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- Subjective and objective memory performance : the impact of sociodemographicsPublication . Carvalho, Daniela Sofia Teixeira de; Lemos, RaquelIntrodução: a metamemória refere-se a vários processos metacognitivos que nos permitem pensar sobre a eficácia e a condição da nossa memória, bem como adaptar o nosso desempenho, sendo essencial tanto na aprendizagem como na recordação de informações. As Queixas Subjetivas de Memória (SMC) constituem uma autoavaliação da memória podendo estar ou não estar associ-adas a défices cognitivos, comprovados através de testes neuropsicológicos. As SMC ocorrem ha-bitualmente em sujeitos mais velhos, com nível académico mais baixo e com sintomatologia de-pressiva. Objetivo: Este estudo pretende investigar se a idade, a educação e o afeto negativo influ-enciam a avaliação da metamemória e a relação entre as SMC e o desempenho mnésico objetivo. Resultados: Os resultados confirmam a influência da idade e do afeto negativo nas SMC, com adultos mais velhos e sujeitos deprimidos a reportar mais SMC do que adultos mais novos e parti-cipantes saudáveis. Sujeitos mais velhos obtiveram resultados objetivos mais baixos numa avalia-ção da memória objetiva do que os sujeitos mais novos. Os resultados reportam uma relação posi-tiva entre as SMC e o desempenho objetivo nos adultos mais velhos. Conclusões: as SMC aparen-tam ser influenciadas pela idade e pela depressão, mas não predizem, por si só, o desempenho nos testes objetivos.
- Questionário de competências sociais e emocionais : Exploração das propriedades psicométricas na população adulta portuguesaPublication . Lobo, Rita Vilhena de Pádua; Pereira, Miguel BastoAs competências sociais e emocionais são encaradas como estando inevitavelmente ligadas ao desenvolvimento emocional e à aprendizagem humana. Ainda assim, e apesar do reconhecimento de que apenas com a aquisição destas, se torna verdadeiramente possível alcançar sucesso profissional e pessoal, continua a ser escasso o investimento realizado na área. Contudo, o número de instrumentos para avaliar as competências sociais e emocionais é bastante reduzido, particularmente no caso da população adulta. Assim, a presente investigação visa validar o Questionário de Competências Sociais e Emocionais para a população comunitária adulta portuguesa, tendo sido utilizada uma amostra de 500 participantes. Os resultados obtidos demonstram que o questionário, na sua generalidade, possui boas qualidades psicométricas, confirmando a estrutura fatorial do modelo original, constituído por 16 itens distribuídos por quatro dimensões, nomeadamente, Autoconsciência, Autogestão e Motivação, Consciência Social e Comportamento Pró Social e Tomada de Decisão. Essas competências encontram-se positivamente correlacionadas ao controlo da impulsividade e negativamente correlacionadas a comportamentos de risco para a saúde, apesar das associações verificadas não serem tão fortes quanto espectável. Este questionário torna-se útil para a avaliação de competências sociais e emocionais em diferentes populações e contextos.