Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
420.9 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
In this work, we present norms concerning the perceived association of two sets of image stimuli with
the concept of “beauty”: 40 objects (Study 1) and 40 photos of human faces (Study 2). Participants
were presented with a set of words associated with the construct of “beauty” and were subsequently
asked to judge each image on how much they considered them to be related with this construct on a
7-point scale (1 – Not at all related; 7 – Very related). The interpretation of means’ confidence intervals
distinguish between 40 images, evaluated as “ugly” – with low scores on the beauty dimension – (20
objects and 20 faces), and 28 images evaluated as “beautiful” – with high scores on the beauty
dimension – (12 objects and 16 faces). Results are summarized and photos made available to support
future research requiring beauty and/or ugly stimulus.
RESUMO: Neste trabalho apresentamos normas da associação percebida de dois conjuntos de estímulos com o constructo de “beleza”: 40 objetos (Estudo 1) e 40 fotografias de faces (Estudo 2). Os participantes foram expostos a um conjunto de palavras associadas com o constructo de “beleza” e foi pedido que avaliassem em cada imagem o quanto consideravam ser relacionada com esse mesmo constructo numa escala 7 pontos (1 – Nada relacionada; 7 – Totalmente relacionada). A interpretação dos intervalos de confiança das médias distinguem 40 imagens avaliadas como “feias” – com baixas pontuações na dimensão de beleza – (20 objetos e 20 faces), e 28 imagens avaliadas como “bonitas” – com elevadas pontuações na dimensão de beleza – (12 objetos e 16 faces). Os resultados das avaliações, e as respectivas imagens, são sumarizados como normas de suporte a futuras investigações que requerem estímulos bonitos e/ou feios.
RESUMO: Neste trabalho apresentamos normas da associação percebida de dois conjuntos de estímulos com o constructo de “beleza”: 40 objetos (Estudo 1) e 40 fotografias de faces (Estudo 2). Os participantes foram expostos a um conjunto de palavras associadas com o constructo de “beleza” e foi pedido que avaliassem em cada imagem o quanto consideravam ser relacionada com esse mesmo constructo numa escala 7 pontos (1 – Nada relacionada; 7 – Totalmente relacionada). A interpretação dos intervalos de confiança das médias distinguem 40 imagens avaliadas como “feias” – com baixas pontuações na dimensão de beleza – (20 objetos e 20 faces), e 28 imagens avaliadas como “bonitas” – com elevadas pontuações na dimensão de beleza – (12 objetos e 16 faces). Os resultados das avaliações, e as respectivas imagens, são sumarizados como normas de suporte a futuras investigações que requerem estímulos bonitos e/ou feios.
Description
Keywords
Norms Beauty Ugly People Objects Normas Beleza Feio Pessoas Objetos
Citation
Análise Psicológica, 33, 453-466. doi:10.14417/ap.1052
Publisher
ISPA - Instituto Universitário