Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Como Intervir em Sala de Aula

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24932.pdf3.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Um dos desafios que se coloca na escola atual é o de responder de forma adequada à diversidade dos alunos que a frequentam pelo que se torna imprescindível desenvolverem-se estratégias de diferenciação pedagógica por forma a que todos os alunos possam desenvolver ao máximo as suas reiais potencialidades. Nos dois primeiros anos do 1º ciclo do ensino básico, a aprendizagem da leitura e da escrita assume uma importância crucial, na medida em que a consolidação das mesmas é essencial em todas as aprendizagens presentes e futuras. Qualquer dificuldade nesta área deverá, pois, ser identificada atempadamente no sentido de se poderem delinear estratégias de intervenção adequadas. O tema do presente relatório “Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: como intervir em sala de aula”, resultou da necessidade de ir ao encontro das dificuldades detetadas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de duas alunas que frequentam uma sala de 2º ano de escolaridade. As pesquisas bibliográficas efetuadas e a prática desenvolvida no âmbito de uma metodologia de natureza qualitativa permitiram ir ao encontro de algumas estratégias de intervenção que se revelaram eficazes no contexto em que este trabalho foi realizado. Importa, porém, realçar que a procura de estratégias adequadas às eventuais dificuldades que os alunos possam revelar no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita deverá ser um trabalho contínuo na prática docente, na medida em que o modo como cada aluno aprende é sempre diferente.
ABSTRACT: One of the challenges concerning nowadays’ schools, is the proper form of response to its attend students’ diversities, whereby it becomes indispensable the development of pedagogical differentiation strategies, in way to increase the best empowerment of the real students’ capacities. In the first two years of primary school, the reading and writing’s learning assumes a crucial importance, in the means that its consolidation is essential in every learning in the present and in the future. Any difficulty in this area should thus be identified in time, in way to be precisely defined suitable intervention strategies. The theme of the following thesis, “The difficulties in the reading and writing's learning: how to do a classroom’s intervention”, outcomes from the need to meet detected difficulties in the reading and writing’s learning processes of two students, who attended the second grade of primary school. The bibliographic researches and the practices developed in the main of qualitative natured methodologies, have allowed the knowledge of efficient intervention strategies in the elapse of this project’s context. Extremely important, is to emphasize the search for effective strategies in the field of possible difficulties which the students may reveal in reading and writing’s learning, that should be a continue work practice from teachers, and based on the different processes of how students learn.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Estratégias de diferenciação Linguagem escrita Processos de aprendizagem Differentiation strategy Written language Learning process

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue