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- Qualidade da amizade na adolescência e ajustamento social no grupo de paresPublication . Freitas, Miguel da Costa Nunes de; Santos, António José; Ribeiro, Olívia; Pimenta, Maria Margarida Reis; Rubin, KennethResumo: As amizades na adolescência são fundamentais para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Porém, diferenças na qualidade da relação com um melhor amigo podem também estar associadas ao ajustamento psicossocial dos adolescentes. Este estudo procurou identificar diferentes perfis de qualidade de amizade, contrastando-os relativamente a dimensões positivas e negativas dessa relação, bem como ao ajustamento social dos adolescentes no grupo de pares. 821 participantes do 7º ano de escolaridade (M=13 anos), reportaram a sua percepção da qualidade da melhor amizade e nomeações sociométricas permitiram aceder às dimensões do ajustamento social no grupo de pares. Uma análise hierárquica de clusters baseados nas dimensões positivas da qualidade de amizade permitiu identificar três tipos de perfis, nomeadamente de qualidade alta, média e baixa (QA, QM, QB), que se distinguiram significativamente na qualidade global e em todas as dimensões positivas da amizade: as amizades QA caracterizaram-se por mais companheirismo, validação, ajuda, suporte, intimidade e estratégias de resolução de conflitos, enquanto as amizades QB foram marcadas por valores inferiores nestas dimensões. Diferenças de sexo demonstraram que as raparigas experienciaram mais partilha de intimidade e validação e cuidado nas suas díades de amizade. Também nos aspectos negativos (conflitos e traições), as amizades QA se distinguiram por apresentarem níveis menos frequentes. Quanto ao ajustamento social, os adolescentes com amizades de alta qualidade foram considerados pelos pares como os menos socialmente retirados, excluídos e vitimizados, mas os mais pró-sociais e populares/sociáveis. Adolescentes com amizades de baixa qualidade foram caracterizados com valores opostos. Estes resultados mostram a importância da amizade neste período do desenvolvimento e permitem compreender, em particular, a influência da qualidade dessa relação no contexto social dos jovens.
- Domains of father involvement, social competence and problem behavior in preschool childrenPublication . Torres, Nuno; Veríssimo, Manuela; Monteiro, Lígia Maria Santos; Ribeiro, Olívia; Santos, António JoséMany studies reported that father involvement is associated with a wide range of developmental outcomes; however, evidence is weaker when controlling for correlated mother involvement and when using different informants to assess father involvement and children development. Our study aimed to research the association between father involvement and preschoolers’ social competence, controlling for mother involvement, family demographics, parental stress, time spent in day-care, existence of siblings and child’s characteristics. Participants were 295 children between 36 and 71 months of age, 52% girls, all living in resident-father families. Hierarchical multiple regression models were performed entering the predictors in three blocks: Child related variables, family demographics and stress, father relative involvement with the child. Results suggest that father involvement in leisure activities outdoors is a direct predictor of social competence, and also of lower externalizing problems, especially for boys.
- Loneliness in adolescence: Confirmatory factor analysis of the relational provisions loneliness questionnaire (RPLQ) in a Portuguese samplePublication . Ribeiro, Olívia; Santos, António José; Freitas, Miguel; Rosado, António Fernando; Rubin, KennethThe present study assesses the factor structure, psychometric adequacy, and invariance across sex and age of the Relational Provisions Loneliness Questionnaire (RPLQ). Discriminant validity with an external criterion was also tested. In a sample of Portuguese adolescents, from 7th to 9th grade (N ¼ 817), Confirmatory Factor Analyses (CFA) were conducted to test a four-factor model of loneliness (lack of integration and/or intimacy in peer group and/or family). Results evidenced empirical support for the structure of the RPLQ loneliness scale, which fitted very well the proposed model, and provided adequate fit to the Portuguese data. There was substantial support for the construct validity (factorial, convergent, and discriminant) and reliability of the RPLQ. Measurement invariance (configural, metric, and scalar) was established across sex and age. Finally, it was assured discriminant validity, provided by the contrast with the social functioning dimensions in peer group. Overall, our findings support the conceptualization of loneliness in adolescence by peer- and family-related loneliness through lack of integration and intimacy. In a single instrument, the RPLQ loneliness scale combines measures of four important aspects of adolescents’ social life. This seems to be an adequate instrument to be used in the study of adolescents’ loneliness, in its different forms and across relational contexts
- Isolamento social e sentimento de solidão em jovens adolescentesPublication . Ferreira, Débora Sousa Simões; Santos, António José; Ribeiro, Olívia; Freitas, Miguel da Costa Nunes de; Correia, João Carlos Verdelho; Rubin, KennethOs estudos mostram a importância das relações de pares para um desenvolvimento saudável e harmonioso, principalmente no período da adolescência. Como tal, a problemática do isolamento social torna-se num domínio com redobrado interesse durante esta fase da vida dos jovens. São vários os estudos que associam o retraimento social de crianças e adolescentes a consequências ligadas a perturbações internalizadas, como por exemplo, a solidão. O presente estudo teve como objetivo verificar os sentimentos de solidão expressos por adolescentes isolados-retraídos e isolados-agressivos. Conjuntamente, também se pretendeu verificar se existiam e como se manifestavam as diferenças em função do sexo relativamente a esse sentimento quer para os adolescentes isolados-retraídos, quer para os isolados-agressivos. Participaram neste estudo 900 jovens adolescentes (446 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos, provenientes de duas escolas da região da grande Lisboa. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o ECP (Extended Class Play) e RPQ (Relational Provision Loneliness Questionnaire). A análise multivariada das dimensões do RPQ em função do Grupo (controle, isolados-retraídos e isolados-agressivos) e Sexo revelou efeitos principais multivariados para ambos os fatores. Estes resultados evidenciaram um menor nível de Integração com os Pares nos adolescentes isolados-retraídos, comparativamente com os do grupo de controlo. Relativamente á Intimidade com os Pares verificou-se que os jovens isolados-retraídos apresentam níveis significativamente inferiores de intimidade por comparação com os do grupo de controlo. Considerando as diferenças em função do
- Perception accuracy of affiliative relationships in elementary school children and young adolescentsPublication . Daniel, João Rodrigo; Silva, Rita Rocha da; Santos, António José; Cardoso, Jordana Pinto; Coelho, Leandra Marques; Freitas, Miguel da Costa Nunes de; Ribeiro, OlíviaThere has been a rapid growth of studies focused on selection and socialization processes of peer groups, mostly due to the development of stochastic actor-based models to analyze longitudinal social network data. One of the core assumptions of these models is that individuals have an accurate knowledge of the dyadic relationships within their network (i.e., who is and is not connected to whom). Recent cross-sectional findings suggest that elementary school children are very inaccurate in perceiving their classmates' dyadic relationships. These findings question the validity of stochastic actor-based models to study the developmental dynamics of children and carry implications for future research as well as for the interpretation of past findings. The goal of the present study was thus to further explore the adequacy of the accuracy assumption, analysing data from three longitudinal samples of different age groups (elementary school children and adolescents). Our results support the validity of stochastic actor-based models to study the network of adolescents and suggest that the violation of the accuracy assumption for elementary school children is not as severe as previously thought.
- Perceived attachment security to parents and peer victimization: Does adolescent's aggressive behaviour make a difference?Publication . Guedes, Maryse; Santos, António José; Ribeiro, Olívia; Freitas, Miguel da Costa Nunes de; Rubin, Kenneth; Veríssimo, ManuelaPeer victimization is one of the most prominent problems during adolescence. Research has distinguished aggressive and non-aggressive victims; however, there are still significant drawbacks in understanding the social and family functioning of these different groups of victimized adolescents. This study aimed to compare social behavior and perceived attachment security to parents of Portuguese adolescents, classified as aggressive victims, non-aggressive victims and non-victims. The sample consisted of 222 adolescents (115 boys, 107 girls) who completed the Kerns Security Scale and the Extended Class Play, to assess perceived attachment security and social behavior, respectively. Controlling for age and sex, aggressive victims and non-aggressive victims differed in anxious withdrawal but shared a similar profile in peer exclusion and prosocial behavior. Only aggressive victims reported lower attachment security to mother and father when compared to non-victims. These findings underline that victimized adolescents constitute a heterogeneous group in terms of their social and family functioning.
- O retraimento social em adolescentes : Um estudo descritivo do seu ajustamento sócio-emocional segundo a perspectiva dos professoresPublication . Ribeiro, Olívia; Santos, António José; Freitas, Miguel da Costa Nunes de; Correia, João Carlos Verdelho; Rubin, KennethO retraimento social dos adolescentes refere-se ao auto-isolamento relativamente ao seu grupo de pares, que se traduz num comportamento solitário manifestado de forma consistente (em diferentes situações e ao longo do tempo) e na presença de pares com quem têm familiaridade ou não. Este comportamento pode ter consequências negativas, principalmente na adolescência e pode ser um fator preditor de ajustamento psicossocial. Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre o retraimento social e o ajustamento sócio-emocional, em termos de comportamento e competências académicas em meio escolar. Participaram no estudo 348 estudantes, com uma média de idades de 14 anos e residência na região da grande Lisboa. Os dados do retraimento social foram recolhidos através da adaptação do Extended Class Play e os do ajustamento sócio-emocional através da adaptação do Teacher-Child Rating Scale. Os resultados mostram que os professores perceberam os adolescentes socialmente retraídos como sendo menos assertivos e como tendo menos aptidões sociais com os pares. Estes resultados apontam para constrangimentos na sua capacidade de ajustamento sócio-emocional à escola.
- Análise fatorial confirmatória do modelo do Questionário da Qualidade da Amizade numa amostra de jovens adolescentes portuguesaPublication . Freitas, Miguel da Costa Nunes de; Santos, António José; Correia, João Carlos Verdelho; Ribeiro, Olívia; Fernandes, EuláliaO Friendship Quality Questionnaire (Parker & Asher, 1993) é um instrumento que avalia a percepção que os jovens têm dos aspectos qualitativos das suas relações de amizade, concretamente em seis dimensões: Companheirismo e Recreação, Validação e Cuidado, Ajuda e Orientação, Partilha de Intimidade, Conflito e Traição, Resolução de Conflito. O objectivo deste trabalho é testar a estrutura fatorial do Friendship Quality Questionnaire (F.Q.Q.), numa amostra de 1068 jovens adolescentes portugueses, com idades entre os 10 e os 15 anos de idade. Realizou-se uma Análise Fatorial Confirmatória à estrutura hexafatorial proposta pelos autores, tendo-se concluído que o modelo final simplificado apresenta a melhor qualidade de ajustamento.