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- Integração curricular: Um desafio a implementar no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Maiara Gabriela Dall Ross; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório da prática supervisionada apresenta um projeto de investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada em 1ºCEB. Inspirou-se nos parâmetros da investigação-ação e estudo conceções de aprendizagem integradora, integração curricular e interdisciplinaridade, bem como as razões e possíveis entraves à implementação de atividades pedagógicas de caráter integrador ou interdisciplinar e ainda o papel do docente na gestão curricular. Esta problemática surgiu após a observação direta das aulas do contexto onde me encontrava a realizar a PS, em que foi possível verificar uma metodologia tradicional e expositiva, assim como a excessiva utilização dos manuais escolares, não havendo qualquer diversificação nos materiais, metodologias de ensino, interligação e integração entre os conteúdos das diferentes disciplinas. Durante a PS foram realizadas diversas tarefas desta natureza, que tinham como intuito ir ao encontro da seguinte pergunta de investigação: “Como pode ser superada a tendência de separação entre as áreas curriculares no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. O projeto e a sequência didática apresentadas neste relatório permitiram dar resposta à questão de investigação, pois as barreiras criadas entre as disciplinas diminuíram e em alguns casos desapareceram, sendo que, obtiveram diferentes intensidades de integração, ou seja, em alguns casos houve pluridisciplinaridade, noutros interdisciplinaridade, e ainda transdisciplinaridade.
- "Fatores de início e manutenção da obesidade/excesso de peso: Uma comparação entre adultos com binge eating e sem binge eating"Publication . Horta, Ana Cristina da Cruz Martins Baptista; Pimenta, FilipaO sobrepeso e a obesidade são atualmente um problema grave de saúde pública. Neste sentido foram objetivos deste estudo explorar os fatores e processos associados ao início do excesso de peso e à manutenção de obesidade/excesso de peso e perceber se estes fatores e processos são independentes do sexo e da presença de compulsão alimentar. Foi recolhida uma amostra de conveniência de 38 adultos com obesidade (n=35) ou excesso de peso (n=3), em contexto clínico e comunitário. Os processos/fatores de início e manutenção foram avaliados por entrevista; a presença de compulsão alimentar foi explorada com a Escala de Ingestão Compulsiva. Os resultados mostraram que os fatores de início do excesso de peso mais referidos foram a presença de excesso de peso na infância ou adolescência (57.9%), a falta de exercício físico (18.4%), questões genéticas (15.8%) e o casamento (13.2%) e que os processos associados à manutenção do aumento de peso mais referidos foram ouvir comentários negativos (57.9%), a existência de um ciclo de perda-reganho (47.4%), a presença de doenças (47.4%), a perceção da dificuldade em perder peso (42.1%), o sedentarismo (42.1%), a falta de mobilidade (36.8%), a ingestão excessiva de doces (36.8%), a presença de emoções negativas como o stress (34.2%), a ausência de esforço para controlo de peso (31.6%) e a utilização de estratégias de coping de evitamento (sem especificação e da imagem corporal) (31.6%). Conclui-se que os fatores e processos associados à manutenção de obesidade/excesso de peso são independentes da presença de compulsão alimentar, mas não do sexo.
- "Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje: perceções de psicólogos clinicos e de psicoterapeutas sobre as qualidades humanos que contribuem para o sucesso da psicoterapia"Publication . Ramos, Sandra Maria Lapa Barroso; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deObjetivos: (1) Aferir se existe um padrão de forças de caráter (FC) através da VIA-IS (Values In Action – Inventory of Strengths; Peterson & Seligman, 2004), autopercecionado por psicoterapeutas de quatro países, que contribua para que alguns psicoterapeutas tenham mais sucesso do que outros; e (2) aferir se existem outras qualidades humanas (para além das aferidas com a VIA-IS) que distingam os psicoterapeutas com maior sucesso (PTS) dos com menor sucesso (PTMS). Métodos: Para o primeiro objetivo foram usados métodos quantitativos (para analisar os resultados da VIA-IS, uma escala do tipo Likert de concordância com 5 pontos) e para o segundo objetivo foram usados métodos qualitativos (a análise de conteúdo dedutiva e indutiva) seguidos de uma análise quantitativa. Resultados: Obteve-se um padrão de FC (autopercecionadas pelos psicoterapeutas), que distingue a eficiência dos PTS face aos PTMS, bem como um conjunto de qualidades humanas (comunicabilidade, reflexividade, contenção e presença) associadas ao sucesso clínico dos psicoterapeutas, mas que não os diferencia na autoperceção de eficiência. Conclusões: Os psicoterapeutas amorosos, perseverantes, curiosos, entusiastas, honestos e com uma boa perspetiva, poderão obter mais sucesso no seu trabalho clínico. Porém são necessários mais estudos que validem também esta conclusão a fim de que se criem formações específicas que fomentem estas FC, para ampliar a quantidade de terapeutas de topo e a qualidade dos serviços de saúde mental. Sugere-se ainda a criação de um Inventário de Forças de Caráter dos Psicoterapeutas para aprofundar o conhecimento sobre as qualidades humanas que contribuem para o sucesso das psicoterapias.
- Daqui não saio daqui ninguém me tira! Estudo da relação entre a reputação organizacional, modelos de ajustamento pessoa-organização e intenções de saídaPublication . Gregório, Helena Isabel Ferreira; Ribeiro, Rui BártoloEste estudo aspira suprir evidências empíricas sobre a relação entre a Reputação Organizacional, Intenções de Saída da Organização e o Modelo do Ajustamento Pessoa- Organização. Avaliou-se de que forma as perceções de Reputação Organizacional podem ser relevantes no Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização. Pretendeu-se com este estudo avaliar qual o tipo de relação, positiva ou negativa entre: (1) as perceções de Reputação Organizacional e as Intenções de Saída; (2) as perceções de Reputação Organizacional e o Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização; (3) o Modelo do Ajustamento Pessoa- Organização e as Intenções de Saída. O principal objetivo deste estudo académico é perceber se a Reputação Organizacional pode ter influência no Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização e nas Intenções de Saída. Participaram neste estudo 249 indivíduos que laboram em diferentes organizações, em Lisboa. Concluiu-se que (1) existe uma relação negativa entre as perceções de Reputação Organizacional e as Intenções de Saída, (2) uma relação positiva entre as perceções de Reputação Organizacional e o Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização, e (3) uma relação positiva entre o Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização e as Intenções de Saída. Por outras palavras, os sujeitos escolhem as suas entidades empregadoras com base no ajustamento que existe entre o próprio e a organização. São vários os aspetos atrativos, nomeadamente os valores, as necessidades, o ajustamento de personalidades, ajustamento à organização, a sua reputação, etc. que quando percecionados pelos Colaboradores, norteiam as suas decisões.
- A diversidade cultural nas escolas do 1º ciclo: Implicações nas metodologias de ensino e nas aprendizagens dos alunosPublication . Conceição, Marta Filipa Vilas; Gomes, Elisabete XavierPortugal, tal como o resto do mundo tem-se tornado cada vez mais multicultural, devido à migração que tem vindo a aumentar nas últimas décadas, tornando-se assim um país em que habitam cada vez mais imigrantes oriundos de países como o Brasil, Nepal, e alguns países africanos que eram antigas colónias portuguesas. Assim, as escolas têm de acolher os filhos dos novos imigrantes, os quais são integrados nas turmas segundo a sua faixa etária, o que nem sempre corresponde às habilitações adquiridas no seu país de origem. A inclusão dos alunos torna-se assim um desafio para a escola e professores pois implica uma rotura dos modelos convencionais de ensino. Assim, considerou-se importante abordar nesta investigação a diversidade cultural nas escolas do 1.º Ciclo e quais as implicações para as metodologias de ensino e aprendizagem dos alunos face à multiculturalidade. Os objetivos desta investigação são assim compreender que estratégias pode o Professor utilizar de forma a ajudar os alunos de outras culturas a estarem incluídos no contexto escolar, e perceber como é que os alunos da turma percecionam esta diversidade. Para a concretização desta investigação optou-se por uma metodologia qualitativa tendo como base a observação direta não-participante, e os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram uma entrevista ao Professor e questionário aos alunos. O estudo foi realizado numa instituição pública, caracterizada pela multiculturalidade, numa turma do 4.º ano constituída por 25 alunos e o seu Professor Titular. Na análise dos dados foi possível perceber que o Professor utiliza estratégias diferenciadas para incluir os alunos na turma, e que os alunos aprendem uns com os outros através das interações que estabelecem.
- "Espiritualidade no processo de coping: Adaptação e validação do spiritual coping questionnaire na população portuguesa e a sua relação com o bem-estar espiritual"Publication . Correia, Nuno Rodrigo Andrade Cosme dos Santos; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisUm dos principais objetivos deste estudo é a adaptação e validação da versão Portuguesa do Spiritual Coping Questionnaire – SCQ em indivíduos a passar por situações de stress. O SCQ foi aplicado a 584 participantes, com idades compreendidas entre os 16 e os 75 anos (M=33.24, DP=12.27), sendo 316 (54%) do sexo feminino e 268 (46%) do sexo masculino. O SCQ apresentou boas características psicométricas quer em termos da confirmação da sua estrutura fatorial quer em relação à consistência interna, bem como bons níveis de confiabilidade, c níveis satisfatórios de validade convergente. Estes resultados sugerem que o SCQ é uma medida valida e fiável e que pode por isso ser utilizado em estudos de investigação em Portugal, são necessários no entanto mais estudos, nomeadamente que discriminem a validade divergente e concorrente do instrumento. Foi também confirmada a fortíssima associação entre o domínio religioso positivo do SCQ e o domínio religioso do BriefCope, podendo o SCQ ser utilizado para medir apenas coping religioso, acrescentando a valência negativa de coping religioso que não está presente no BriefCope. Foi por fim testada a relação entre coping espiritual (SCQ) e bem-estar espiritual (SHALOM), através de um modelo de equações estruturais tendo sido confirmada a forte associação entre coping espiritual e bem-estar espiritual real, bem como entre os 4 domínios do SCQ e SWBQ. Verificou-se um padrão relativamente à associação das estratégias de coping espiritual positivo e os níveis de bem-estar espiritual real: quanto mais frequentes, maiores são os níveis de bem-estar espiritual real do individuo. Por outro lado, as estratégias de coping espiritual negativo foram identificadas como estando associado à diferença entre bem-estar espiritual ideal e real do individuo. São ainda discutidas outras implicações desta investigação.
- Histórias e poemas potenciadores de interdisciplinaridade no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Borges, Marta Sofia Ferreira; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO presente relatório surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este visa apresentar uma descrição e análise do contexto observado e experienciado durante a prática pedagógica com uma turma de 1º ano, numa instituição pública de ensino. O tema “O trabalho cooperativo como estratégia de colaboração e aquisição de aprendizagens, seguindo a filosofia do método natural” resulta de eu ter estado numa sala de aula que utiliza este método e que não é muito comum numa instituição oficial. O objetivo deste relatório é entender como é que o trabalho realizado em grupo de forma colaborativa pode facilitar aprendizagens numa sala de primeiro ano. Para esta investigação optei pela metodologia qualitativa. Foram utilizadas, como técnicas de recolha de dados, a observação participante, entrevistas individuais semiestruturadas, grelha de observação e atividades realizadas durante a prática supervisionada. Foi possível concluir com o estudo realizado, que através do trabalho cooperativo as aprendizagens são desenvolvidas a nível cognitivo e social, destacando a autonomia, a entreajuda, a responsabilidade e a partilha de ideias, aprendizagens estas que são essenciais para uma vida em sociedade.
- Educação no Séc. XXI: O papel da criatividade no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Carlota Santos Silva Pereira da; Gomes, Elisabete XavierO século XXI é marcado pela incerteza de um mundo em rápida transformação. É urgente pessoas inovadoras e criativas, capazes de resolver os problemas e desafios que surgem na sociedade contemporânea. É necessário que os sistemas de educação se abram a novas ideias, desenvolvendo novas conceções de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o presente relatório estuda o modo como a criatividade pode ser promovida no 1.º CEB, mais precisamente qual o papel do professor, qual o ambiente facilitador deste fenómeno e quais as características das situações pedagógicas que melhor asseguram a sua promoção. Foram propostas situações de ensino-aprendizagem no âmbito de uma intervenção/investigação em 1.º CEB que foram objeto de observação, fotografia, recolha notas de campo descritivas e detalhadas e entrevistas aos participantes com base em uma abordagem qualitativa. Após a análise e reflexão destes momentos, apresento as considerações finais e refiro a pertinência deste estudo no âmbito das novas tendências da educação, realçando o modo como esta investigação contribuiu para a mais profunda compreensão sobre o que é ser professora e educadora, sobre o meu perfil profissional e as minhas crenças.
- Inovação pedagógica: O processo de ensino-aprendizagem com auxílio da tecnologiaPublication . Casal, Flávia Catarina da Silva; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório emerge no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich/ISPA, em Lisboa, no ano letivo de 2016/2017. Este refere-se à unidade curricular da Prática Supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico, que foi realizada com uma turma a frequentar o 4.º ano de escolaridade, numa instituição privada. Após a observação do contexto escolar surgiu uma questão em torno da qual iremos desenvolver a nossa investigação, sendo esta: “Como é que as novas tecnologias poderão ser um suporte das aprendizagens ativas?”, o que resultou da necessidade de explorar a forma como as tecnologias são um recurso para o enriquecimento das aprendizagens dos alunos, tendo surgido assim como título deste relatório Inovação pedagógica. Este relatório consiste num estudo de caso, tendo sido utilizado como principal instrumento de intervenção a observação, de modo a compreendermos como é que este contexto integra o avanço tecnológico no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente como é que os alunos utilizam este recurso e adquirem competências digitais, de forma a prepararem-se para as exigências da sociedade atual. Para desenvolver esta questão de partida, de forma coerente e devidamente fundamentada, foi necessário proceder a uma revisão de literatura relevante, assim como também analisar a forma como estas crianças utilizam as novas tecnologias como ferramentas para as suas aprendizagens.
- O trabalho cooperativo como estratégia de colaboração e aquisição de aprendizagens, seguindo a filosofia do método naturalPublication . Preza, Mariana Pereira Chaves de Moura; Malhão, Vera Lúcia de FerreiraO presente relatório surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este visa apresentar uma descrição e análise do contexto observado e experienciado durante a prática pedagógica com uma turma de 1º ano, numa instituição pública de ensino. O tema “O trabalho cooperativo como estratégia de colaboração e aquisição de aprendizagens, seguindo a filosofia do método natural” resulta de eu ter estado numa sala de aula que utiliza este método e que não é muito comum numa instituição oficial. O objetivo deste relatório é entender como é que o trabalho realizado em grupo de forma colaborativa pode facilitar aprendizagens numa sala de primeiro ano. Para esta investigação optei pela metodologia qualitativa. Foram utilizadas, como técnicas de recolha de dados, a observação participante, entrevistas individuais semiestruturadas, grelha de observação e atividades realizadas durante a prática supervisionada. Foi possível concluir com o estudo realizado, que através do trabalho cooperativo as aprendizagens são desenvolvidas a nível cognitivo e social, destacando a autonomia, a entreajuda, a responsabilidade e a partilha de ideias, aprendizagens estas que são essenciais para uma vida em sociedade.