Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
260.74 KB | Adobe PDF | |||
1.33 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e
investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos
estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de
pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação
recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi
realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos
disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita
com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a
maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir
uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos
dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de
licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições
de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.
Description
Keywords
Avaliação da satisfação Estudantes do ensino superior Autoperceção Competências COVID-19 Bibliotecas do ensino superior Portugal
Citation
Antunes, M.L., Lopes, C., Sanches, T., Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: Avaliação da satisfação dos estudantes. In: Atas do 14º Congresso Nacional BAD – Comunidades e profissionais para o futuro: agir hoje. Universidade do Algarve; 2023.
Publisher
BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação