EDUPRE - Dissertações de Mestrado
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Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by advisor "Frazão, Rogério Martins"
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- Crianças com necessidades educativas especiais da integração à inclusão no ensino regularPublication . Macedo, Maria Benedita de Andrêa Tanqueiro da Costa; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básico da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este centra-se numa descrição e análise do contexto observado, durante a prática pedagógica com uma turma de 3º ano, numa instituição pública de referência para criança com problemas auditivos e que recebe muitas crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O tema “Crianças com Necessidades Educativas Especiais – Da Integração à Inclusão no ensino regular”, surge do contexto da prática e de querer perceber melhor como se pode trabalhar com crianças com NEE num contexto de sala de aula e que benefícios estas práticas podem trazer para estas crianças e para os grupos em que estão inseridas. Para o desenvolvimento deste trabalho defini a seguinte questão: “Como incluir crianças com Necessidades Educativas Especiais num contexto de sala de aula?” De forma a relacionar o contexto de estágio com os conceitos é apresenta uma pesquisa segundo vários autores. Para a recolha de dados foi utilizada a metodologia qualitativa através de observação direta participante e atividades propostas no decorrer da prática supervisionada. Com este relatório foi possível concluir que para que estas crianças possam estar incluídas é necessário recorrer a diferenciação pedagógica e que o trabalho com os pares é muito importante para o desenvolvimento e a inclusão destas.
- A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aulaPublication . Moreira, Rita Maria Gomes; Frazão, Rogério MartinsNa escola atual, há cada vez mais existência de salas heterogéneas com diversos parâmetros, transportando grandes desafios para os professores. Estudos aprofundados, principalmente nas áreas da Educação e da Psicologia, demostram que as aprendizagens são feitas de uma forma subjectiva. Pois estão intimamente ligadas às características individuais de aprendizagem. Por isso, é importante adequar o ensino, para que cada aluno aprenda consoante as suas características específicas (Tomlinson, 2008). Assim, o presente relatório aborda o tema «A diferenciação pedagógica em contexto de sala de aula», apontando para a utilização das diferentes estratégias, métodos e processos dentro da sala de aula, com o intuito de responder às necessidades de cada um dos alunos no processo de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, onde o aluno desempenha um papel ativo e o professor o mediador, decisor e possibilitador de oportunidades neste processo. A metodologia utilizada para realização deste relatório é a investigação qualitativa, tendo como o instrumento de recolha de informação, a observação participante. Portanto, este tema aparece no âmbito deste relatório como forma de responder mais adequadamente às necessidades de cada aluno no contexto de aprendizagem, como também pôr em prática uma outra forma de ensinar e de estar dentro de uma sala de aula. Assim, o objetivo que defini assenta-se, fundamentalmente, em tentar pôr em prática o ensino diferenciado e perceber e refletir sobre os benefícios que este traz para cada um dos alunos.
- Estratégias de aprendizagem ativa num contexto de ensino transmissivoPublication . Vacas, Maria Teresa Brejo; Frazão, Rogério MartinsNo âmbito do Curso de Mestrado do 1º Ciclo do Ensino Básico, elaborou-se o presente relatório a partir da PS realizada com uma turma do 1.º CEB, inserida num contexto educativo, marcado ainda pela presença do ensino tradicional. Pretende-se, com este estudo, provar a possibilidade de melhorar as competências/capacidades dos alunos e interiorização de conhecimentos pelos mesmos, através da implementação de uma metodologia de aprendizagem ativa. Nesta, o aluno assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, descobrindo e explorando autonomamente situações criadas, quer na sala de aula, quer no meio envolvente, sempre em interação com o grupo turma. Por sua vez, o professor assume um papel orientador, auxiliando o aluno sempre que necessário na sua caminhada. O projeto “Da Semente à Planta…” foi planificado de acordo com a metodologia acima referida, havendo a preocupação de diversificar as estratégias e suscitar nos alunos aprendizagens interdisciplinares e que contribuíssem também para a sua formação integral. Na avaliação do projeto, optei por uma metodologia qualitativa, tendo recolhido dados nas diferentes intervenções pedagógicas, através de registos de observação, notas de campo e até de um teste de autoavaliação. Neste relatório, é apresentado o que se revelou mais significativo durante a PS, principalmente no que respeita às aprendizagens realizadas e aos conhecimentos adquiridos pelos alunos, resultantes de estratégias baseadas na metodologia de aprendizagem ativa, privilegiando-se o contacto direto com o meio envolvente. Por fim, será apresentada uma reflexão sobre a minha prática e a forma como a minha intervenção contribuiu para a formação dos alunos, bem como os reflexos que teve na construção da minha identidade profissional.
- A filosofia para crianças e o contributo para a formação das crianças no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Mendes, Ana Carolina Simões; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação denominada de “A Filosofia para Crianças e o contributo para a formação das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, tem como objetivo de investigação compreender como a Filosofia para Crianças pode ser trabalhada, sendo articulada com as áreas de conteúdo previstas na Matriz do 1.º Ciclo do Ensino, numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 26 alunos de 8 e 9 anos de idade. Este tema surgiu do interessem em perceber como a Filosofia para Crianças é trabalhada com um grupo de alunos do 1.º Ciclo e como esta pode ajudar no desenvolvimento da criança a todos os níveis. De modo a se conseguir responder de forma justificada à questão principal deste tema, foi indispensável recorrer a um enquadramento teórico que permitiu fundamentar as ações pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio, levando a uma reflexão que liga estas duas partes da investigação. As atividades realizadas e o permanente contacto com o contexto de estágio permitiu perceber como estas sessões de Filosofia são desenvolvidas e quais as vantagens e dificuldades ao implementar este programa com crianças do 1.º Ciclo. No fim da realização desta investigação qualitativa e de levantados os resultados é possível concluir que a Filosofia para Crianças contribui para a formação integral das crianças. É possível constatar através dos resultados obtidos que, o programa de Filosofia para Crianças permite não só a formação do aluno, bem como fomenta o espírito de trabalho em grupo, de respeito pelos outros, de conseguir realizar trabalhos interdisciplinares e de motivar alunos e professores a serem agentes ativos na construção de aprendizagens e saberes.
- Inovação pedagógica: O processo de ensino-aprendizagem com auxílio da tecnologiaPublication . Casal, Flávia Catarina da Silva; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório emerge no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich/ISPA, em Lisboa, no ano letivo de 2016/2017. Este refere-se à unidade curricular da Prática Supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico, que foi realizada com uma turma a frequentar o 4.º ano de escolaridade, numa instituição privada. Após a observação do contexto escolar surgiu uma questão em torno da qual iremos desenvolver a nossa investigação, sendo esta: “Como é que as novas tecnologias poderão ser um suporte das aprendizagens ativas?”, o que resultou da necessidade de explorar a forma como as tecnologias são um recurso para o enriquecimento das aprendizagens dos alunos, tendo surgido assim como título deste relatório Inovação pedagógica. Este relatório consiste num estudo de caso, tendo sido utilizado como principal instrumento de intervenção a observação, de modo a compreendermos como é que este contexto integra o avanço tecnológico no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente como é que os alunos utilizam este recurso e adquirem competências digitais, de forma a prepararem-se para as exigências da sociedade atual. Para desenvolver esta questão de partida, de forma coerente e devidamente fundamentada, foi necessário proceder a uma revisão de literatura relevante, assim como também analisar a forma como estas crianças utilizam as novas tecnologias como ferramentas para as suas aprendizagens.
- O jogo no processo ensino – aprendizagem das áreas curricularesPublication . Bértolo, Nádia Raquel Duarte; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório foi concebido no âmbito do Mestrado em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (ESEIMU) em parceria com o ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, no ano letivo 2017 / 2018. O estudo deste relatório foi realizado na Prática de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma do 1º ano, com vinte e cinco alunos, com idades compreendidas entre os seis e os oito anos, tendo 6 crianças abrangidas pelo decreto Lei Nº 3 / 2008. A escolha do tema surgiu pelo facto de considerar pertinente introduzir o jogo na prática pedagógica, e desta forma o título deste relatório é “O jogo no processo ensino – aprendizagem das áreas curriculares”. Como questão orientadora para dar resposta ao longo do trabalho selecionei: Em que medida o jogo pode promover as aprendizagens das diferentes áreas curriculares? Para elaboração da investigação utilizei uma metodologia qualitativa, recorrendo a técnicas e instrumentos de avaliação tais como: a observação direta e participante, as notas de campo, o diário de bordo e o registo fotográfico. Na análise reflexiva resultante da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborada uma descrição, um relato e uma análise das atividades realizadas para este trabalho de investigação segundo o objeto de estudo. Posteriormente desenvolvi as considerações finais, expondo uma conclusão do estudo realizado, confirmando que o jogo é relevante nas aprendizagens das áreas curriculares.
- O papel do jogo na aprendizagem da matemáticaPublication . Moreira, Vanessa Sofia Campos; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada, incluída no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich em parceria com o Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Apresenta a abordagem ao tema “O Papel do Jogo na Aprendizagem da Matemática” que resultou de observações realizadas durante a prática pedagógica com uma turma de 3º ano. De forma orientar esta investigação foi criada a seguinte questão de investigação: “De que forma o jogo contribui para a aprendizagem da matemática?”. Neste sentido, o objetivo deste relatório prende-se com a compreensão dos contributos do jogo como recurso pedagógico promotor de aprendizagens, bem como, perceber qual a perceção dos alunos relativamente a esta estratégia de aprendizagem. Com o intuito de apresentar respostas à questão levantada optei por uma metodologia de natureza qualitativa e foram utilizadas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a observação participante, grelhas de observação, questionários e atividades implementadas ao longo da prática supervisionada. Foi possível concluir com o estudo realizado, que através da utilização do jogo é possível proporcionar um ambiente motivador e com significado para os alunos, que consequentemente permite a aquisição e assimilação de conteúdos matemáticos. Para além do desenvolvimento de aprendizagens, também permite o desenvolvimento de capacidades sociais como a cooperação, a entreajuda, o respeito e a partilha de ideias entre o grupo de pares. Aprendizagens fundamentais para a formação de cidadãos ativos e responsáveis.