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A comunicação na relação treinador-atleta tem-se revelado de extrema importância no
contexto desportivo (Weinberg & Gould, 2010), levando inclusive alguns atletas a valorizar mais
a capacidade comunicativa dos seus treinadores do que as suas competências técnicas (Philippe &
Seiler, 2006). A elevada relevância do tema é, contudo, contrariada pela escassez de estudo que
abordam esta temática. A presente investigação procura perceber de que forma é que o nível de
credibilidade de um treinador de futebol pode interferir na persuasão dos jogadores.
Conhecimento científico tem demonstrado que a credibilidade da fonte pode assumir diferentes
papéis em função da capacidade e motivação dos recetores. Especificamente, o Elaboration
Likelihood Model (Petty & Cacioppo, 1986) sugere que, em condições de moderada elaboração, a
elevada credibilidade da fonte funciona como potenciadora dos níveis de elaboração dos
recetores, gerando maiores níveis de escrutínio da mensagem persuasiva.
Segundo um design experimental, manipulou-se a credibilidade do treinador (elevada vs.
reduzida) e a qualidade da sua mensagem (forte vs. fraca), medindo-se o respetivo impacto na
atitude dos jogadores em contexto de moderada elaboração. Os resultados revelam que a elevada
credibilidade do treinador gera maior escrutínio da mensagem por parte dos jogadores,
acentuando a tendência atitudinal imposta pela qualidade da mensagem. Estes dados salientam
que o maior impacto atitudinal de um treinador de elevada credibilidade sobre os jogadores
também lhe confere maior responsabilidade na escolha dos argumentos a utilizar, pois se o
impacto de uma mensagem forte é amplificado, o de uma mensagem fraca é ainda mais
penalizador.
ABSTRACT:
ABSTRACT:
Description
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das Organizações
Keywords
Persuasão Relação treinador-atleta Comunicação Credibilidade da fonte Persuasion Coach-athlete relationship Communication Source credibility