Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
209.1 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os objetivos de realização têm vindo a ser investigados nos últimos anos, por se considerar o
seu papel no estudo dos fatores que influenciam a aprendizagem e a realização dos indivíduos. Uma das
linhas de investigação atual, no âmbito da Teoria dos Objetivos de Realização, tem como objetivo
fundamental o estudo da natureza e das dimensões destes objetivos. O presente estudo em que
participaram 488 estudantes do Ensino Superior, de duas instituições públicas, procurou contribuir para a
clarificação da natureza e dimensões dos objetivos de realização em contexto académico e revelou dados
interessantes não apenas do ponto de vista teórico como também prático. Através de Análises Fatoriais
Exploratórias foi possível retirar elações acerca do tipo de objetivos adotados por estes estudantes, alguns
deles já mencionados noutras investigações e outros que surgiram neste estudo. Emergiram, então, três
tipos de objetivos: objetivos de mestria e avaliação simples (segundo a literatura, os mais positivos do
ponto de vista motivacional); objetivos relacionados com os professores (que se referem ao desejo de
parecer competente perante o professor) e objetivos de apresentação aos colegas (mencionados pela
primeira vez neste estudo e que se relacionam com o desejo de parecer competente perante os colegas,
comparando a sua realização com estes ou tentando superá-los). Finalmente discutem-se as várias
dimensões pertinentes no estudo dos objetivos motivacionais, como a avaliação simples, a apresentação
de si, a comparação social e a competição, que tomam lugares interessantes nos resultados obtidos neste
estudo.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1356-1366). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior