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Assembleia de turma : a sua importância para a formação pessoal e social

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Este relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Supervisionada (PS) em 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB), num contexto pedagógico caracterizado por uma pedagogia onde a individualidade e a expressão livre da criança, baseada nas relações e na reflexão daquilo que é vivido, é o motor do processo de ensino-aprendizagem. Para abordar a temática das Assembleias de Turma, pareceu-me fundamental a oportunidade que tive para poder efetuar uma observação cuidada, direta e direcionada, tentando entender qual a sua importância para a formação pessoal e social das crianças envolvidas, e como se estrutura este momento na rotina do grupo. Este estudo procura dar resposta à importância da realização periódica das Assembleias de Turma, focando o desenvolvimento de quatro aspetos específicos como a responsabilidade, a justiça, o sentido crítico e a autonomia. Optei por uma metodologia qualitativa, tendo recolhido os dados para este estudo através de observações diretas, registo de notas de campo e entrevistas dentro deste âmbito. Neste relatório, é apresentado aquilo que foi mais significativo durante as observações realizadas no decorrer da Prática Supervisionada bem como uma síntese dos aspetos fundamentais referidos nas entrevistas realizadas. Pretende-se analisar e refletir sobre os atos que as crianças adotam espontaneamente durante as Assembleias fazendo a ponte com uma reflexão sobre o contexto de Assembleia pelos mesmos, focado nos quatro aspetos supramencionados. No final, será apresentada uma reflexão sobre a minha prática e o impacto que a temática abordada teve enquanto futura profissional.
ABSTRACT: This report follows the instructions of the Supervisioned Pratice in the first cycle of Basic Education, in an educational context characterized by a pedagogical approach that is based on the individuality and free expression of the child, based on the relationships and reflection of what is lived, as the motor of the teaching-learning process. To develop the Class Assemblies issue, it was important to routinely and carefully observe these moments to understand its meaning and relevance for the personal and social training of the children involved, and how the class assembly is structured in the group routines. This study seeks to respond to the importance of periodic holding of Class Assemblies, focusing on the development of four specific aspects, namely, responsibility, justice, critical sense and autonomy. For the study, a qualitative method was adopted. Data were collected by means of direct observations, field records and interviews, carried out in this context. This report presents what was most significant during the observations made during the practice and a summary of the most important aspects mentioned by the children in the interviews. The intention was to analyze the behaviour that each child spontaneously adopts during the Assemblies and relate it with an individual reflection on the Assembly context, focusing the four above mentioned aspects. This report finishes with a personal refletion on my pratice and the impact of the subject addressed in my career, as a future professional.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

1º ciclo do ensino básico Formação pessoal e social Assembleias de turma Responsabilidade Autonomia Justiça Sentido crítico Primary school Personal and social development Class assembly Responsability Autonomy Justice Critical sense

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