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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho procurรกmos investigar as diferenรงas quantitativas (nรญvel de sucesso) e qualitativas (tipo de erros) entre a leitura e a escrita.
Trabalhamos com uma turma de crianรงas do 1o ano de escolaridade, que leram e escreveram individualmente (em tempos diferentes) dez palavras de cada estrutura: CV, VCV, Ditongos e CC.
Verificamos que a estrutura das palavras tem influรชncia nos resultados, tanto quantitativamente, como qualitativamente, quer para a leitura como para a escrita.
Observamos que existe uma superioridade no sucesso de leitura comparada com a escrita, mas que a discrepรขncia entre ler e escrever ocorre em ambos os sentidos, jรก que houve palavras que algumas crianรงas conseguiram ler e nรฃo escrever, apontando para uma independรชncia entre os mecanismos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita.
As crianรงas nรฃo cometeram o mesmo tipo de erros na leitura e na escrita da mesma palavra, demonstrando que as ambiguidades da leitura nรฃo coincidem com as da escrita.
Observamos diferenรงas no tipo de erros efectuados pelos leitores/escritores mais e menos eficazes.
Description
Dissertaรงรฃo de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
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Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada