Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
116.65 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação insere-se no quadro teórico da literacia emergente e pretende analisar os
contributos de um programa de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância para a
aprendizagem da leitura e escrita no 1º ano de escolaridade. Participaram 95 crianças no último ano
do ensino pré-escolar que não sabiam ler nem escrever e que foram aleatoriamente divididas em duas
condições: 48 no grupo experimental e 47 no grupo de controlo. Os participantes em cada condição
eram equivalentes quanto à idade, habilitações académicas dos pais, raciocínio abstrato, consciência
silábica, consciência fonémica e conhecimento de letras. Foram avaliadas as competências de escrita
e leitura de palavras das crianças no jardim-de-infância (antes e depois do programa) e no final do 1º
ano do ensino básico. Durante a intervenção, o grupo experimental participou em 10 sessões
bissemanais de escrita inventada, enquanto o grupo de controlo realizou atividades de conto de
histórias infantis. A análise dos dados revelou diferenças estatisticamente significativas entre os dois
grupos, tanto em escrita como em leitura, apresentando o grupo experimental resultados superiores
no final do pré-escolar e do 1º ano. Este estudo sugere a importância de incluir atividades de escrita
inventada como prática pedagógica no contexto de jardim-de-infância.
Description
Keywords
Literacia emergente Pré-escolar Programas de intervenção Escrita inventada Leitura
Citation
Análise Psicológica, 36(3), 341-354 Doi: 10.14417/ap.1308
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada