise fatorial confirmatória, através de bons índices de ajustamento ( (36)= 70,893; NFI = 0,949; CFI = 0,980; GFI = 0,954; RMSEA = 0,05 [0,026; 0,072] ). Relativamente à Opener Scale, esta reporta uma estrutura unifactorial que explica 66% da variância. Esta estrutura é confirmada pela análise fatorial confirmatória, através de bons índices de ajustamento ( (4)= 5,379; NFI = 0,991; CFI = 0,997; GFI = 0,955; RMSEA = 0,039 [0,000; 0,114]). Discussão: Os resultados deste estudo constituem-se como um importante contributo para a validação do DDI e da Opener Scale na população oncológica portuguesa, bem como para o desenvolvimento de intervenções práticas da sua utilização.
- Construção e estudo exploratório das propriedades psicométricas de um instrumento breve para avaliar o espetro antissocial: Antisocial SpectrumPublication . Moisés, Catarina Sofia Ramos; Pereira, Miguel BastoA Perturbação Antissocial da Personalidade (PASP) apresenta-se como um distúrbio de personalidade com consequências graves, tanto para o próprio, como para a sociedade em geral. Desenvolver um instrumento de avaliação da Perturbação Antissocial da Personalidade, que seja teoricamente fundamentado, que contenha boas propriedades psicométricas, é um objetivo importante para a identificação e tratamento dos problemas associados ao comportamento desviante. Para a criação deste instrumento de avaliação, um conjunto inicial de itens foi gerado a partir de uma extensa revisão bibliográfica baseada nos critérios da DSM-5 e CID-10, manuais internacionais de referência para a avaliação e diagnóstico de doenças mentais. A validade de construto dos itens desenvolvidos foi testada através de Análise Fatorial Exploratória e de Análise Fatorial Confirmatória, em duas amostras de 250 participantes adultos. A versão final resultou na construção de um instrumento breve e de rápida aplicação composto por 8 itens com duas subdimensões e uma escala total. O ASSpectrum revelou boas propriedades psicométricas no que se refere à validade, fiabilidade e sensibilidade. Este instrumento tem potencial para ser uma medida útil para a identificação de traços antissociais na população adulta portuguesa.
- A expressão emocional, o suporte social percebido e o ajustamento diádico no crescimento pós-traumático em doentes oncológicosPublication . Gomes, Francisca de Caires Gouveia Figueirôa; Ramos, CatarinaIntrodução: O diagnóstico oncológico é percebido como um acontecimento traumático que abala fortemente o mundo assumptivo do sujeito. O Crescimento Pós-Traumático (CPT) tratase da perceção de benefícios e de mudanças psicológicas positivas em consequência de um trauma. O principal objetivo desta investigação é avaliar o CPT e a sua relação com diversos fatores psicossociais na experiência oncológica, nomeadamente a Expressão Emocional, o Suporte Social Percebido e o Ajustamento Diádico. Método: A amostra é constituída por 228 participantes (M de idade = 53,09; DP = 15,00), que foram ou são pacientes oncológicos, fluentes na língua portuguesa e residentes em Portugal. Os participantes preencheram o questionário que abrange as seguintes escalas: Inventário de Desenvolvimento Pós-Traumático (IDPT), a Distress Disclosure Index (DDI) e Opener Scale, a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (MSPSS) e a Escala de Ajustamento Diádico (DAS). Resultados: A expressão emocional (β = 0,11; p = 0,071) e a expressão emocional com outro significativo (β = 0,38; p ≤ 0,001) são as principais preditoras do processo de CPT nesta amostra. O CPT também é significativamente predito aquando de um maior suporte social percebido proveniente de amigos (β = 0,11; p = 0,150) e outros significativos (β = 0,05; p = 0,556). Conclusão: Este estudo proporciona importantes evidências empíricas ao modelo de CPT, sendo relevante considerar a expressão emocional, o suporte social percebido e o ajustamento diádico, em combinação com outras variáveis, para estudos futuros sobre o processo de CPT.
- Subjective and objective memory performance : the impact of sociodemographicsPublication . Carvalho, Daniela Sofia Teixeira de; Lemos, RaquelIntrodução: a metamemória refere-se a vários processos metacognitivos que nos permitem pensar sobre a eficácia e a condição da nossa memória, bem como adaptar o nosso desempenho, sendo essencial tanto na aprendizagem como na recordação de informações. As Queixas Subjetivas de Memória (SMC) constituem uma autoavaliação da memória podendo estar ou não estar associ-adas a défices cognitivos, comprovados através de testes neuropsicológicos. As SMC ocorrem ha-bitualmente em sujeitos mais velhos, com nível académico mais baixo e com sintomatologia de-pressiva. Objetivo: Este estudo pretende investigar se a idade, a educação e o afeto negativo influ-enciam a avaliação da metamemória e a relação entre as SMC e o desempenho mnésico objetivo. Resultados: Os resultados confirmam a influência da idade e do afeto negativo nas SMC, com adultos mais velhos e sujeitos deprimidos a reportar mais SMC do que adultos mais novos e parti-cipantes saudáveis. Sujeitos mais velhos obtiveram resultados objetivos mais baixos numa avalia-ção da memória objetiva do que os sujeitos mais novos. Os resultados reportam uma relação posi-tiva entre as SMC e o desempenho objetivo nos adultos mais velhos. Conclusões: as SMC aparen-tam ser influenciadas pela idade e pela depressão, mas não predizem, por si só, o desempenho nos testes objetivos.
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