CIE-ISPA - Centro de Investigação em Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CIE-ISPA - Centro de Investigação em Educação by Author "Albuquerque, Ana"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Enhancing children’s literacy learning: from invented spelling to effective reading and writingPublication . Albuquerque, Ana; Martins, Margarida AlvesThis longitudinal study aimed at testing the long-term impact of invented spelling activities conducted in kindergarten on children’s literacy skills throughout primary school until the end of Grade 3. The participants were 100 Portuguese 5-year-olds that were randomly assigned into two equivalent groups and took part in 10 training sessions: invented spelling (experimental condition) or storybook reading (control condition). Writing and reading skills were tested in kindergarten, Grade 1 and Grade 3. The results showed that the experimental group outperformed the control group in kindergarten and benefited more from formal school teaching instruction. Lasting effects were found as the invented spelling condition presented statistically significant higher scores in reading and writing in primary education. These findings support empirical evidence for enhancing young children’s learning in favour of their later literacy performance.
- Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolarPublication . Martins, Margarida Alves; Albuquerque, Ana; Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Silva, Ana CristinaVários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.
- Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escritaPublication . Albuquerque, Ana; Martins, Margarida AlvesResumo: A presente investigação insere-se no quadro teórico da literacia emergente e pretende analisar os contributos de um programa de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância para a aprendizagem da leitura e escrita no 1º ano de escolaridade. Participaram 95 crianças no último ano do ensino pré-escolar que não sabiam ler nem escrever e que foram aleatoriamente divididas em duas condições: 48 no grupo experimental e 47 no grupo de controlo. Os participantes em cada condição eram equivalentes quanto à idade, habilitações académicas dos pais, raciocínio abstrato, consciência silábica, consciência fonémica e conhecimento de letras. Foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras das crianças no jardim-de-infância (antes e depois do programa) e no final do 1º ano do ensino básico. Durante a intervenção, o grupo experimental participou em 10 sessões bissemanais de escrita inventada, enquanto o grupo de controlo realizou atividades de conto de histórias infantis. A análise dos dados revelou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, tanto em escrita como em leitura, apresentando o grupo experimental resultados superiores no final do pré-escolar e do 1º ano. Este estudo sugere a importância de incluir atividades de escrita inventada como prática pedagógica no contexto de jardim-de-infância.
- Escrita inventada no jardim-de-infância: Contributos para a aprendizagem da leitura e escritaPublication . Albuquerque, Ana; Martins, Margarida AlvesA presente investigação insere-se no quadro teórico da literacia emergente e pretende analisar os contributos de um programa de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância para a aprendizagem da leitura e escrita no 1º ano de escolaridade. Participaram 95 crianças no último ano do ensino pré-escolar que não sabiam ler nem escrever e que foram aleatoriamente divididas em duas condições: 48 no grupo experimental e 47 no grupo de controlo. Os participantes em cada condição eram equivalentes quanto à idade, habilitações académicas dos pais, raciocínio abstrato, consciência silábica, consciência fonémica e conhecimento de letras. Foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras das crianças no jardim-de-infância (antes e depois do programa) e no final do 1º ano do ensino básico. Durante a intervenção, o grupo experimental participou em 10 sessões bissemanais de escrita inventada, enquanto o grupo de controlo realizou atividades de conto de histórias infantis. A análise dos dados revelou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, tanto em escrita como em leitura, apresentando o grupo experimental resultados superiores no final do pré-escolar e do 1º ano. Este estudo sugere a importância de incluir atividades de escrita inventada como prática pedagógica no contexto de jardim-de-infância.
- Habilidades Iniciais de alfabetização em português: Pesquisa transcultural em Portugal e no BrasilPublication . Albuquerque, Ana; Martins, Margarida AlvesO principal objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de treino de escrita inventada na aprendizagem de habilidades iniciais de alfabetização em crianças pré-escolares falantes de língua portuguesa. Participaram 79 crianças de educação infantil em Portugal e no Brasil. Constituíram-se quatro grupos (um grupo experimental e um grupo controle em cada país) equivalentes no conhecimento do alfabeto, inteligência não verbal e consciência fonológica (silábica e fonêmica). Foi realizado um pré/pós-teste de escrita e leitura. No período intermédio, os grupos experimentais participaram de atividades de escrita inventada e os grupos controle na leitura de livros infantis. No pós-teste, os resultados dos grupos experimentais foram superiores aos dos grupos controle nas tarefas de escrita e leitura. Além disso, os resultados foram equivalentes nos dois países, o que sugere que as atividades de escrita inventada promovem habilidades de alfabetização de pré-escolares falantes de duas variantes do português: europeu e brasileiro.
- Invented spelling activities in kindergarten : the role of instructional scaffolding and collaborative learningPublication . Albuquerque, Ana; Martins, Margarida AlvesThere is considerable evidence on the connections between emergent literacy-related skills in preschool-age and successful reading and writing. The purpose of this double-designed experimental/descriptive study was to analyse the impact of invented spelling activities on kindergarten children’s spelling performance and to explore adult mediation and peer collaboration processes that occurred within a sample of intervention sessions. Data was collected with 52 participants divided into an experimental group and a control group who were submitted to a pre/post-test assessment. The global quantitative analysis revealed the strong impact of the intervention on children’s word spelling progress scores. The descriptive qualitative data of 2304 verbal interventions of a small-scale sample suggested that significant and diverse mediation scaffolding strategies were incorporated by the children in a shared dialogical learning approach. Our findings point to the need for delivering group interaction activities combining early literacy contents in kindergarten contexts as a vehicle for responding to the challenge of reading and writing acquisition at the beginning of schooling.
- Invented spelling activities in small groups and early spelling and readingPublication . Martins, Margarida Alves; Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Albuquerque, Ana; Silva, Ana CristinaOur aim was to assess the impact of an invented spelling programme conducted in small groups on children’s written language acquisition in Portuguese. We expected the experimental group to have better post-test results than the control group in spelling and reading. Participants were 160 preschool-age children who were randomly divided into an experimental and a control group. Their age, cognitive ability, knowledge of letters and phonological abilities were controlled. Children’s spelling and reading were evaluated in a pre- and a post-test. Inbetween, experimental group participated in an invented spelling programme in small groups and the control group in story readings. The experimental group showed better results in spelling and reading in the post-test than the control one. Different dynamics occurred in the small groups which had different impacts on children’s acquisitions. These results provide empirical support for the proposal that invented spelling should be incorporated into early literacy instruction.
- Promotion of literacy skills in early childhood: a follow-up study from kindergarten to grade 1Publication . Albuquerque, Ana; Martins, Margarida AlvesSeveral researchers have shown that invented spelling activities in kindergarten foster preschool children’s early literacy skills. However, few studies have assessed its impact on learning to read and write in the first year of primary school. Our goal was to analyse the impact of an invented spelling programme with kindergarteners on their literacy skills until the end of Grade 1. A follow-up study was conducted with 45 five-year-old Portuguese children attending two classes of two schools in Lisbon. The teaching effect was controlled as children from each class were randomly assigned into two groups (experimental/control) — equivalent on letter knowledge, cognitive abilities and phonological awareness. The participants were assessed in kindergarten with a pre-test, immediate post-test and delayed post-test (spelling; reading; phonemic awareness) and at the end of Grade 1 (spelling; reading). The experimental group participated in invented spelling sessions, while control children participated in storytelling activities. Data analysis revealed statistically significant differences between the two groups. The experimental group scored higher, not only in kindergarten but also in the follow-up year for all literacy measures.