Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Leitura e escrita no 1ยบ ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM PERR1.pdf5.49 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste trabalho procurรกmos investigar as diferenรงas quantitativas (nรญvel de sucesso) e qualitativas (tipo de erros) entre a leitura e a escrita. Trabalhamos com uma turma de crianรงas do 1o ano de escolaridade, que leram e escreveram individualmente (em tempos diferentes) dez palavras de cada estrutura: CV, VCV, Ditongos e CC. Verificamos que a estrutura das palavras tem influรชncia nos resultados, tanto quantitativamente, como qualitativamente, quer para a leitura como para a escrita. Observamos que existe uma superioridade no sucesso de leitura comparada com a escrita, mas que a discrepรขncia entre ler e escrever ocorre em ambos os sentidos, jรก que houve palavras que algumas crianรงas conseguiram ler e nรฃo escrever, apontando para uma independรชncia entre os mecanismos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. As crianรงas nรฃo cometeram o mesmo tipo de erros na leitura e na escrita da mesma palavra, demonstrando que as ambiguidades da leitura nรฃo coincidem com as da escrita. Observamos diferenรงas no tipo de erros efectuados pelos leitores/escritores mais e menos eficazes.

Description

Dissertaรงรฃo de Mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License