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- Crianças com necessidades educativas especiais da integração à inclusão no ensino regularPublication . Macedo, Maria Benedita de Andrêa Tanqueiro da Costa; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básico da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este centra-se numa descrição e análise do contexto observado, durante a prática pedagógica com uma turma de 3º ano, numa instituição pública de referência para criança com problemas auditivos e que recebe muitas crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O tema “Crianças com Necessidades Educativas Especiais – Da Integração à Inclusão no ensino regular”, surge do contexto da prática e de querer perceber melhor como se pode trabalhar com crianças com NEE num contexto de sala de aula e que benefícios estas práticas podem trazer para estas crianças e para os grupos em que estão inseridas. Para o desenvolvimento deste trabalho defini a seguinte questão: “Como incluir crianças com Necessidades Educativas Especiais num contexto de sala de aula?” De forma a relacionar o contexto de estágio com os conceitos é apresenta uma pesquisa segundo vários autores. Para a recolha de dados foi utilizada a metodologia qualitativa através de observação direta participante e atividades propostas no decorrer da prática supervisionada. Com este relatório foi possível concluir que para que estas crianças possam estar incluídas é necessário recorrer a diferenciação pedagógica e que o trabalho com os pares é muito importante para o desenvolvimento e a inclusão destas.
- “Divirto-me, logo fico!”Publication . Viçoso, Mariana Fogaça da Mata Teixeira; Cesário, Francisco José Santos
- Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credívelPublication . Pires, Ricardo André Duarte; Garcia-Marques, TeresaA comunicação na relação treinador-atleta tem-se revelado de extrema importância no contexto desportivo (Weinberg & Gould, 2010), levando inclusive alguns atletas a valorizar mais a capacidade comunicativa dos seus treinadores do que as suas competências técnicas (Philippe & Seiler, 2006). A elevada relevância do tema é, contudo, contrariada pela escassez de estudo que abordam esta temática. A presente investigação procura perceber de que forma é que o nível de credibilidade de um treinador de futebol pode interferir na persuasão dos jogadores. Conhecimento científico tem demonstrado que a credibilidade da fonte pode assumir diferentes papéis em função da capacidade e motivação dos recetores. Especificamente, o Elaboration Likelihood Model (Petty & Cacioppo, 1986) sugere que, em condições de moderada elaboração, a elevada credibilidade da fonte funciona como potenciadora dos níveis de elaboração dos recetores, gerando maiores níveis de escrutínio da mensagem persuasiva. Segundo um design experimental, manipulou-se a credibilidade do treinador (elevada vs. reduzida) e a qualidade da sua mensagem (forte vs. fraca), medindo-se o respetivo impacto na atitude dos jogadores em contexto de moderada elaboração. Os resultados revelam que a elevada credibilidade do treinador gera maior escrutínio da mensagem por parte dos jogadores, acentuando a tendência atitudinal imposta pela qualidade da mensagem. Estes dados salientam que o maior impacto atitudinal de um treinador de elevada credibilidade sobre os jogadores também lhe confere maior responsabilidade na escolha dos argumentos a utilizar, pois se o impacto de uma mensagem forte é amplificado, o de uma mensagem fraca é ainda mais penalizador.
- O jogo no processo ensino – aprendizagem das áreas curricularesPublication . Bértolo, Nádia Raquel Duarte; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório foi concebido no âmbito do Mestrado em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (ESEIMU) em parceria com o ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, no ano letivo 2017 / 2018. O estudo deste relatório foi realizado na Prática de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma do 1º ano, com vinte e cinco alunos, com idades compreendidas entre os seis e os oito anos, tendo 6 crianças abrangidas pelo decreto Lei Nº 3 / 2008. A escolha do tema surgiu pelo facto de considerar pertinente introduzir o jogo na prática pedagógica, e desta forma o título deste relatório é “O jogo no processo ensino – aprendizagem das áreas curriculares”. Como questão orientadora para dar resposta ao longo do trabalho selecionei: Em que medida o jogo pode promover as aprendizagens das diferentes áreas curriculares? Para elaboração da investigação utilizei uma metodologia qualitativa, recorrendo a técnicas e instrumentos de avaliação tais como: a observação direta e participante, as notas de campo, o diário de bordo e o registo fotográfico. Na análise reflexiva resultante da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborada uma descrição, um relato e uma análise das atividades realizadas para este trabalho de investigação segundo o objeto de estudo. Posteriormente desenvolvi as considerações finais, expondo uma conclusão do estudo realizado, confirmando que o jogo é relevante nas aprendizagens das áreas curriculares.
- Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Como Intervir em Sala de AulaPublication . Matos, Madalena Neves Carvalho Pedreira de; Martins, Margarida AlvesUm dos desafios que se coloca na escola atual é o de responder de forma adequada à diversidade dos alunos que a frequentam pelo que se torna imprescindível desenvolverem-se estratégias de diferenciação pedagógica por forma a que todos os alunos possam desenvolver ao máximo as suas reiais potencialidades. Nos dois primeiros anos do 1º ciclo do ensino básico, a aprendizagem da leitura e da escrita assume uma importância crucial, na medida em que a consolidação das mesmas é essencial em todas as aprendizagens presentes e futuras. Qualquer dificuldade nesta área deverá, pois, ser identificada atempadamente no sentido de se poderem delinear estratégias de intervenção adequadas. O tema do presente relatório “Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: como intervir em sala de aula”, resultou da necessidade de ir ao encontro das dificuldades detetadas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de duas alunas que frequentam uma sala de 2º ano de escolaridade. As pesquisas bibliográficas efetuadas e a prática desenvolvida no âmbito de uma metodologia de natureza qualitativa permitiram ir ao encontro de algumas estratégias de intervenção que se revelaram eficazes no contexto em que este trabalho foi realizado. Importa, porém, realçar que a procura de estratégias adequadas às eventuais dificuldades que os alunos possam revelar no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita deverá ser um trabalho contínuo na prática docente, na medida em que o modo como cada aluno aprende é sempre diferente.
- Assembleia de turma : a sua importância para a formação pessoal e socialPublication . Manso, Marta Grencho; Montiel, António LuísEste relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Supervisionada (PS) em 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB), num contexto pedagógico caracterizado por uma pedagogia onde a individualidade e a expressão livre da criança, baseada nas relações e na reflexão daquilo que é vivido, é o motor do processo de ensino-aprendizagem. Para abordar a temática das Assembleias de Turma, pareceu-me fundamental a oportunidade que tive para poder efetuar uma observação cuidada, direta e direcionada, tentando entender qual a sua importância para a formação pessoal e social das crianças envolvidas, e como se estrutura este momento na rotina do grupo. Este estudo procura dar resposta à importância da realização periódica das Assembleias de Turma, focando o desenvolvimento de quatro aspetos específicos como a responsabilidade, a justiça, o sentido crítico e a autonomia. Optei por uma metodologia qualitativa, tendo recolhido os dados para este estudo através de observações diretas, registo de notas de campo e entrevistas dentro deste âmbito. Neste relatório, é apresentado aquilo que foi mais significativo durante as observações realizadas no decorrer da Prática Supervisionada bem como uma síntese dos aspetos fundamentais referidos nas entrevistas realizadas. Pretende-se analisar e refletir sobre os atos que as crianças adotam espontaneamente durante as Assembleias fazendo a ponte com uma reflexão sobre o contexto de Assembleia pelos mesmos, focado nos quatro aspetos supramencionados. No final, será apresentada uma reflexão sobre a minha prática e o impacto que a temática abordada teve enquanto futura profissional.
- Histórias como veículo integrador do curriculo Em 1º CEBPublication . Fialho, Anabela Candeias Gonçalves; Martins, Margarida AlvesNo contexto do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, foi elaborado o atual relatório da prática supervisionada em primeiro ciclo do ensino básico, baseado num estudo que teve como objetivo verificar, se as histórias poderiam ser integradoras e promotoras de articulação das diferentes áreas curriculares deste ciclo de estudos. O estudo foi realizado num colégio privado, numa turma do 4º ano, composta por 19 alunos (10 meninos e 9 meninas). O método seguido pela professora era o de projeto e expositivo, com recurso às novas tecnologias. A presente problemática surgiu após observação do contexto, onde foi possível verificar que as histórias não eram utilizadas para a promoção de novas aprendizagens. No estudo foi utilizada a investigação qualitativa, usada uma metodologia de investigação-ação e uma estratégia de observação participante, durante a realização das atividades. Foi estabelecida a hora do conto todas as semanas. As histórias eram contadas sem livro, com livro, com materiais, com fantoches e com novas tecnologias. À segunda-feira a primeira atividade era a hora do conto, da qual partiam as atividades da semana, para todas as áreas curriculares. Sempre que possível foi usada uma metodologia de projeto, procurando promover a integração curricular, a aprendizagem significativa e a transdisciplinaridade, o que nos parece ter sido conseguido.
- "A relação pedagógica na pedagogia Waldorf"Publication . Cordeiro, Ana Sofia de Libório; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada, no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e o Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este menciona a descrição e análise do contexto observado, durante a prática pedagógica com uma turma de 4º ano, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. O tema “A Relação Pedagógica na Pedagogia Waldorf”, advém de um dos fundamentos da pedagogia em questão. A relação pedagógica entende-se como as interações que ocorrem entre o professor e os alunos, e entre os alunos. O objetivo desta análise é compreender como é construída a relação pedagógica e qual o contributo da rotina matinal, no contexto da Pedagogia Waldorf. Os dados foram recolhidos através da observação não participante tendo, posteriormente, utilizado uma metodologia qualitativa para a sua análise. O instrumento utilizado para o registo dos dados foi o Diário de Bordo. No anterior, recolhi observações relativas à interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Com estas observações foi-me possível verificar que esta era uma relação positiva, que se tornou evidente a partir da análise de algumas dimensões da relação pedagógica, selecionadas a partir da revisão de literatura. Concluí que a relação estabelecida entre a professora e as crianças, ia de encontro a uma prática adequada e de qualidade. Deste modo, entendo que quero ser uma profissional que consiga estabelecer este tipo de prática com o grupo e com cada criança.
- Metodologia do trabalho de projecto no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Maria Inês Buceta Martins de Novais e; Gemes, ElisabeteA educação, tal como a sociedade atual, encontra-se em constante mudança. As alterações que se têm vindo a verificar nos métodos de ensino, nos contextos escolares e no comportamento dos alunos exigem a utilização de estratégias e abordagens que vão ao encontro dos seus interesses, curiosidades e questões, de modo a promover aprendizagens mais significativas. Neste contexto, o presente relatório apresenta uma análise a uma metodologia de trabalho, realizada a partir de uma investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além de descrever a Metodologia do Trabalho de Projeto, de forma geral e específica à abordagem desenvolvida na Instituição, pretende-se também fazer uma reflexão sobre todas as componentes a esta subjacente, como sejam as fases integradoras deste modelo, o papel do professor, a promoção de uma aprendizagem cooperativa e a importância da transdisciplinaridade a esta inerente. O relatório encontra-se dividido em quatro partes, a exemplo dos trabalhos de projeto que são igualmente constituídos por quatro fases, uma primeira onde encontramos o Enquadramento Teórico, ou seja, a definição do problema, uma segunda parte referente à contextualização metodológica, à forma como foi planeada e conduzida a investigação e o contexto do local e do grupo que foi observado, tal como na planificação de um projeto, uma terceira parte composta pela descrição das observações realizadas, ou seja, a execução do projeto, e por último as considerações finais, que correspondem à reflexão do que foi observado e da sua importância no processo educativo dos alunos.
- Intervenção para redução de preconceito racial - Uma abordagem no mundo digitalPublication . André, Madalena Canhão Serra dos Santos; Garcia-Marques, TeresaDois estudos avaliam a eficácia de uma estratégia de intervenção para redução de preconceito a nível de atitudes implícitas e explícitas, através de um Jogo. No primeiro estudo é avaliada a eficácia do Jogo quando operacionaliza o processo de descategorização (Brewer & Miller, 1984) e quando operacionaliza o processo de recategorização (Gaertner et al, 1989). O estudo foi realizado junto de jovens de elevado estatuto étnico em condições de assimetria intergrupal e estruturado de acordo com um desenho experimental de 3 (controlo vs descategorização vs recategorização) tendo como medidas dependentes a atitude implícita (medida com um IAT) e uma medida de atitudes explícita. Os resultados demonstram uma eficácia relativa ao grupo controlo, apenas com medida implícita e do Jogo que operacionalizou a descategorização. No segundo pediram-se aos participantes para jogar o Jogo de descategorização e adicionou-se uma medida explícita estruturada: a escala de racismo moderno. Os dados obtidos não replicaram o primeiro estudo, não se verificando nenhuma evidência na eficácia na redução do enviesamento intergrupal em qualquer das medidas usadas.