Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Como os adolescentes conceptualizam saúde e doença: compreender as conceções de saúde e doença, em alunos do terceiro ciclo, atendendo à influência do contexto escolar e da idade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_657-672.pdf235.56 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A definição e estudo das conceções de saúde são abordados numa perspetiva não unicamente biomédica, mas mais holística, abarcando aspetos psicológicos e emocionais. Por existir uma forte relação entre as conceções que temos sobre estar saudável e doente e os comportamentos de saúde, pretendeu-se estudar as conceções de adolescentes com vista a caracterizar as mesmas, e também a analisar possíveis influências da idade e do contexto escolar. Com efeito, estes dois tipos de fatores têm sido acentuados pela perspetiva desenvolvimental e contextual, respetivamente, como os principais determinantes das conceções de saúde e doença. Para tal, participaram 132 estudantes, 80 da escola A, sendo 55 do género masculino, e 30 do 7º, 33 do 8º e 69 do 9º ano de escolaridade. Para a recolha dos dados utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) grelha de análise do contexto escolar, construída para este estudo, com o objetivo de caracterizar os dois contextos escolares em termos de ações para a saúde, b) um questionário sócio demográfico e c) a técnica do “desenho e escrita” (Williams, Wetton & Moon, 1989), para avaliar as conceções. A análise de conteúdo evidenciou conceções complexas e holísticas de saúde e doença. Os resultados sugeriram também que o contexto escolar, mais do que a idade, parece influenciar estas conceções, tal como previsto com base na literatura. Os resultados permitiram também definir novas pistas para investigações futuras, numa área que tem merecido cada vez mais destaque.

Description

Keywords

Conceção de doença e saúde Influência contextual Técnica do desenho e escrita

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 657-672). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License