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Advisor(s)
Abstract(s)
Abstract: The purpose of the present work was to measure the stereotypic content of several professional groups in a Portuguese sample, by determining the culturally shared stereotypic attributes, their accessibility
and typicality. Study 1 used a spontaneous attribute-generation-task to collect the stereotypic content of 28 professional groups. The frequency of generation was used to measure consensus on the attributes generated. The order of generated attributes was used to determine their accessibility. To
further explore the link between attributes and the professional group, a new sample (Study 2) rated how typical each attribute was of the professional group. We map out the usefulness of studying professional stereotype’s content.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo medir o conteúdo estereotípico de vários grupos profissionais numa amostra Portuguesa, através da determinação dos atributos estereotípicos partilhados culturalmente, da sua acessibilidade e tipicidade. No Estudo 1 o conteúdo estereotípico de 28 grupos profissionais foi medido através duma tarefa de geração espontânea de atributos. A frequência de geração dos atributos foi usada para medir o consenso sobre os atributos gerados. A ordem em que os atributos foram gerados foi usada para determinar a sua acessibilidade. Adicionalmente, para explorar ainda mais a ligação entre os atributos gerados e o grupo profissional, uma nova amostra (Estudo 2) avaliou a tipicidade de cada atributo para o grupo profissional. Discute-se em detalhe a utilidade de estudar os conteúdos estereotípicos de grupos profissionais.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo medir o conteúdo estereotípico de vários grupos profissionais numa amostra Portuguesa, através da determinação dos atributos estereotípicos partilhados culturalmente, da sua acessibilidade e tipicidade. No Estudo 1 o conteúdo estereotípico de 28 grupos profissionais foi medido através duma tarefa de geração espontânea de atributos. A frequência de geração dos atributos foi usada para medir o consenso sobre os atributos gerados. A ordem em que os atributos foram gerados foi usada para determinar a sua acessibilidade. Adicionalmente, para explorar ainda mais a ligação entre os atributos gerados e o grupo profissional, uma nova amostra (Estudo 2) avaliou a tipicidade de cada atributo para o grupo profissional. Discute-se em detalhe a utilidade de estudar os conteúdos estereotípicos de grupos profissionais.
Description
Keywords
Professional stereotypes Shared content of stereotypes Attribute generation task Attributes accessibility, Attributes typicality Estereótipos profissionais Consenso social sobre conteúdos estereotípicos Tarefa de geração de atributos Acessibilidade de atributos Tipicidade de atributos
Citation
Santos, A. S., Almeida, F., Palma, T. A., Oliveira, M., & Garcia-Marques, L. (2017). The cultural stereotype of professional groups: Consensus, accessibility and typicality of stereotypic contents. Análise Psicológica, 35(4), 557-568. https://doi.org/10.14417/ap.1385
Publisher
Edições ISPA