Browsing by Author "Sanches, Tatiana"
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- Architecture and morphology of a scientific articlePublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaThe overview of the scientific articles follows a structure established either by the editorial tradition and scientific ethics or as a result of the consolidated experience of communication in science. This architectural and morphological structure, worked for the purpose of publication, challenges the new authors in several ways, which serve as a motto and guide for this chapter: Why publish?; Publish yes, but where?; Improve the chances of acceptance; What writing style do you use?; How to organize writing? What to consider before submitting?; and finally, How to proceed if the article is rejected? The ideas expressed here serve as practical indications that show important strategies for publishing scientific articles.
- Autoridade é construída e contextualPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesOs recursos de informação refletem a experiência e a credibilidade dos seus criadores e são avaliados com base na necessidade de informação e no contexto em que a informação será usada. A autoridade é construída na medida em que várias comunidades podem reconhecer diferentes tipos de autoridade. É contextual na medida em que a necessidade de informação pode ajudar a determinar o nível de autoridade necessário.
- Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: Avaliação da satisfação dos estudantesPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaAs bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.
- Building stronger academic communities through critical thinking: Linking ACRL framework to AIPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaThe Framework for Information Literacy for Higher Education (ACRL) is a reference document that has served as a reflective guide for the pedagogical practices carried out by academic librarians. The present study proposes looking at each of the six conceptual frames recommended by this guiding document, observing the pedagogical opportunities brought by artificial intelligence (AI), namely chatGPT, for their teaching. Based on a literature review on the characteristics and functionalities of chatGPT, as well as its opportunities and risks presented in an international context, it is proposed to apply it in personalized academic tasks, suggesting the adoption of pedagogical experiences. This should be combined with the stimulation of critical thinking, reflecting on the opportunity to teach information skills in higher education libraries to promote knowledge and practical application of this communication tool. Thus, for each conceptual frame, examples and situated learning strategies are listed, which can contribute to acquiring essential instruments and structures of the mechanisms necessary for information skills. Regarding specifically understanding the usefulness and suitability of AI, it is important to work on the ability to extract relevant information from artificially written texts, knowing how to ask the right questions, so that it becomes a powerful instrument for obtaining and processing information, transversal learning and social insertion and is not reduced to mere superficial school learning, but reveals its potential in contexts of search, analysis and production of academic information. The main objective of this work is to make a creative and innovative contribution to the practical and situated application of the ACRL Framework in the context of generative AI, exploring the features of chatGPT to explain the concepts, dispositions, and practices recommended for teaching Information Literacy.
- Capacitação de bibliotecários académicos: estratégias e ações de um projeto de literacia da informação contra a desinformaçãoPublication . Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da LuzIntrodução: Numa cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Este estudo apresenta um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». Baseado no bom uso da literacia da informação, aborda as necessidades dos jovens através dos bibliotecários académicos – que apoiam diariamente na literacia da informação de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente – na realização dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução dos problemas da vida quotidiana. O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Também se propõe desenvolver no público jovem competências académicas na utilização e escolha da informação e no reforço do pensamento crítico. Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Objetivo do estudo: Apresenta-se uma proposta de ações de formação dirigidas aos bibliotecários académicos, dada a lacuna na área em Portugal. Método: A investigação em prática educativa foi utilizada para desenvolver um programa de formação para bibliotecários académicos, com base numa revisão da literatura. Desenvolveu-se uma proposta de ações e materiais integrados com base na Framework da ACRL. Resultados: As ações entre os bibliotecários foram estruturadas em conteúdos relativos à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os temas são adaptáveis às necessidades de ensino e divulgação, garantindo a formação de bibliotecários académicos para promover o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. Conclusões: A iniciativa proposta visa reforçar a importância da capacitação e da formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
- Changing roles for research and Information skills development: librarians as teachers, researchers as learnersPublication . Sanches, TatianaUniversity libraries have been dealing with the training needs of their users for a long time. Today, this need continues to be pressing with day to day immersion in print and digital information and the transformations of the tools for its access. Librarians play a fundamental pedagogical role for teachers and researchers who are urged by the Open Science movement to acquire new information skills. They develop information literacy training adapted to these needs. The paper presents a case study that explains three pedagogical paths: tutorial support for teachers and researchers in their daily lives; the provision of electronic resources and training for its proper use; and the development and dissemination of an online publication that seeks to improve their knowledge and practice skills related to Open Science. The actions that librarians can develop are vital because they are the basis for the creation and application of cross-curricular skills in lifelong learning, so necessary for teachers and researchers who need to quickly adapt to new information contexts.
- Ciência aberta e literacia da informação: estudo de caso num centro de investigaçãoPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaEm 2016, a publicação das Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal procurou, numa das suas prerrogativas, a construção de uma relação de confiança e de parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais e os investigadores. Os ganhos de competências de uns e de outros no apoio à investigação, publicação e disseminação seriam benéficos para ambos. No mesmo ano, a unidade de investigação Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI) incorporou, no conjunto das suas áreas de atuação, uma linha de investigação no âmbito da Ciência Aberta em articulação com a Literacia da Informação. Com este desiderato, procurou a APPsyCI implementar os pressupostos da Ciência Aberta através de diversas ações: na prossecução da gestão do repositório, na formação dos docentes e investigadores, no apoio à escolha de revistas onde publicar, na divulgação e promoção do conhecimento científico dentro dos princípios FAIR. Quais as áreas de atuação desta linha de investigação? A Ciência Aberta e a inovação em investigação; o compromisso cívico e o desenvolvimento educacional; a literacia da informação no ensino superior, onde o estudo e a aplicação de competências académicas e de informação assentes nos princípios da Ciência Aberta se traduzem numa estratégia colaborativa e de disseminação transparente, potenciando a transferência do conhecimento e o seu uso prático em prol das pessoas e da sociedade. Qual o impacto social desta linha de investigação? Associando a literacia da informação à Ciência Aberta ampliam-se horizontes e é lançada alguma luz sobre o panorama nacional em relação à inovação em investigação. A natureza transversal desta matéria resultou num conjunto de redes nacionais e de grupos de trabalho; num curso de pós-graduação de Literacia em Saúde; no primeiro ebook em língua portuguesa, editado em Portugal, sobre literacia da informação no ensino superior; em workshops, seminários e webinars sobre literacia da informação; na colaboração da tradução do Open Science Training Handbook para o idioma Português; na participação em comités e comissões científicas nacionais (APBAD, APDIS) e internacionais (ConfOA, EAHIL, ECIL, TEEM). De igual modo, os resultados deste trabalho estão a consolidar-se em vários outcomes: artigos, capítulos de livro, proceedings paper, entre outros. No futuro, esta linha de investigação pretende: incentivar os investigadores a associarem-se ao movimento da Ciência Aberta; aumentar as parcerias efetivas entre investigadores, profissionais da informação, bibliotecários, gestores de ciência, instituições e agências de financiamento; investir no desenvolvimento de competências dos profissionais da informação, incluindo a gestão de dados e a criatividade (pós-graduação em Literacia da Informação – work in progress); participar ativamente em projetos específicos de literacia da informação e Ciência Aberta e na sua implementação social. Em síntese, a criação desta linha de investigação no seio da APPsyCI vem evidenciar que a associação da Ciência Aberta com a Literacia da Informação pode ser considerada como caminho e objetivo (meio e fim) da investigação aplicada. Este é, portanto, um compromisso cívico e científico para o desenvolvimento educacional e investigativo, que abraça os desafios que têm reconfigurado as dinâmicas da ciência e do ensino/aprendizagem no ensino superior.
- Com es combaten les notícies falses mitjançant l''alfabetització informacional? Reptes i estratègies de formació en l''ensenyament superiorPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaRESUM: Objectiu: Conèixer l'actuació dels professionals de la informació en la lluita contra les notícies falses, mitjançant l'anàlisi d'estratègies en competències d'alfabetització informacional en el context acadèmic. Mètode: Es va dur a terme una revisió de la literatura indexada a Scopus i a Web of science, associant les notícies falses i l'alfabetització informacional en el context de l'ensenyament superior. Resultats/debat: Web of science té un total de 106 resultats i Scopus, de 43 resultats. L'anàlisi mostra la descripció d'iniciatives i projectes de biblioteques d'ensenyament superior o de professionals de la informació del mateix sector, compromesos amb la causa de la lluita contra les notícies falses. La literatura posa èmfasi en la importància del factor educatiu: la formació d'usuaris motivats pel coneixement ajuda a distingir la veracitat del que s'afirma i permet identificar l'escenari més adequat per a la producció de coneixement. Les persones més ben preparades assumeixen que la informació disponible a Internet és insuficient. En aquest procés, les biblioteques i els bibliotecaris de l'ensenyament superior són agents importants: perquè es formen i perquè formen, es mantenen actualitzats i són fiables. Se suggereix el desenvolupament de mesures que han d'implementar les institucions d'ensenyament superior i els professionals de la informació per combatre eficaçment les notícies falses, especialment en el context acadèmic. Es conclou que el coneixement pot resultar en informació, però la informació no necessàriament resulta en coneixement, i la informació pot no anar més enllà del nivell d'opinió, per la qual cosa és important reforçar les estratègies de formació.
- Como combater as fake news através da literacia da informação? Desafios e estratégias formativas no ensino superiorPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaObjetivo : Conhecer a atuação dos profi ssionais da informação no combate às fake news ,através da análise das estratégias em competências de literacia da informação emcontexto académico. Método : Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science,associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados/Discussão : A Web of Science apresenta um total de 106 resultados e aScopus de 43 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetosoriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profi ssionais da informação domesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news . A literaturasublinha a importância do fator educacional: a formação de utilizadores motivados parao conhecimento potencia a distinção da veracidade do que se afi rma e permite identifi carqual o cenário mais adequado para a produção de conhecimento. Indivíduos melhor preparados assumem como insufi ciente a informação disponibilizada pela Internet.Neste processo, as bibliotecas e os bibliotecários do ensino superior são importantesagentes: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confi áveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior epelos profi ssionais da informação para um efi caz combate às fake news , em especial nocontexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, masa informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode nãoultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.
- Como fazer citações e referências?: Guia prático da norma APA, 2020.Publication . Sanches, Tatianainexistente