Browsing by Author "Santos, Ana Sofia"
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- Behavior as a stereotype cue : an European Portuguese pretest on age and gender stereotypesPublication . Cipriano, Margarida; Vaz, André Ribeiro; Rolho, Jéssica; Santos, Ana Sofia; Carneiro, PaulaAbstract: When it comes to the study of stereotypes, plenty of material can be of use. While personality traits tend to be the most commonly adopted, behavioral information can also be relevant, both in the study of stereotypes, as well as in other research fields (e.g., illusory correlations, memory and judgement and decision making). The purpose of this paper was to create a readily available list of behavioral sentences with stereotypicality ratings for both age (young to old) and gender (woman to man) categories, to be used in future studies. In two studies, participants judged age and gender stereotypicality of more than two hundred sentences in European Portuguese. Results were stable across both studies, using different methodologies (three alternative forced-choice task, in Study 1; bipolar rating scale, in Study 2). Relative frequencies for each choice, as well as average ratings, per behavior, are provided at the end.
- Gostar ou elevar…Eis a questão : Normas de valência e de conteúdo espacial de uma lista de palavrasPublication . Garrido, Margarida Vaz; Azevedo, Catarina; Prada, Marília; Santos, Ana SofiaEste estudo apresenta normas de valência (positiva/negativa) e de conteúdo espacial (cima/baixo) de 336 palavras. A partir das avaliações independentes da valência e do conteúdo espacial de uma lista de palavras foi possível calcular, para cada dimensão, a média, intervalos de confiança e desvio- -padrão de cada palavra. Esta análise permitiu identificar 63 palavras de valência positiva, 61 de valência negativa e 94 neutras na dimensão de valência. Identificaram-se ainda 66 palavras associa - das ao construto espacial “cima”, 79 ao construto espacial “baixo” e 45 a uma localização espacial “intermédia”. Os resultados revelaram também uma associação entre valência e conteúdo espacial, indicando que palavras “positivas” se associam ao construto espacial “cima”, enquanto que as “negativas” se associam ao construto espacial “baixo”. A avaliação nas duas dimensões apresenta uma correlação forte e positiva indicando que quanto mais “positiva” a avaliação da valência das palavras mais estas se associam ao construto espacial “cima”. Este material estímulo poderá contribuir para clarificar os mecanismos subjacentes à relação metafórica valência/posição espacial vertical, permitindo, nomeadamente a manipulação ortogonal e, consequentemente, a identificação do contributo individual de cada dimensão para as associações observadas.
- Paradigma subjacente ao estudo das correlações ilusórias na percepção de gruposPublication . Garcia-Marques, Leonel; Santos, Ana Sofia; Almeida, FilipaNeste artigo é apresentado efeito de correlações ilusórias na percepção de grupos e o paradigma experimental que esteve subjacente à descoberta desse efeito. Neste sentido são apresentados os estudos originais que deram origem ao paradigma, o método habitualmente utilizado pelos investigadores nesta área, algumas variações experimentais do paradigma, as principais variáveis moderadoras do efeito e as principais teorias explicativas das correlações ilusórias na percepção de grupos.
- The cultural stereotype of professional groups : consensus, accessibility and typicality of stereotypic contentsPublication . Santos, Ana Sofia; Almeida, Filipa de; Palma, Tomás A.; Oliveira, Manuel; Garcia-Marques, LeonelAbstract: The purpose of the present work was to measure the stereotypic content of several professional groups in a Portuguese sample, by determining the culturally shared stereotypic attributes, their accessibility and typicality. Study 1 used a spontaneous attribute-generation-task to collect the stereotypic content of 28 professional groups. The frequency of generation was used to measure consensus on the attributes generated. The order of generated attributes was used to determine their accessibility. To further explore the link between attributes and the professional group, a new sample (Study 2) rated how typical each attribute was of the professional group. We map out the usefulness of studying professional stereotype’s content.
- Traços estereotípicos associados a 32 grupos profissionaisPublication . Moreira, Sérgio; Garcia-Marques, Leonel; Santos, Ana SofiaO objectivo deste estudo foi recolher os atributos culturalmente associados ao estereotipo de 32 grupos profissionais em Portugal. Para o efeito, 62 participantes realizaram uma tarefa de geração espontânea em que, para cada um dos 32 grupos profissionais, reportaram um conjunto de 5 atributos que pensam que a sociedade em geral considera como típicos. A análise da frequência de geração de atributos entre participantes permitiu identificar os atributos culturalmente associados aos grupos profissionais em estudo