PCOG - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PCOG - Artigos em revistas nacionais by Author "Cláudio, Victor"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Formação de sintomas: Freud e teorias cognitivistas, proximidades e afastamentosPublication . Cláudio, VictorAnalisamos a formação de sintomas, comparando a perspectiva de Freud com as teorias cognitivas. Para isto percorremos questões como, funções neuronais e processamento de informação, os afectos, processo primário e processo afectivo, recordações e evocação da informação, recalcamento e inibição do acesso à informação, mecanismos de transformação dos afectos e atribuição de afectos. Concluímos que uma abordagem conjunta, psicanalítica e cognitiva, permite um melhor entendimento sobre a formação de sintomas.
- O processo de esquecimento dirigido e as alterações do estado de humor.Publication . Cláudio, VictorNeste trabalho estudámos o processo de esquecimento dirigido, em dois grupos de estudantes universitários, não deprimidos e deprimidos, atendendo aos valores obtidos no BDI. Obsrevamos uma perda do «bias» positivo no segundo estudo, no grupo de deprimidos, que se prende com o facto de neste estudo os adjectivos serem processados em relação ao self. Enquanto que no primeiro estudo isto não acontecia. Observámos nos dois estudos, que os sujeitos deprimidos apresentam uma desinibição do acesso a informação negativa. Interpretamos estes resultados com base nos modelos mentais negativos que os deprimidos geram.
- Raciocínio e esquecimento na depressãoPublication . Quelhas, Ana Cristina; Cláudio, Victor; Power, Michael J.É descrito um estudo no âmbito do raciocínio e do esquecimento dirigido na depressão. A tarefa de raciocínio utilizada, consiste em silogismos lineares que incorporam informação com valência emocional para o secf, quer nas premissas quer nas conclusões. Na tarefa de esquecimento dirigido, utilizam-se adjectivos com características positivas e negativas. A amostra é constítuida por estudantes universitários, sujeitos a avaliação experimental e a uma auto- -avaliação clínica no âmbito da depressão e da ansiedade. ------ ABSTRACT ------ ABSTRACT A studie is described wich investigates reasoning and directed forgetting in depression. Alinear syllogism reasoning task was utilized wich incorporated emotionally vdent information relwant to the self in both premisses and the conclusion. The directed forgetting task used positive and negative material.The task was given to samples of universitary students who were also assessed for their levels of anxiety and depression.