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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo é descrita a adaptação e avaliação psicométrica
do Schoolagers’ Coping Strategies Inventory
(Ryan-Wenger, 1990) numa amostra de crianças
entre os 8 e os 12 anos de idade. Procurou-se ainda caracterizar
as estratégias de coping em crianças e pré-
-adolescentes, examinar o seu desenvolvimento e diferenças
de sexo.
A versão portuguesa demonstrou possuir qualidades
psicométricas satisfatórias e o instrumentou revelou
possuir três sub-escalas, correspondentes a três tipos
de estratégias de coping que podem ser conceptualmente
definidas como de distracção cognitiva-comportamental,
de acting-out e activas.
Os resultados obtidos sugerem que as crianças e
pré-adolescentes utilizam grande variedade de estratégias
de coping, sendo as mais salientes as do tipo distracção
cognitivo-comportamental e as menos salientes,
as do tipo acting out. Pudemos ainda constatar que
à medida que, as crianças crescem, vão utilizando menos
estratégias do tipo distracção cognitivo-comportamental
e, simultaneamente, vão-nas considerando
como menos eficazes para lidar com os seus problemas.
Foram também encontradas diferenças de sexo, no
sentido em que as raparigas tendem a percepcionar as
estratégias activas como sendo mais eficazes do que os
rapazes. Já estes últimos recorrem mais às estratégias
do tipo acting-out e percepcionam-nas também como
mais eficazes
ABSTRACT: This article describes the adaptation and the psychometric study of the Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) in a sample of Portuguese children aged 8 to 12. The authors also aimed to describe the children´s coping strategies and to examine age and gender differences. The Portuguese version of SCSI has good psychometric properties and results revealed a three-factor structure, corresponding to three types of coping strategies, which can be conceptualised as cognitive-behavioural distraction, acting out and active strategies. Results also showed that children and pre-adolescents use a wide variety of coping strategies, and that there are different patterns of use according to age and gender
ABSTRACT: This article describes the adaptation and the psychometric study of the Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) in a sample of Portuguese children aged 8 to 12. The authors also aimed to describe the children´s coping strategies and to examine age and gender differences. The Portuguese version of SCSI has good psychometric properties and results revealed a three-factor structure, corresponding to three types of coping strategies, which can be conceptualised as cognitive-behavioural distraction, acting out and active strategies. Results also showed that children and pre-adolescents use a wide variety of coping strategies, and that there are different patterns of use according to age and gender
Description
Keywords
Coping Crianças Escalas de avaliação Coping Schoolage children Inventories
Citation
Analise Psicologica, XX(4), 555-570
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada