Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24362.pdf1.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as perceções de professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), relacionando essas perceções com o conhecimento que os mesmos detêm sobre a patologia. Além deste objetivo, foram incluídas ainda algumas variáveis sociodemográficas, como o Tempo de Serviço Docente, Experiência Prévia no Trabalho com Alunos com Diagnósticos de PHDA, Formação em PHDA e Ciclo de Ensino Lecionado, comparando-as com as três dimensões (Falta de Controlo, Perceção de Competência e Influências na Gestão) da escala de perceção. A amostra que constitui a presente investigação é composta por 109 sujeitos, que responderam ao Questionário de Avaliação do Conhecimento sobre a PHDA (QACP) (Oliveira, 2017) e ao questionário traduzido e adaptado do Beliefs regarding ADHD (Kos, 2004), por Alvarez (2014). Os principais resultados obtidos sugerem que os professores com maiores níveis de conhecimento percecionam uma maior Falta de Controlo e uma menor Competência, quando comparados com os professores com menores níveis de conhecimento. Relativamente às restantes variáveis, os resultados indicam a não existência de diferenças significativas entre as três dimensões da perceção e o Tempo de Serviço dos professores, sendo os resultados semelhantes na variável Formação em PHDA. Por outro lado, na variável Experiência Prévia no Trabalho com Crianças com PHDA verificaram-se diferenças estatisticamente significativas na dimensão Perceção de Competência, indicando que os professores que referiram ter essa experiência, percecionam ter uma maior Competência. Por fim, os professores que lecionam alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico percecionam uma maior Fal
The main objective of the present study is to characterize the perceptions of elementary and middle school teachers about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), relating these perceptions to the knowledge they have about the pathology. Besides this objective, some socio-demographic variables will also be included, such as Time of Teaching Service, Previous Experience in Working with Students with ADHD diagnoses, ADHD Training and the Teaching Course Taught, comparing them with the three dimensions (Lack of Control, Perception of Competence and Influences in Management) of the perception scale. The sample constituting this research consists of 109 participants, who answered the Questionnaire to Evaluate Knowledge of ADHD – QEKA (Questionário de Avaliação do Conhecimento da PHDA – QACP (Oliveira, 2017) and the adapted questionnaire of Beliefs regarding ADHD (Kos, 2004). The main results obtained suggest that teachers with higher levels of knowledge perceive a greater Lack of Control and a lower Competence, when compared with teachers with lower levels of knowledge. For the remaining variables, the results indicate that there are no significant differences between the three dimensions of perception and teachers' length of service, with similar results for the variable ADHD Training. On the other hand, in the variable Prior Experience in Working with Children with ADHD, there were statistically significant differences in the Perception of Competence dimension, indicating that teachers who reported having such prior experience perceived greater Competence. Finally, middle school teachers perceive a greater Lack of Control than elementary school teachers.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação

Keywords

PHDA Professores Perceção Conhecimento ADHD Teachers Perception Knowledge

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue