Browsing by Author "Ferreira, Aristides Isidoro"
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- Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a PsicologiaPublication . Rodrigues, Rosa Isabel; Ferreira, Aristides Isidoro; Ribeiro, Rui BártoloO presente trabalho visa construir um instrumento para avaliar os interesses vocacionais dos alunos da licenciatura em Psicologia. A ausência de instrumentos específicos para medir as várias áreas vocacionais levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala, que integra 21 itens, decorrentes de uma pesquisa teórica. A amostra é constituída por 573 alunos das diversas licenciaturas em Psicologia, provenientes de nove instituições de ensino superior público e privado, sendo 433 do sexo feminino. Através da metodologia de análise de componentes principais extraíram-se três dimensões: Organizações, Educacional e Clínica, que no total explicam 62.51% da variância. Apesar da escala apresentar bons índices de consistência interna (valores entre .86 e .93), considera-se importante o desenvolvimento de novas investigações de forma a validar e confirmar os resultados obtidos.
- Construção e validação de uma escala multi-factorial de motivação no trabalho (mult-moti)Publication . Ferreira, Aristides Isidoro; Diogo, Carole; Ferreira, Mafalda; Valente, Ana CatarinaEsta investigação tem como objectivo a construção e validação de uma Escala MultiFactorial de Motivação no Trabalho para a população portuguesa. A ausência de instrumentos para medir várias dimensões da motivação levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala de motivação. A escala integra 28 itens decorrentes de uma pesquisa teórica que contempla algumas teorias da motivação. Participaram nos estudos de validação da escala 444 colaboradores de empresas de novas tecnologias de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 19 e os 34 anos. A escala apresenta bons índices de consistência interna (valores entre 0.72 e 0.84) e uma análise factorial que revelou a existência de uma estrutura tetrafactorial com 49% de variância explicada: motivação com a organização do trabalho, motivação com realização e poder, motivação de desempenho e motivação associada ao envolvimento. Esperase ainda que novos estudos possam ser desenvolvidos a partir desta mesma escala.
- A esperança é a última a morrer?: Capital psicológico positivo e presentismo1Publication . Martinez, Luís Fructuoso; Ferreira, Aristides Isidoro; Sousa, Luís Manuel; Cunha, João Vieira daEste artigo procura contribuir para a compreensão da relação entre os conceitos de presenteísmo e de comportamento organizacional positivo. Neste âmbito, pretende-se avaliar a relação entre duas facetas do presenteísmo (trabalho completado e distracção evitada) e uma dimensão de capital psicológico positivo (esperança). Recorreu-se a uma amostra de 158 colaboradores, maioritariamente associados às áreas da saúde e investigação. Os resultados revelam que a faceta de presenteísmo distracção evitada encontra-se associada ao grupo de trabalhadores com baixos resultados na variável esperança. Sugerem-se propostas de implementação de programas de redução do presenteísmo, com o objectivo de incrementar o capital psicológico positivo das organizações. Este estudo permitiu ainda apresentar as boas qualidades métricas da escala Stanford Presenteeism Scale (SPS-6). Tratando-se de um estudo pioneiro,
- Optimismo em crianças e adolescentes: Adaptação e validação do LOT-RPublication . Gaspar, Tania; Ribeiro, José Luis Pais; Matos, Margarida Gaspar de; Leal, I.; Ferreira, Aristides IsidoroO objectivo deste trabalho visa a adaptação e validação da Escala Revista de Orientação para a Vida para Crianças e Adolescentes Portugueses. O presente estudo incidiu sobre um total de 3195 participantes do 5º e 7º anos de escolaridade. A análise de componentes principais encontrou dois factores, um ligado ao optimismo e outro que reflecte o pessimismo. Os resultados evidenciados na análise factorial confirmatória revelam um bom ajustamento da escala. Analisou-se a validade discriminante e concorrente com variáveis relacionadas com o constructo, nomeadamente: satisfação com o suporte social, auto-estima e qualidade de vida. O instrumento revela-se adequado na medição da orientação para a vida em populações de crianças e adolescentes, sendo útil no âmbito da psicologia da saúde.