Browsing by Author "Lemos, Marina Serra de"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Como os adolescentes conceptualizam saúde e doença: compreender as conceções de saúde e doença, em alunos do terceiro ciclo, atendendo à influência do contexto escolar e da idadePublication . Ferreira, Ana Rita Cabral; Lemos, Marina Serra de; Lima, LígiaA definição e estudo das conceções de saúde são abordados numa perspetiva não unicamente biomédica, mas mais holística, abarcando aspetos psicológicos e emocionais. Por existir uma forte relação entre as conceções que temos sobre estar saudável e doente e os comportamentos de saúde, pretendeu-se estudar as conceções de adolescentes com vista a caracterizar as mesmas, e também a analisar possíveis influências da idade e do contexto escolar. Com efeito, estes dois tipos de fatores têm sido acentuados pela perspetiva desenvolvimental e contextual, respetivamente, como os principais determinantes das conceções de saúde e doença. Para tal, participaram 132 estudantes, 80 da escola A, sendo 55 do género masculino, e 30 do 7º, 33 do 8º e 69 do 9º ano de escolaridade. Para a recolha dos dados utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) grelha de análise do contexto escolar, construída para este estudo, com o objetivo de caracterizar os dois contextos escolares em termos de ações para a saúde, b) um questionário sócio demográfico e c) a técnica do “desenho e escrita” (Williams, Wetton & Moon, 1989), para avaliar as conceções. A análise de conteúdo evidenciou conceções complexas e holísticas de saúde e doença. Os resultados sugeriram também que o contexto escolar, mais do que a idade, parece influenciar estas conceções, tal como previsto com base na literatura. Os resultados permitiram também definir novas pistas para investigações futuras, numa área que tem merecido cada vez mais destaque.
- Concepções de saúde e de doença : Estudo comparativo entre crianças saudáveis e crianças com doença oncológicaPublication . Lima, Lígia; Lemos, Marina Serra de; Lema, Brígida
- Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers’ Coping Strategies Inventory) numa população portuguesaPublication . Lima, Lígia; Lemos, Marina Serra de; Guerra, Marina PristaNeste artigo é descrita a adaptação e avaliação psicométrica do Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) numa amostra de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Procurou-se ainda caracterizar as estratégias de coping em crianças e pré- -adolescentes, examinar o seu desenvolvimento e diferenças de sexo. A versão portuguesa demonstrou possuir qualidades psicométricas satisfatórias e o instrumentou revelou possuir três sub-escalas, correspondentes a três tipos de estratégias de coping que podem ser conceptualmente definidas como de distracção cognitiva-comportamental, de acting-out e activas. Os resultados obtidos sugerem que as crianças e pré-adolescentes utilizam grande variedade de estratégias de coping, sendo as mais salientes as do tipo distracção cognitivo-comportamental e as menos salientes, as do tipo acting out. Pudemos ainda constatar que à medida que, as crianças crescem, vão utilizando menos estratégias do tipo distracção cognitivo-comportamental e, simultaneamente, vão-nas considerando como menos eficazes para lidar com os seus problemas. Foram também encontradas diferenças de sexo, no sentido em que as raparigas tendem a percepcionar as estratégias activas como sendo mais eficazes do que os rapazes. Já estes últimos recorrem mais às estratégias do tipo acting-out e percepcionam-nas também como mais eficazes
- Objetivos de realização no ensino superior.Publication . Coelho, Cristina; Lemos, Marina Serra de; Soares, LuísaOs objetivos de realização têm vindo a ser investigados nos últimos anos, por se considerar o seu papel no estudo dos fatores que influenciam a aprendizagem e a realização dos indivíduos. Uma das linhas de investigação atual, no âmbito da Teoria dos Objetivos de Realização, tem como objetivo fundamental o estudo da natureza e das dimensões destes objetivos. O presente estudo em que participaram 488 estudantes do Ensino Superior, de duas instituições públicas, procurou contribuir para a clarificação da natureza e dimensões dos objetivos de realização em contexto académico e revelou dados interessantes não apenas do ponto de vista teórico como também prático. Através de Análises Fatoriais Exploratórias foi possível retirar elações acerca do tipo de objetivos adotados por estes estudantes, alguns deles já mencionados noutras investigações e outros que surgiram neste estudo. Emergiram, então, três tipos de objetivos: objetivos de mestria e avaliação simples (segundo a literatura, os mais positivos do ponto de vista motivacional); objetivos relacionados com os professores (que se referem ao desejo de parecer competente perante o professor) e objetivos de apresentação aos colegas (mencionados pela primeira vez neste estudo e que se relacionam com o desejo de parecer competente perante os colegas, comparando a sua realização com estes ou tentando superá-los). Finalmente discutem-se as várias dimensões pertinentes no estudo dos objetivos motivacionais, como a avaliação simples, a apresentação de si, a comparação social e a competição, que tomam lugares interessantes nos resultados obtidos neste estudo.