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Abstract(s)
Partindo do quadro de referência proposto por
Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso,
o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving
bias que permite a protecção da auto-estima perante
situações de insucesso. Utilizando uma versão
adaptada da Causal Dimension Scale bem como do
Self-Perception Profile for Children com uma amostra
de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível
estabelecer que os alunos com piores resultados escolares
produzem preferencialmente atribuições externas
para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima
que se mantém em valores idênticos aos dos
bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto-
conceito académico mais baixo do que os alunos
com elevados resultados escolares.
Os resultados são discutidos no quadro das relações
estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados
escolares, fornecendo indicações relativamente
ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono
precoce da escolaridade obrigatória.
ABSTRACT------Partindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória.
ABSTRACT------Partindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória.
Description
Keywords
Atribuição causal auto-conceito auto-estima selfserving bias Causal attribution self-concept self-esteem self-serving bias
Citation
Análise Psicológica, 14(1), 111-121
Publisher
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada