Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Atribuição causal, auto-estima e resultados escolares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AP_1996_1_111.pdf925.91 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Partindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória.
ABSTRACT------Partindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória.

Description

Keywords

Atribuição causal auto-conceito auto-estima selfserving bias Causal attribution self-concept self-esteem self-serving bias

Citation

Análise Psicológica, 14(1), 111-121

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License