Browsing by Author "Loureiro, Filipe Pereira"
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- Dissociação de modos de processamento em persuasãoPublication . Garcia-Marques, Teresa; Silva, Pedro José dos Santos Ponte da; Loureiro, Filipe PereiraNeste artigo, apresentamos o paradigma subjacente à dissociação dos processos de mudança atitudinal (mudança por via central vs. periférica) num contexto de persuasão. O paradigma base é aqui descrito em detalhe, sendo também descritas as principais variáveis moderadoras do efeito e as principais teorias que tentam explicá-lo.
- I know the rule but I'll just go with my gut: People explicity agree with the use of a heuristic despite normative knowledgePublication . Loureiro, Filipe Pereira; Garcia-Marques, TeresaMeio século de investigação em julgamento e decisão demonstrou que o pensamento humano é frequentemente enviesado por julgamentos heurísticos (e.g., Kahneman & Frederick, 2005). De acordo com a perspectiva de monitorização lassa (e.g., Kahneman & Frederick, 2002), as pessoas falham na detecção do conflicto entre considerações intuitivas e normativas, não se apercebendo de que as suas intuições estão enviesadas. Teorias contrastantes (e.g., Epstein, 1994; Sloman, 1996) assumem que a via heurística e analítica são simultaneamente activadas e as pessoas experienciam este conflicto. Evidência existente sugere que as pessoas detectam, pelo menos implicitamente, este conflicto apesar do enviesamento generalizado (ver De Neys, 2012). Evidência empírica que sugere que a preferência heurística pode mesmo atingir um nível explícito (Denes-Raj & Epstein, 1994; De Neys & Glumicic, 2008), suportou a nossa hipótese de que quando os dois modos de processamento são colocados em conflicto, apesar de conscientes da regra normativa, as pessoas respondem de acordo com julgamentos intuitivos. Direccionámos a nossa abordagem para cenários em que o conflicto entre respostas heurísticas e normativas foi conscientemente percebido pelos participantes e analisámos os níveis de concordância e confiança para com estas respostas. Os resultados demonstraram maior concordância com respostas heurísticas mesmo quando contrastadas com regras normativas, apesar da tendência para lhes atribuir menor confiança nesta condição. Tal sugere que uma das maneiras pelas quais as pessoas poderão resolver este conflicto é sustentando as suas respostas nestes atalhos cognitivos, evidenciando processamento heurístico explicito apesar de conhecimento normativo. Implicações para as teorias de duplo processamento são discutidas.
- I know the rule, but I'll just go with my gut: Is there a rational use of intuition?Publication . Loureiro, Filipe Pereira; Garcia-Marques, TeresaResearch has established that human thinking is often biased by intuitive judgement. The base-rate neglect effect provides such an example, so named because people often support their decisions in stereotypical individuating information, neglecting base-rates. Here, we test the hypothesis that reasoners acknowledge information provided by base-rates and may use individuating information in support of a “rational” decision process. Results from four experiments show that “base-rate neglecting” occurs when participants acknowledge sample distributions; participants who prefer individuating over base-rate information perceive base-rates as less diagnostic and are more confident in their individuating-based responses; and that posterior probabilities (assigned after all relevant information is considered) predict more individuating-based responses for individuating-preference participants (suggesting a rational process). However, data also show a deeper form of base-rate neglect: even when some participants report to prefer base-rate information, define individuating information as non-diagnostic, and their posterior probabilities suggest otherwise, they still provide individuating-based responses.
- Intuition for the intuitive : On the interplay between lay conceptions of intuition and the influence of intuition appeals in persuasionPublication . Loureiro, Filipe Pereira; Garcia-Marques, Teresa; Wegener, Duane T.Intuição – outrora vista como uma limitação do raciocínio humano – é hoje reconhecida pelas suas qualidades tanto em contextos populares como na investigação científica. Esta tendência é refletida pelo uso de apelos à intuição em contextos persuasivos. O uso repetido destes apelos sugere a sua eficácia enquanto variável persuasiva. No entanto, nenhuma investigação sistemática examinou se, quando ou para quem estes apelos à intuição influenciam as atitudes. O objetivo desta tese foi, assim, o de estudar estas questões, introduzindo o estudo da intuição na persuasão. Fê-lo, focando a interação entre conceções leigas de intuição e a influência destes apelos enquanto variável persuasiva. Usando o Elaboration Likelihood Model como modelo teórico, foi proposto que esta influência ocorre em função do matching entre características da mensagem, relacionadas com intuição, e do recetor da mensagem, especificamente, o quão válido este perceciona intuição. Para testar esta hipótese, foi necessário responder a questões conceptuais e metodológicas relacionadas com a forma como intuição é concebida e como aceder à sua validade percebida. A resposta empírica a estas questões foi integrada em quatro capítulos empíricos. Num primeiro conjunto de estudos, conceções leigas de intuição e análise foram avaliadas através de uma abordagem de protótipos. O conhecimento destas conceções leigas, através da identificação dos seus traços mais centrais (tendo também em consideração a influência dos estilos cognitivos), forneceu os meios para operacionalizar intuição e análise em estudos subsequentes, numa forma que refletiu como a pessoa leiga perceciona os dois conceitos. O segundo conjunto de estudos propôs-se a compreender as preferências explícitas por intuição e análise para decisões diferindo em complexidade, examinando a influência dos estilos cognitivos nestas preferências e o papel de teorias leigas de validade de intuição e análise na explicação destas preferências. Os resultados sugeriram que embora as pessoas exibam preferências intuitivas e analíticas prévias, estas são influenciadas pelo contexto. Adicionalmente, teorias leigas de validade de intuição e análise mediaram os efeitos exercidos pelos estilos cognitivos nas preferências explícitas (sendo este efeito mais evidente para decisões complexas). Reconhecendo a importância destas teorias leigas de validade, o terceiro conjunto de estudos focou-se em desenvolver e validar duas medidas de diferenças individuais na validade percebida de intuição e análise. No quarto conjunto de estudos, testaram-se os efeitos de matching entre apelos à intuição e análise (operacionalizados através dos traços centrais obtidos) e a validade percebida de intuição e análise nos recetores da mensagem (avaliada através das medidas desenvolvidas), utilizando como contexto persuasivo um anúncio para uma nova marca de automóveis (um produto complexo). Resultados evidenciaram efeitos de matching nos quais atitudes mais favoráveis face ao anúncio com apelos intuitivos e analíticos foram observados entre recetores com níveis mais elevados de validade percebida de intuição e análise, respetivamente. Este efeito ocorreu através de um processo relativamente central, no qual o matching influenciou as atitudes através da geração de pensamentos favoráveis. No geral, esta tese fornece uma abordagem sistemática ao estudo da intuição na persuasão, fornecendo evidência preliminar de efeitos de matching entre apelos à intuição e teorias leigas sobre intuição.
- Morning or evening person? Which type are you? Self-assessment of chronotypePublication . Loureiro, Filipe Pereira; Garcia-Marques, TeresaA marked individual difference is the morningness–eveningness preference or chronotype. Presenting its high relevance in predicting human behavior, we stress the need to control for this dimension in different studies, suggesting that this can be easily and succinctly done since individuals are aware of their chronotypes. We tested this hypothesis selecting the self-assessment item from the rMEQ scale, demonstrating that the item by itself is capable of classifying individuals in the same category as the score obtained through the original scale.
- Pretest of images associated with the expertise dimensionPublication . Loureiro, Filipe Pereira; Mello, Joana José deAbstract: In this paper, we present norms concerning the perceived association that two sets of stimuli (photos of people and photos of objects) establish with the concept of expertise. Participants were presented with a set of words associated with the expertise dimension and subsequently asked to judge each stimulus on how much it related with the learned (expertise) dimension on a 7-point scale (1 – Not at all related; 7 – Very related). The interpretation of means’ confidence intervals allowed us to distinguish between images highly related with the expertise dimension and images highly unrelated with this dimension. Summarized results are presented and photos made available to support future research requiring stimuli associated with the expertise dimension.
- Pretest of images for the beauty dimensionPublication . Mello, Joana José de; Loureiro, Filipe PereiraIn this work, we present norms concerning the perceived association of two sets of image stimuli with the concept of “beauty”: 40 objects (Study 1) and 40 photos of human faces (Study 2). Participants were presented with a set of words associated with the construct of “beauty” and were subsequently asked to judge each image on how much they considered them to be related with this construct on a 7-point scale (1 – Not at all related; 7 – Very related). The interpretation of means’ confidence intervals distinguish between 40 images, evaluated as “ugly” – with low scores on the beauty dimension – (20 objects and 20 faces), and 28 images evaluated as “beautiful” – with high scores on the beauty dimension – (12 objects and 16 faces). Results are summarized and photos made available to support future research requiring beauty and/or ugly stimulus.