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- Necessidades e percepção das competências parentais em pais com filhos com trissomia 21Publication . Urquijo, Carla Velge; Fernandes, Célia Maria CastanheiraNo enquadramento teórico abordamos vários temas, nomeadamente a trissomia 21, o modelo centrado na família, a intervenção precoce e inclusão escolar em Portugal, as necessidades das famílias e as competências parentais. Primeiro pretendemos conhecer as necessidades dos pais, com filhos com trissomia 21, e como estas necessidades se relacionam entre si. Segundo, procurámos perceber se os pais evidenciam diferenças significativas, nas suas necessidades, em função da faixa etária dos filhos. No mesmo sentido, colocámos a primeira hipótese “os pais com filhos mais novos têm especialmente necessidades técnicas”. Em relação ao terceiro objetivo, desejámos conhecer as perceções dos pais em relação às suas competências e como estas perceções se relacionam entre si. Neste seguimento, colocámos a segunda hipótese “os pais percecionam-se com baixos níveis na resistência ao stress, comparativamente às outras dimensões de competências”. Por fim, pretendemos perceber se os pais evidenciam diferenças significativas nas suas competências em função do grupo etário dos filhos. Os participantes deste estudo são 59 mães com filhos com trissomia 21 dos 3 aos 10 anos inclusive. Várias associações em Portugal foram contactadas. Estas mães responderam a duas escalas, a escala de caracterização das necessidades, e a escala de auto competência parental. Os principais resultados encontrados foram: estas mães apresentam-se com níveis altos nas necessidades emocionais e baixos nas necessidades práticas, mas sem diferenças significativas face aos grupos etários considerados. Em relação às competências, encontramos que estas mães percecionam-se com baixos níveis nas competências emocionais e altos nas dimensões de orientação e controlo, mas sem diferenças significativas entre as faixas etárias consideradas
- Intuition for the intuitive : On the interplay between lay conceptions of intuition and the influence of intuition appeals in persuasionPublication . Loureiro, Filipe Pereira; Garcia-Marques, Teresa; Wegener, Duane T.Intuição – outrora vista como uma limitação do raciocínio humano – é hoje reconhecida pelas suas qualidades tanto em contextos populares como na investigação científica. Esta tendência é refletida pelo uso de apelos à intuição em contextos persuasivos. O uso repetido destes apelos sugere a sua eficácia enquanto variável persuasiva. No entanto, nenhuma investigação sistemática examinou se, quando ou para quem estes apelos à intuição influenciam as atitudes. O objetivo desta tese foi, assim, o de estudar estas questões, introduzindo o estudo da intuição na persuasão. Fê-lo, focando a interação entre conceções leigas de intuição e a influência destes apelos enquanto variável persuasiva. Usando o Elaboration Likelihood Model como modelo teórico, foi proposto que esta influência ocorre em função do matching entre características da mensagem, relacionadas com intuição, e do recetor da mensagem, especificamente, o quão válido este perceciona intuição. Para testar esta hipótese, foi necessário responder a questões conceptuais e metodológicas relacionadas com a forma como intuição é concebida e como aceder à sua validade percebida. A resposta empírica a estas questões foi integrada em quatro capítulos empíricos. Num primeiro conjunto de estudos, conceções leigas de intuição e análise foram avaliadas através de uma abordagem de protótipos. O conhecimento destas conceções leigas, através da identificação dos seus traços mais centrais (tendo também em consideração a influência dos estilos cognitivos), forneceu os meios para operacionalizar intuição e análise em estudos subsequentes, numa forma que refletiu como a pessoa leiga perceciona os dois conceitos. O segundo conjunto de estudos propôs-se a compreender as preferências explícitas por intuição e análise para decisões diferindo em complexidade, examinando a influência dos estilos cognitivos nestas preferências e o papel de teorias leigas de validade de intuição e análise na explicação destas preferências. Os resultados sugeriram que embora as pessoas exibam preferências intuitivas e analíticas prévias, estas são influenciadas pelo contexto. Adicionalmente, teorias leigas de validade de intuição e análise mediaram os efeitos exercidos pelos estilos cognitivos nas preferências explícitas (sendo este efeito mais evidente para decisões complexas). Reconhecendo a importância destas teorias leigas de validade, o terceiro conjunto de estudos focou-se em desenvolver e validar duas medidas de diferenças individuais na validade percebida de intuição e análise. No quarto conjunto de estudos, testaram-se os efeitos de matching entre apelos à intuição e análise (operacionalizados através dos traços centrais obtidos) e a validade percebida de intuição e análise nos recetores da mensagem (avaliada através das medidas desenvolvidas), utilizando como contexto persuasivo um anúncio para uma nova marca de automóveis (um produto complexo). Resultados evidenciaram efeitos de matching nos quais atitudes mais favoráveis face ao anúncio com apelos intuitivos e analíticos foram observados entre recetores com níveis mais elevados de validade percebida de intuição e análise, respetivamente. Este efeito ocorreu através de um processo relativamente central, no qual o matching influenciou as atitudes através da geração de pensamentos favoráveis. No geral, esta tese fornece uma abordagem sistemática ao estudo da intuição na persuasão, fornecendo evidência preliminar de efeitos de matching entre apelos à intuição e teorias leigas sobre intuição.