Browsing by Author "Correia, Manuela Faia"
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- Cultura nacional e orientação empreendedora: Um estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Silva, Marco Antonio Oliveira Monteiro da; Correia, Manuela Faia; Scholten, Marc; Gomes, Luiz Flavio Autran MonteiroEste artigo descreve um estudo realizado com o propósito de comparar empreendedoresproprietários de empresas em incubadoras no Brasil e em Portugal. A comparação entre estes dois países justificou-se pelo passado histórico comum, notadamente pela influência portuguesa na formaçã cultural brasileira, espelhada no estudo transcultural de Hofstede (1980). O objetivo deste estudo é comparar a orientação empreendedora desses empreendedores-proprietários de ambos os países. A orientação empreendedora revelou-se mais elevada no Brasil do que em Portugal, destacando-se as dimensões de propensão para o risco e a acompetitividade agressiva. Os empreendedores brasileiros, curiosamente, revelam uma maior rejeição a incertezas futuras mas concomitantemente, demonstram ter uma maior propensão para assumir riscos e se expor a incertezas. O presente estudo levanta questões sobre diferentes drives para empreender, e ao despertar a curiosidade sobre o assunto deixa como sugestões futuras de pesquisas o aprofundamento da análise do empreendedorismo por oportunidade e por necessidade nos dois países.
- Efeitos contextuais na escolha intertemporal : Evidência contra modelos de descontoPublication . Pimentel, Duarte Nuno Gonçalves; Gonçalves, Gui; Scholten, Marc; Carvalho, Pedro Le Mattre de; Correia, Manuela FaiaA escolha intertemporal tem estreita ligação com fenómenos que estão na ordem do dia, tais como comportamentos de poupança, consumo e investimento. Este estudo constituir-se-á como um avanço na compreensão da escolha intertemporal, na medida em que contempla contextos de escolha triádica (três opções) e não apenas de escolha diádica (duas opções), à qual se limitam a maior parte de estudos empíricos. Pela primeira vez, este estudo vem tentar compreender como a preferência entre opções é influenciada por outras opções no contexto de escolha. Os actuais modelos de escolha intertemporal, chamados modelos de desconto, não contemplam tais influências, uma vez que cada opção é avaliada independentemente das outras. Focamo-nos em efeitos de polarização, induzidos pela introdução de uma terceira opção ao leque de escolha e o enquadramento da terceira opção como a opção default. Os resultados confirmaram estes efeitos. Discutimos ainda como os modelos de desconto devem ser substituídos por outros modelos, em que as pessoas fazem comparações directas entre as opções. Os resultados também confirmaram fenómenos que até hoje têm sido acomodados pelos modelos de desconto: Os efeitos de diferimento, de magnitude e de sinal.
- Escolha intertemporal : Enquadramento, sinal e diferimento das suas consequênciasPublication . Carvalho, Pedro Le Mattre de; Scholten, Marc; Pimentel, Duarte Nuno Gonçalves; Gonçalves, Gui; Correia, Manuela FaiaDe acordo com o modelo normativo da escolha intertemporal, o Modelo de Utilidade Descontada (Samuelson, 1937), a utilidade de uma consequência futura é descontada exponencialmente consoante o diferimento. Há âmpla evidência de que as pessoas não cumprem este pressuposto. Neste estudo, 280 sujeitos realizaram uma tarefa de emparelhamento (ou matching) de forma a verificar a presença de uma nova anomalia ao desconto exponencial, bem como quatro anomalias mais conhecidas na literatura: O efeito de diferimento, o efeito de magnitude, o efeito de sinal e a assimetria adiamento- -adiantamento. A nova anomalia é uma interacção entre o enquadramento, o sinal, e o diferimento das consequências: Em ganhos, o efeito de diferimento é mais pronunciado num enquadramento de adiamento do que num enquadramento de adiantamento; em perdas, o inverso acontece. Todas as anomalias foram verificadas. Avançamos uma explicação do efeito interactivo em termos de sensibilidade decrescente a diferimentos.
- Footnotes to fishbein: the contrast model of stimulus evaluationPublication . Scholten, Marc; Correia, Manuela FaiaFishbein’s (1967b) multi-attribute model of attitudes is a popular tool for the assessment of consumer perceptions and preferences in marketing research. This paper focuses on Fishbein’s learning theory of attitudes, the multi-attribute model that he has offered as a formalization of his theory and on the relationship between both. Problems that arise at the intersection of theory and model are discussed. Fishbein’s view on attribute ((salience)) is identified as a major determinant of these problems. Furthermore, the failure to recognize dependency of attribute salience on the context in which choice alternatives are perceived is argued to be a major limitation of the Fishbein paradigm. The original theory is extended and the extended theory is formalized with an adaptation of Tversky’s (1977) contrast model of similarity. The strengths and weaknesses of the resulting framework for the marketing-research practice are briefly discussed.
- Impact of M&As on organizational performance: The moderating role of HRM centralityPublication . Correia, Manuela Faia; Cunha, Rita Campos e; Scholten, MarcIn this study, we examine how the effects of mergers and acquisitions on organizational performance are moderated by human resource management (HRM) centrality. We differentiate three types of ownership change: mergers, bidder, and target acquisitions. The study is anchored on the literatures addressing strategic human resource management and strategic contingencies of intra-organizational power. In an analysis of the data from the 2005 Cranet survey, results showed that (i) formalization attenuated a positive impact of bidder acquisitions and aggravated a negative impact of mergers on performance, but (ii) HRM strategic involvement and centralization of HRM practices boosted a positive impact of bidder acquisitions on performance. The study offers new insights about the role of HRM centrality, and suggests that mergers and acquisitions should be studied as differentiated ownership change processes.
- Investigação em psicologia do tráfego e transportes em Portugal (1984-1994)Publication . Santos, Jorge Almeida; Correia, Manuela Faia; Gomes, Jorge F. S.; Caldeira, Pedro Zany; Cunha, Miguel Pina eO objectivo último deste artigo é o levantamento e análise crítica das publicações nacionais na última década no âmbito da investigação e intervenção psicológicas no tráfego e nos transportes. Os autores procederam a um confronto da produção nacional com a internacional, sendo referidos os problemas mais relevantes e propostas alterações nas temáticas e nas abordagens em discussão.
- Nota de abertura: Conectando as conexões luso-brasileirasPublication . Faria, Alexandre de Almeida; Correia, Manuela Faia; Guedes, Ana Lucia; Silva, Clovis L.Machado da; Cardoso, Carlos CabralOs últimos quinhentos anos de história são a maior evidência de existência de conexões lusobrasileiras no âmbito das organizações e da gestão, mais obviamente no Brasil e em Portugal. Assim como conexões costumam ser definidas em sociologia (e.g., Cook & Emerson, 1978), as conexões luso-brasileiras são tão frágeis quanto poderosas. Elas compõem um tecido histórico-geográfico importante; porém, não são necessariamente visíveis, positivas, ou facilmente codificáveis e decifráveis. Muitas dessas conexões são conhecidas, muitas outras estão por serem descobertas. Algumas nos aproximam, portugueses e brasileiros, outras afastam-nos.