Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Objetivos de realização no ensino superior.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_1356-1366.pdf209.1 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os objetivos de realização têm vindo a ser investigados nos últimos anos, por se considerar o seu papel no estudo dos fatores que influenciam a aprendizagem e a realização dos indivíduos. Uma das linhas de investigação atual, no âmbito da Teoria dos Objetivos de Realização, tem como objetivo fundamental o estudo da natureza e das dimensões destes objetivos. O presente estudo em que participaram 488 estudantes do Ensino Superior, de duas instituições públicas, procurou contribuir para a clarificação da natureza e dimensões dos objetivos de realização em contexto académico e revelou dados interessantes não apenas do ponto de vista teórico como também prático. Através de Análises Fatoriais Exploratórias foi possível retirar elações acerca do tipo de objetivos adotados por estes estudantes, alguns deles já mencionados noutras investigações e outros que surgiram neste estudo. Emergiram, então, três tipos de objetivos: objetivos de mestria e avaliação simples (segundo a literatura, os mais positivos do ponto de vista motivacional); objetivos relacionados com os professores (que se referem ao desejo de parecer competente perante o professor) e objetivos de apresentação aos colegas (mencionados pela primeira vez neste estudo e que se relacionam com o desejo de parecer competente perante os colegas, comparando a sua realização com estes ou tentando superá-los). Finalmente discutem-se as várias dimensões pertinentes no estudo dos objetivos motivacionais, como a avaliação simples, a apresentação de si, a comparação social e a competição, que tomam lugares interessantes nos resultados obtidos neste estudo.

Description

Keywords

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1356-1366). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue