Browsing by Issue Date, starting with "2019-07"
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superiorPublication . Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, CarlosIntrodução: Os problemas com a verdade e a falácia na Internet têm vindo a evidenciar-se, tornando-se num mar de navegação perigosa devido à quantidade de falsas verdades, desinformação, informação enganosa ou errónea – um conjunto de conceitos agregados no que é mais conhecido por fake news. O presente estudo argumenta que é necessário recentrar as preocupações com a informação no elemento humano, desenvolvendo intervenções educativas para alterar esta realidade, consciencializando e formando os utilizadores da informação. Especificamente para o combate às fake news, as instituições de ensino superior devem capacitar a sua comunidade para uma navegação segura na Internet, ensinando-a a filtrar os conteúdos que irão utilizar, colocar e disponibilizar para outrem. Estudantes, professores e investigadores devem saber qual a informação de que necessitam, conseguir identificar o que procuram, reconhecer as condições sob as quais a informação pode ser reutilizada de forma ética, assim como o destino que terá, e distinguir entre conhecimento, opinião e comentário. O objetivo do presente estudo é o de conhecer a atuação dos profissionais da informação no combate às fake news, através da análise das estratégias em competências de literacia da informação em contexto académico. Método: Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science, associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados: A Web of Science apresenta um total de 41 resultados e a Scopus de 22 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetos oriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profissionais da informação do mesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news. Discussão: A literatura refere que o fator educacional deve necessariamente ser ponderado: a formação de utilizadores motivados para o conhecimento é que lhes permite distinguir a veracidade do que se afirma e identificar qual o cenário para a produção de mais conhecimento. As pessoas melhor preparadas correspondem a indivíduos que assumem como insuficiente a informação disponibilizada pela Internet. As bibliotecas do ensino superior assumem-se como importantes núcleos neste processo: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confiáveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior e pelos profissionais da informação para um eficaz combate às fake news, em especial no contexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, mas a informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode não ultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.
- Writing with ethics: strategies to quoting and referringPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaThe purpose of this chapter is to systematize the main guidelines of scientific writing suggested by the American Psychological Association. We begin by briefly reviewing the process that led to the development of such guidelines and the advantages of using them. Then we describe and illustrate the guidelines regarding the general writing and formatting styles, references and source citations. The chapter presents a set of examples in the area of information literacy, from citations to electronic references, complemented with a set of normative procedures that facilitate the task of organization and writing, ensuring the methodological and terminological accuracy in the standardization of criteria according to the APA standarts.
- Starting from scratch: searching for the purpose of writingPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaThe authors articulate academic writing with the need to support it in scientific information, assuming that the basis for the accomplishment of good work is based on good research. Knowing how to find relevant information is not a matter of chance. Methods and techniques can be developed to initiate a good research strategy, which is done based on the knowledge of the information needed, on where to look for it, on how to select it and on to evaluate it for better use. This chapter shows how to train skills to deal with information and how to develop skills that allow the use and benefit of knowledge resources by understanding that information is used for various purposes.
- Architecture and morphology of a scientific articlePublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaThe overview of the scientific articles follows a structure established either by the editorial tradition and scientific ethics or as a result of the consolidated experience of communication in science. This architectural and morphological structure, worked for the purpose of publication, challenges the new authors in several ways, which serve as a motto and guide for this chapter: Why publish?; Publish yes, but where?; Improve the chances of acceptance; What writing style do you use?; How to organize writing? What to consider before submitting?; and finally, How to proceed if the article is rejected? The ideas expressed here serve as practical indications that show important strategies for publishing scientific articles.
- Publishing within open science challengesPublication . Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Alonso Arévalo, JulioThis chapter relates the diffusion of scientific knowledge, materialized in its writing, publication, and circulation, with the Open Science. Open Science is, by its nature, a platform for dialogue, fostering more exchanges and stimulating researchers to adapt their publishing and dissemination practices, leading to cost reduction and enhancement of academic content and fostering greater circulation and knowledge generation. The purpose is the accomplishment of proposals regarding the actions that researchers must take in the scope of scholarship as conversation, namely, embedding academic writing in Open Science and sharing research data and results. Finally, we reflect on current Open Science challenges to researchers and academia.
- Improving the academic writing experience in higher educationPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos
- Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infânciaPublication . Martins, Tânia Sofia Marques; Brito, Ana TeresaEste relatório sobre a Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do ISPA - Instituto Universitário de Ciência Psicológicas, Sociais e da Vida. Neste Relatório, o meu objetivo é conseguir aprofundar o conhecimento sobre a Pedagogia-em-Participação, nomeadamente sobre o papel da criança nesta pedagogia - como é dada voz à criança, se esta é respeitada nas suas ideias e decisões, e como o adulto gere a articulação das ideias das crianças com as aprendizagens e estratégias de ensino que propõe, a partir da sua intencionalidade pedagógica. Realizando o meu estágio numa instituição cuja pedagogia é a Pedagogia-em-Participação, inserida há já alguns anos no seu projeto educativo e pedagógico, pretendo também compreender porque e como foi introduzida na instituição; como decorreu o processo de mudança, qual o impacto que teve na equipa, nas crianças e nas suas famílias. No decorrer deste estágio e através da elaboração do Relatório, a partir da observação e das entrevistas realizadas, consegui perceber como a Pedagogia-em-Participação se centra nas crianças, tendo como foco os seus interesses e necessidades de aprendizagem. Esta Pedagogia permite que as crianças participem na planificação das atividades a realizar, bem como a possibilidade de se manifestarem sobre as mesmas. Consegui ainda compreender o modo como esta pedagogia foi escolhida pela instituição, como foi trabalhada pela equipa docente, como decorreu o processo de mudança e a relevância deste processo ter envolvido supervisão. Encontrei os benefícios desta pedagogia para uma melhor aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar das crianças e para a construção da minha futura ação como Educadora de Infância.
- Emergência matemática em educação pré-escolarPublication . Lopes, Ana Rita Batista Paixão; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada em Jardim-de-infância, do Mestrado em Educação Pré-escolar. O mesmo pretende apresentar uma investigação, decorrente da prática supervisionada, que tem como principal objetivo articular as práticas educativas e os referenciais teóricos e deste modo construir um percurso de consolidação do conhecimento profissional da sua autora. A prática supervisionada decorreu numa instituição de cariz privado, em Lisboa, na valência de jardim-de-infância e contou com a colaboração de 26 crianças, dos 3 aos 5 anos de idade. Este relatório tem como título “Emergência da matemática em educação pré-escolar” e surgiu da necessidade de compreender como surge a matemática em contexto de jardimde- infância e como poderá ser promovida a sua aprendizagem. Para dar início aos trabalhos subjacentes a este relatório foram realizadas diversas leituras com o objetivo de compreender e desenvolver conhecimentos acerca da temática. Para tal, foi conduzido um estudo qualitativo, onde os dados foram recolhidos essencialmente através de observação direta bem como através da análise das propostas de intervenção realizadas em prática supervisionada em Jardim de Infância. As mesmas foram analisadas de acordo com indicadores de oportunidade de aprendizagem ao nível do domínio da matemática. São ainda apresentadas as considerações finais deste estudo, onde é dada resposta aos objetivos aos quais me proponho responder com a execução deste estudo, assim como o seu impacto para a minha formação pessoal e profissional e uma reflexão da forma como pretendo que o mesmo faça parte do meu percurso profissional que agora se inicia
- As concepções de masculinidade de rapazes adolescentes no contexto da amizade próxima: Uma análise temáticaPublication . Almeida, Maria João Fradoca; Ornelas, José H.O presente estudo tem como objetivo compreender de que forma as concepções de masculinidade condicionam o estabelecimento de amizades próximas, em rapazes adolescentes. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e analisou-se a informação com recurso à análise temática de 6 passos de Braun e Clarke (2006). Emergiram três temas e quatro subtemas – concepções de masculinidade (dividida nos subtemas normativa e não normativa), condições necessárias para estabelecer e manter amizades próximas, e por último, consequências percebidas, em conformar-se ou em resistir, de acordo com os subtemas. Os resultados demonstraram que as concepções normativas de masculinidade dos adolescentes baseam-se na conformidade a normas como o controlo emocional ou a autonomia, que comprometem a sua expressividade emocional ou a procura de ajuda e suporte – necessárias para o estabelecimento e manutenção das amizades próximas. As concepções não normativas de masculinidade assumem a resistência a normas dominantes, e fomentam a procura do outro e a partilha de sentimentos e vulnerabilidades, contribuindo para o seu bem-estar e ajustamento social e psicológico.
- Impacto de um programa de escrita na competência ortográfica de crianças a frequentar o 2º ano do Ensino BásicoPublication . Barreiros, Vera Bowring Horgan Biscaia; Martins, Margarida AlvesEste trabalho teve como objetivo avaliar o impacto da participação num programa de escrita na evolução em ortografia de alunos do 2º ano quanto às regras contextuais e verificar quais as regras contextuais que as crianças dominavam à partida. Procurou-se ainda analisar a existência de uma correlação entre a consciência fonémica e o desempenho ortográfico. Participaram neste estudo 19 crianças de uma turma de 2º ano, das quais 11, que foram avaliadas quanto à consciência fonémica, formaram o grupo experimental, e as restantes 8 formaram um grupo de comparação. Todas as crianças realizaram um ditado em pré e pós-teste, formado por 15 palavras cuja escrita era orientada por uma regra contextual. As crianças do grupo experimental participaram num programa de escrita em pequenos grupos, constituído por cinco sessões, sendo que em cada sessão se trabalhou uma regra: uso de antes de e ; uso de antes de , e ; uso de antes de e
; regras que orientam a representação dos fonemas [R] e [r]; uso de no início da palavra. Observou-se uma ligeira evolução no desempenho ortográfico das crianças, não se verificando diferenças significativas entre o grupo experimental e o grupo de comparação. De entre as regras estudadas, a que as crianças dominam melhor é a regra de utilização de , sendo a regra antes de e
aquela em que os alunos revelaram maiores dificuldades. Verificou-se uma correlação significativa entre a consciência fonémica e o desempenho ortográfico.