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- O impacto do consumo de canábis na formação de falsas memórias em jovens adultosPublication . Silva, Tiago Filipe Carreteiro; Garcia-Marques, TeresaÀ medida que a popularidade da indústria da canábis aumenta, existe uma necessidade de aumentar também o número de estudos que procuram entender os seus efeitos na memória, existindo, ainda, uma quantidade insuficiente de informação no que diz respeito ao impacto da substância no campo das falsas memórias. Este estudo procurou analisar os efeitos do consumo de canábis na formação de falsas memórias em jovens adultos, através da aplicação de uma versão do paradigma DRM adaptada para a língua portuguesa. Os participantes (N= 71) foram abordados com o intuito de participar no estudo presencialmente e via online. As três tarefas que realizaram consistiram em ouvir listas de palavras de associados pré-testadas para o paradigma DRM e completar uma tarefa de evocação livre, preencher um questionário sociodemográfico e, por último, foram instruídos a reconhecer, numa lista de palavras apresentadas e não apresentadas previamente, aquelas que haviam sido sido parte da gravação. Estes participantes foram divididos em 3 grupos de acordo com o consumo de canábis relatado – consumidores intoxicados, consumidores sóbrios e não consumidores – e os seus dados foram contrastados. Ao contrário do esperado, não se verificou um aumento na formação de falsas memórias na população consumidora de canábis. O consumo desta substância não aumentou a ativação para os itens associados na memória. Porém, a existência de falsos reconhecimentos de várias palavras não relacionadas reforça a hipótese de uma resposta mais liberal em consumidores de canábis. Os dados são discutidos tendo em conta o papel da canábis no processamento cognitivo, especialmente na memória.
- Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)Publication . Moreira, Catarina Isabel dos Santos Valido; Monteiro, VeraO presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as perceções de professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), relacionando essas perceções com o conhecimento que os mesmos detêm sobre a patologia. Além deste objetivo, foram incluídas ainda algumas variáveis sociodemográficas, como o Tempo de Serviço Docente, Experiência Prévia no Trabalho com Alunos com Diagnósticos de PHDA, Formação em PHDA e Ciclo de Ensino Lecionado, comparando-as com as três dimensões (Falta de Controlo, Perceção de Competência e Influências na Gestão) da escala de perceção. A amostra que constitui a presente investigação é composta por 109 sujeitos, que responderam ao Questionário de Avaliação do Conhecimento sobre a PHDA (QACP) (Oliveira, 2017) e ao questionário traduzido e adaptado do Beliefs regarding ADHD (Kos, 2004), por Alvarez (2014). Os principais resultados obtidos sugerem que os professores com maiores níveis de conhecimento percecionam uma maior Falta de Controlo e uma menor Competência, quando comparados com os professores com menores níveis de conhecimento. Relativamente às restantes variáveis, os resultados indicam a não existência de diferenças significativas entre as três dimensões da perceção e o Tempo de Serviço dos professores, sendo os resultados semelhantes na variável Formação em PHDA. Por outro lado, na variável Experiência Prévia no Trabalho com Crianças com PHDA verificaram-se diferenças estatisticamente significativas na dimensão Perceção de Competência, indicando que os professores que referiram ter essa experiência, percecionam ter uma maior Competência. Por fim, os professores que lecionam alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico percecionam uma maior Fal
- As campanhas de ativismo para a redução do consumo de carne - uma leitura socicopsicológia e experimentalPublication . Martins, Sara de Melo Correia; Miranda, MarianaEste estudo segue uma longa tradição de estudo da eficácia de campanhas, analisando o caso específico das campanhas realizadas pelo The Animal Save Movement. Considerando o objetivo da campanha, um dos critérios de avaliação desta eficácia, foi a redução do descomprometimento moral no consumo de carne, variável que já se verificou distinguir pessoas com dietas que incluem ou excluem o consumo de carne. Um segundo critério analisado prende-se com uma variável mais próxima do comportamento planeado: a intenção comportamental, aqui operacionalizado na inscrição num programa que acompanha a transição para uma alimentação 100% vegetal ou a sua experimentação durante 30 dias. Os resultados demonstram que os participantes que consomem carne, os principais destinatários da campanha, têm efeitos de redução do descomprometimento moral após visualização da campanha do Save, mas não do aumento da intenção comportamental de envolvimento num programa alimentar diferente. Um segundo objetivo foi o do estudo do processo que medeia o processo de eficácia das campanhas. Para tal, analisámos a proximidade emocional entre participantes e animais, operacionalizada como a menor perceção de exclusividade humana, relativamente aos animais, das emoções secundárias. Para um teste mais direto desta hipótese, incluiu-se uma variação aos vídeos das campanhas do Save em que a fonte da informação são pessoas a visualizarem os vídeos originais dos animais. Nesta condição, esperava-se que, no processo de humanização dos animais por proxy, o descomprometimento moral fosse menor. No entanto, os resultados não confirmam esta hipótese, com análises a levantar a necessidade de um novo teste de hipóteses junto de uma amostra mais diversa. Os resultados serão discutidos tendo em consideração a teoria de desumanização, do descomprometimento moral, bem como as diferenças existentes entre vegetarianos e omnívoros.
- Sugestionabilidade na obtenção do testemunho de crianças e consequente impacto na avaliação da credibilidade das declaraçõesPublication . Moreira, Inês Maria de Oliveira; Almeida, Telma Sofia de SousaA obtenção do testemunho de crianças é ainda pautada por dificuldades sentidas pelos profissionais, bem como por erros na condução de entrevistas que, em consequência, impactam na precisão do relato. O presente estudo examinou a influência de características desenvolvimentais de 38 crianças, com idades compreendidas entre os seis e oito anos, na precisão da recordação e na aquiescência à sugestionabilidade. Os participantes visualizaram um vídeo e, uma semana depois foram entrevistados com o Protocolo de Entrevista Forense do National Institute of Child Health and Human Development (NICHD). Posteriormente, o relato foi avaliado com recurso à Grelha de Análise de Conteúdo das Declarações (CBCA). Foi explorado a (in)existência de relações entre a quantidade e precisão da informação relatada, o número de detalhes incorretos e de sugestão e o total obtido na CBCA. As crianças mais velhas demonstraram-se mais precisas nos seus relatos, bem como menos suscetíveis à sugestão, em relação a crianças mais novas. Verificou-se que características como o sexo e o Quociente de Inteligência Verbal não influenciaram a quantidade e precisão do relato, nem a vulnerabilidade à sugestão. A utilização de questões abertas permitiu obter relatos mais precisos. Por fim, a grelha CBCA não se demonstrou totalmente capacitada na identificação de relatos verdadeiros, relatos falsos, nem sensível a relatos sugestionados